Esse chá simples e barato pode reduzir o risco de desenvolver diabetes


Índice

Que tal poder reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2? Uma pesquisa feita com mais de 1 milhão de pessoas descobriu como.

A diabetes é uma doença muito comum e incapacitante, pode causar problemas renais, cardiovasculares, câncer e levar à sequelas graves como perda de visão e amputações.

Para reduzir tais riscos, uma bebida simples e barata pode ser de grande ajuda.

Uma grande pesquisa chinesa, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, foi realizada usando os dados de mais de 1 milhão de pessoas. A pesquisa revelou dados muito promissores para a prevenção de diabetes tipo 2: beber pelo menos 4 xícaras de chá por dia pode diminuir o risco de desenvolver a doença em 17%.

O estudo

Os cientistas chegaram às essas conclusões após realizar uma revisão sistemática completa com dados de cerca de vinte estudos de coorte que avaliavam a associação entre o consumo de chá e risco de diabetes tipo 2. Ao todo, foram obtidos os dados de 1.076.311 pessoas de oito países, todos com 18 anos ou mais.

Os dados foram comparados com estilo de vida, sexo, idade, padrões alimentares e muito mais. O que se concluiu foi que para cada xícara de chá consumida todos os dias (por mais de 10 anos), o risco de desenvolver diabetes diminuiu 1%, indo para 2% com 2 xícaras por dia, 3% para 3 xícaras e 17% para pelo menos 4 xícaras. Ou seja, houve uma relação linear entre maior consumo e redução de risco.

Qual chá?

Todos da planta Camellia sinensis: chá verde,  chá preto e chá Oolong.

“Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar a dosagem exata e os mecanismos por trás dessas observações, nossas descobertas sugerem que beber chá é útil para reduzir o risco de diabetes tipo 2, mas apenas em altas doses (pelo menos 4 xícaras por dia)”, disse o professor Xiaying Li, coordenador do estudo em um comunicado à imprensa.

Segundo os pesquisadores, os polifenóis contidos na planta são os responsáveis pelos benefícios do chá.

Estudos anteriores já haviam comprovado os potenciais benefícios do chá devido às múltiplas substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas nele presentes, mas poucas investigações tinham sido feitas com relação ao diabetes.

Os detalhes da pesquisa foram apresentados em uma conferência no congresso da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD).

Fonte: Eukalert

Talvez te interesse ler também:

Extrato de chá verde contra diabetes e inflamação intestinal

Novo estudo confirma: beber chá verde regularmente protege o coração e prolonga a vida

Chá preto ajuda a emagrecer

50 maneiras INCRÍVEIS para REUTILIZAR Saquinhos de Chá

Beber uma xícara de chá por dia previne a demência senil

Saiba quais são os melhores chás de ervas anti-inflamatórios




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...