Za’atar tempero: o que é, qual origem, benefícios e como usar


Za’atar (em árabe زعتر; em hebraico: זעתר), também escrito zátar, zahatar ou zaatar, é um tempero muito popular na culinária do Oriente Médio e também do Mediterrâneo. Conhecido por ter um sabor característico, é utilizado para dar um toque especial a uma variedade de pratos incluindo pães, massas, legumes e saladas. Saiba tudo sobre esse tempero especial.

O que é Za’atar?

O nome za’atar se refere tanto ao orégano, Origanum syriacum, também conhecido como mardakoush (مردقوش) em árabe, que é o principal ingrediente deste tempero feito de uma mistura de ervas aromáticas como tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, coentro, sumagre e sal, embora sua composição possa variar.

O tempero é famoso em toda a região do Levante e frequentemente consumido com pão e azeite de oliva.

A mistura de ervas é feita secando as folhas de Origanum syriacum, moendo-as e adicionando às outras ervas e especiarias.

O za’atar é uma parte essencial da culinária do Oriente Médio e é particularmente popular na região de Nablus, na Palestina, onde a mistura tem seu nome associado. Hoje é um condimento apreciado em todo o mundo graças à globalização.

A Origem do Za’atar

O za’atar é considerado um dos temperos mais antigos do mundo. Sua origem remonta à antiguidade, sem que haja uma única pessoa ou um país responsável por sua invenção. A história do za’atar está intrinsecamente ligada à região do Levante, que compreende áreas como Síria, Líbano, Jordânia, Palestina e Israel. A planta que dá origem a essa mistura de especiarias, a Origanum syriacum, é nativa desse território e tem sido cultivada nessas terras por milênios.

A história do za’atar é rica e abrangente. Suas raízes podem ser rastreadas até os tempos dos faraós egípcios, pois registros antigos mencionam o uso da planta. Até mesmo na tumba do Rei Tutancâmon, foram encontrados vestígios de plantas semelhantes ao za’atar, considerada uma planta sagrada com aplicações em rituais de purificação e até mesmo como um possível tratamento para a lepra. Reis partas eram tão cativados pelo aroma do za’atar que o transformaram em perfume. A importância do za’atar também se estendeu ao campo da medicina, com figuras notáveis como Hipócrates e Maimônides usando-o em tratamentos para várias condições de saúde. Essa longa e rica história torna o za’atar uma parte essencial da cultura e da culinária do Oriente Médio.

Composição

Embora a composição do za’atar possa variar de uma região para outra, geralmente o tempero inclui os seguintes ingredientes:

  • Orégano: Origanum syriacum ou Majorana syriaca, conhecido como hissopo bíblico, orégano libanês ou orégano sírio, é uma erva perene aromática da família Lamiaceae.
  • Tomilho: contribui com um sabor terroso e herbal à mistura.
  • Manjerona: erva de sabor doce e cítrico, confere um aroma incrível a este condimento.
  • Sementes de gergelim ou sésamo são tradicionalmente usadas no za’atar, tanto torradas quanto não torradas. Elas acrescentam uma textura crocante e um sabor de noz.
  • Sumagre: uma especiaria picante que dá ao za’atar seu sabor ácido. Ele é geralmente usado em sua forma moída.
  • Sal: para realçar os sabores e equilibrar a mistura.

Os preparados de za’atar também podem conter ingredientes como: manjericão, cominho, coentro, hortelã ou pimenta vermelha, para dar mais profundidade de sabor.

Benefícios do Za’atar

Com sua combinação de ervas e especiarias, esse tempero oferece uma série de benefícios à saúde:

  • Ação antioxidante: o za’atar geralmente contém ingredientes ricos em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas.
  • Melhora a digestão: devido às propriedades digestivas de algumas ervas e especiarias presentes no tempero.
  • Redução do colesterol: alguns dos ingredientes do za’atar podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, o que é benéfico para a saúde cardiovascular.

Como usar Za’atar

Esse tempero versátil pode ser usado de várias maneiras:

  • Em pães: é comum polvilhar za’atar sobre pães recém-assados ​​ou achatados, como pita ou focaccia.
  • Molho: misturado com azeite, o za’atar também pode ser usado como molho para mergulhar o pão ou como dip.
  • Saladas: pode ser polvilhado sobre saladas para dar um toque extra de sabor e crocância.
  • Em legumes assados, refogados ou cozidos no vapor: batatas, abóbora ou berinjela, antes de assar ou grelhar. Também pode ser adicionado como tempero em legumes refogados ou cozidos no vapor.
  • Massa de esfiha:incorpore o za’atar à massa de esfiha para deixá-la mais saborosa.
  • Pastas e patês: adicionar za’atar em homus e em outras pastas e patês vai enriquecer o sabor dessas receitas.

Preparo artesanal do za’atar

A libanesa Fatima Cheaitou mostra como sua avó faz o preparo caseiro desse tempero:

@falafatuma

Como visto, o za’atar se destaca por suas propriedades culinárias e pelos benefícios que oferece à saúde. Seu sabor diferenciado e aroma único podem aprimorar o paladar de uma variedade de receitas culinárias. Experimente adicioná-lo aos seus pratos e compartilhe sua experiência conosco!

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. ZestyZ
  3. Manoosh
  4. NPR

Segue uma lista de pratos em que você pode adicionar za’atar:

Babaghanoush: Origem, história, receita original e variações

10 Receitas de quibe de forno vegano

Salgadinhos tradicionais veganos: Esfiha, quibe, coxinha, risoles e muito mais

8 Receitas de omelete vegano. Deliciosas 🙂

Queijo vegetal Existe! Conheça opções veganas para o queijo

Salsicha vegana é saudável! Conheça 8 saborosas receitas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...