Extrato de chá verde contra diabetes e inflamação intestinal


O chá verde é mundialmente conhecido por sua longa lista de benefícios à saúde. A bebida vem sendo usada para fins medicinais na China e no Japão há milênios. Para aumentar a sua lista de benefícios, uma nova pesquisa analisou os fatores de risco para doenças cardíacas e mostrou que a ingestão de extrato de chá verde por quatro semanas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e a diminuir a inflamação intestinal.

O estudo

O estudo, incluiu 40 participantes, 21 com síndrome metabólica e 19 adultos saudáveis.

Eles consumiram extrato de chá verde durante 28 dias, seguido de placebo por 28 dias.

O que é síndrome metabólica?

A síndrome metabólica decorre de várias condições que ocorrem juntas, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2.

As condições incluem:

  • aumento da pressão arterial;
  • pressão alta;
  • excesso de gordura ao redor da cintura;
  • e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos.

Um dos principais fatores de risco para a síndrome metabólica é que ela é desencadeada por “intestino permeável“.

Segundo o gastroenterologista, Dr. Anjali Mone:

“O chá verde é conhecido por ser uma rica fonte de antioxidantes, substâncias que ajudam a combater inflamações no corpo. Agora estamos aprendendo mais sobre como o chá verde pode ter um impacto positivo no intestino.

A permeabilidade intestinal ou ‘intestino permeável’ permite que bactérias e outras toxinas entrem na corrente sanguínea levando à inflamação”.

Açúcar elevado no sangue pode causar danos à barreira intestinal, desencadeando intestino permeável, que, por sua vez, pode contribuir para a síndrome metabólica.

Numa abordagem tradicional, se um paciente está em risco de síndrome metabólica, são recomendadas modificações no estilo de vida, incluindo mudanças na dieta e perda de peso.

Resultados da pesquisa

Surpreendentemente, os resultados foram o seguinte: foi observado que os níveis de glicose no sangue em jejum para os participantes foram mais baixos para aqueles que tomaram o extrato de chá verde em comparação ao placebo.

O tratamento com chá verde também mostrou diminuir as inflamações intestinais sinalizadas por uma diminuição nas proteínas inflamatórias das fezes.

De acordo com os pesquisadores, os resultados mostraram benefícios após um mês de tratamento.

Richard Bruno, professor de nutrição humana na Universidade Estadual de Ohio e um dos autores da pesquisa, explica:

“O que isso nos diz é que dentro de um mês somos capazes de reduzir a glicose no sangue tanto em pessoas com síndrome metabólica quanto em pessoas saudáveis, e a redução da glicose no sangue parece estar relacionada à diminuição do intestino permeável e à diminuição da inflamação intestinal – independentemente da saúde ou status”.

Para os especialistas, o tratamento com extrato de chá verde pode ser uma intervenção simples, mas poderosa, para pessoas com síndrome metabólica ou em risco de desenvolvê-la.

A partir destes resultados, podemos concluir que os antioxidantes do chá verde realmente podem ajudar a combater os danos celulares e a inflamação para melhorar o intestino e a saúde geral.

Mas, se ingerirmos chá verde demais, será que existe algum risco para a saúde?

Excesso de chá verde e riscos para a saúde

Beber muito chá verde ou ingerir muito extrato de chá verde pode ter alguns efeitos colaterais adversos.

Uma xícara de chá verde contém 28 miligramas de cafeína.

Esse número é muito menor quando comparado ao café, que possui 96 miligramas de cafeína em uma porção de 240 mL.

Mas se você estiver ingerindo extrato de chá verde, poderá ingerir um alto nível de cafeína.

A permeabilidade intestinal, ou intestino permeável, não é tecnicamente um diagnóstico médico reconhecido e mais estudos precisam ser feitos.

Tratamentos para outras condições médicas, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, etc., ajudaram a esclarecer como tratar o intestino permeável e a síndrome metabólica.

Por exemplo, deve-se evitar certos alimentos, como os processados, alimentos ricos em gordura, alimentos ricos em açúcar, glúten, laticínios e álcool, pois estes podem piorar os sintomas.

Consumir alimentos que contêm probióticos e probióticos pode ser muito útil na promoção das bactérias saudáveis ​​​​no intestino.

Uma dieta rica em fibras alimentares de vegetais, frutas, feijões, nozes, sementes e grãos integrais também podem promover o crescimento e a diversidade de bons microorganismos em nosso intestino.

No mais, uma xícara de chá sempre faz bem!

Adiciona o chá à sua dieta. Este hábito pode mudar a sua vida.

Quanto a tomar suplementos como extratos e capsulas de chá verde, nossa recomendação é sempre a de consultar um médico. Nunca se automedique!

Fontes:

  1. healthline
  2. Science Daily

Talvez te interesse ler também:

Chá verde e diabetes → um tratamento bastante promissor

Novo estudo confirma: beber chá verde regularmente protege o coração e prolonga a vida

Como preparar CHÁ VERDE – Dicas e Receitas passo a passo

Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos

CHÁ VERDE → Os Surpreendentes Benefícios para Saúde (Mas REALMENTE EMAGRECE?)




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Todo dia mais leve
    Publicado em 22/08/2022 às 3:41 pm [+]

    Dieta diabética para perder peso
    Comer de forma saudável enquanto você tenta reduzir o peso é importante para todos, mas se você tem diabetes, escolher a dieta errada pode prejudicar sua saúde. Remédios para emagrecer com diabetes e dietas restritivas devem ser evitadas, mas muitas dietas populares são benéficas.

    Não existe um padrão alimentar ideal para o diabetes. Entretanto, muitas dietas podem funcionar bem para indivíduos com diabetes que estão tentando perder peso. Contudo dietas populares como, a dieta mediterrânea, dietas com baixo teor de carboidratos e dietas vegetarianas podem ser boas escolhas.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...