Pão Pita: Origem, Curiosidades e Receita


O pão pita, também conhecido como pão árabe ou pão sírio, é um tipo de pão plano tradicionalmente associado à culinária do Oriente Médio, mas que se popularizou em muitas partes do mundo devido às suas peculiaridades e sabor.

Como muitas pessoas apreciam este pão, este conteúdo traz informações sobre a origem, história, curiosidades e uma receita detalhada dessa iguaria.

Origem

O pão pita tem uma longa história que remonta às civilizações antigas da região do Oriente Médio.

Sua origem exata não é clara, mas acredita-se que tenha sido consumida por milhares de anos nessa região.

Peculiaridades e Curiosidades

O pão pita é notável pelo seu método de cozimento único, que envolve inflar rapidamente a massa em altas temperaturas, fazendo com que se forme um saco de ar no centro, ficando sem miolo. Além dessa peculiaridade, existem outras, como:

Versatilidade

O pão pita é conhecido por suas especificidades. É frequentemente usado para fazer sanduíches ou para ser servido com homus ou falafel. Também pode ser cortado em pedaços menores e usado para mergulhar em molhos ou acompanhamentos.

Bolsa de ar

O nome “pita” refere-se à bolsa de ar que se forma no interior do pão durante o processo de cozimento. Essa característica faz do pão pita uma escolha popular para recheios, pois pode ser aberto e recheado com ingredientes diversos.

Variações regionais

Existem muitas variações regionais do pão pita com ingredientes diferentes como outras farinhas, grãos, ervas e especiarias que podem ser adicionados para dar sabor ao pão.

Pão saudável

O pão pita é frequentemente visto como uma alternativa mais saudável ao pão tradicional, pois é mais fino e contém menos calorias e gordura. Além disso, é uma boa alternativa para veganos e vegetarianos, já que não tem ingredientes de origem animal.

Receita detalhada do Pão Pita

Existem alguns truques que fazem a diferença no preparo do pão pita, e que serão detalhados na receita a seguir, extraída do site Amo Pão Caseiro e ensinada em vídeo pelo especialista em panificação Adriano Ribeiro:

Informações sobre rendimento e preparo

  • Rendimento: 8 discos de 100 gramas
  • Tempo de manuseio: 1 hora
  • Tempo total de preparo: 2 horas e 30 minutos

Ingredientes

  • 500 g (3 ⅓ xícaras) de farinha de trigo
  • 1 ⅓ xícara de água em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ colher de sopa de sal de cozinha
  • 5 g (½ sachê) de fermento biológico seco

Utensílios

  • Balança de precisão
  • Tigela grande
  • Pano Couche (pano de algodão cru que é específico para massas)
  • Colher de pau (ou silicone)
  • Rolo de massa
  • Batedeira planetária (opcional)

Modo de preparo da massa

  1. Em uma tigela, adicione 500 g de farinha de trigo comum, 10 g de sal de cozinha (uma colher de sopa não muito cheia)
  2. Acrescente 5 g de fermento biológico seco (como ele costuma vir em um sachê de 10 g, é só dividir pela metade). Observação: Não adicione o fermento diretamente sobre o sal, para evitar que ele perca força. Misture bem todos ingredientes sólidos.
  3. Em seguida, adicione os líquidos: 2 colheres de sopa de azeite de oliva (Observação: Pode usar outro óleo vegetal, mas o sabor do azeite é incomparável), 1 ⅓ xícara de água filtrada em temperatura ambiente (se tiver muito calor, use água gelada, se estiver frio, use água morna).
  4. Misture todos os ingredientes com uma colher até onde conseguir e depois use as mãos. Uma mão segura a tigela e a outra mexe na massa.Também pode misturar os ingredientes com uma batedeira planetária com gancho, neste caso sempre use água gelada e não bata por mais do que 10 minutos em velocidade média.
  5. Remova a farinha grudada nas laterais da tigela e passe a massa para a bancada
  6. Cubra e aguarde 10 minutos, antes de começar a sovar. Com essa pausa, a farinha consegue absorver melhor a água e já fica mais elástica.
  7. Após essa pausa, sove a massa com a base da palma da mão. Segure a massa com uma mão e empurre ela sobre a bancada com a outra. Dobre, vire a massa em 90 graus com a emenda para cima e reinicie o movimento. Não precisa colocar muita força e nem rasgar a massa.
  8. Sove por 10 minutos até a massa ficar mais lisa, brilhante e elástica
  9. Modele uma bola, de forma bem rústica, e coloque a massa para descansar dentro da tigela. Unte antes com um pouco de azeite ou óleo para não grudar
  10. Cubra e deixe descansar por 60 minutos até dobrar de volume. Se estiver calor, acima de 30ºC, pode reduzir esse tempo para até 30 minutos.
  11. Depois da fermentação, retire a massa com delicadeza da tigela. Evite esticar demais.
  12. Pressione a massa com os dedos sobre a bancada, até formar um círculo para poder dividi-la em pedaços. O mais indicado é utilizar uma espátula de padeiro. Mas se não tiver, use uma boa faca de cozinha.
  13. Divida a massa em 8 pedaços de aproximadamente 100g cada um. Se você não tem uma balança, é só cortar como se fosse uma pizza brotinho.
  14. Para fazer a modelagem, coloque a massa com a parte lisa virada para baixo e junte as pontas como uma trouxinha de roupa. Vire a emenda para baixo e gire suavemente a massa com a lateral das mãos. Se necessário, sele bem a emenda.
  15. Um outro jeito de modelar é colocar a massa com a parte lisa pra cima, fazer uma conchinha com as mãos e girar sobre a bancada, sem encostar na massa com a palma da mão. Esse método exige um pouquinho mais de prática.
  16. Faça bolinhas, cubra-as e deixe-as descansar por 15 minutos.
  17. Depois de modelar as bolinhas, abra-as para formar os discos. Para isso, polvilhe um pouco de farinha sobre a bancada, coloque a bolinha e polvilhe mais um pouco com farinha.
  18. Amasse levemente com a ponta dos dedos, vire a massa e aperte do outro lado para que fique bem coberta de farinha e não grude.
  19. Para esticar cada disco use um rolo, posicionando-o no centro da massa e role até a borda de cima. Volte até a posição central e role até a borda de baixo.
  20. Vire a massa, aproveite para agregar mais farinha e repita o movimento. O rolo vai sempre do centro para as laterais e nunca ao contrário.
  21. Tome cuidado para o disco não dobrar enquanto você passa o rolo. Isso vai fazer com que ele rasgue e não infle quando estiver assando.
  22. Com uma massa de 100g você consegue abrir um disco de 18 cm. Se não tiver muita prática, 15 cm é suficiente. O pão fica um pouco mais grosso, mas é melhor do que rasgar e não inflar.
  23. Pegue um pano de linho ou algodão, polvilhe um pouco de farinha e espalhe com as mãos.
  24. Conforme você for abrindo os discos, coloque eles sobre o pano. Se deixá-los sobre a bancada eles podem grudar.
  25. Quando você terminar de abrir a última massa, o primeiro disco aberto já estará pronto para ser assado. Mantenha uma ordem para que você possa assar os pães nesta sequência.
  26. Mantenha os discos cobertos para não ressecar.

Como assar a massa

Após o descanso e fermentação da massa é hora de assá-la. Existem duas formas: ao forno ou na frigideira.

Frigideira

  1. Assar essa massa na frigideira é um pouco mais prático. Porém, o pão pita fica mais úmido e não vai dourar de maneira uniforme
  2. Para assar o pão pita na frigideira, use uma que seja antiaderente
  3. Ligue o fogo e deixe a frigideira esquentar por 5 minutos. Mantenha a chama entre média e forte. Atenção: Um fogo muito quente pode queimar o fundo, muito frio não irá fazer o pão crescer
  4. Coloque a massa na frigideira, lembrando que o lado que estava encostado no pano, agora fica pra cima
  5. As primeiras bolhas aparecem logo aos 30 segundos, neste momento, já pode virar o disco. Então, é só esperar o pão inflar, isso costuma acontecer em mais 1 ou 2 minutos.Vire e deixe por mais 30 segundos para dourar o outro lado. No total serão 2 a 3 minutos na frigideira
  6. Em alguns casos, o pão pode inflar apenas de um lado. Quando isso acontecer, pressione levemente a bolha de ar com uma espátula e segure. Logo o outro lado também infla.
  7. Assando na frigideira, não precisa cobrir os pães com um pano: pelo contrário, deixe eles sobre uma grade para perderem um pouco da umidade

Forno

  1. Já ao forno, o pão fica com uma aparência mais bonita e mais sequinho. O pão pita que você compra no mercado ou na padaria é assado ao forno
  2. Se você for assar ao forno, já é hora de preaquecer a 250ºC. Coloque uma assadeira vazia dentro dele. É nela que será colocada a massa de cada pão pita
  3. Com o forno já bem quente, coloque duas massas para assar.
  4. Lembrando que a assadeira também estava preaquecendo, ela precisa estar bem quente para receber a massa
  5. Os pães irão estufar dentro do forno em 2 ou 3 minutos. Depois é só deixar mais 5 minutos até assar bem. No total serão no máximo 8 minutos de forno.
  6. Se o seu forno tiver gratinador ou função grill, pode manter ligados para dourar bem a crosta do pão
  7. Sem o gratinador, o pão irá ficar branquinho, mas não tem problema, depois é só dourar  na frigideira.
  8. Assim que tirar os pães do forno, é importante cobrir com um pano e deixar assim por uns 15 a 30 minutos. Isso irá evitar que eles fiquem muito ressecados.

Informações adicionais

  1. Em 30 minutos, tanto no forno quanto na frigideira, você terá conseguido assar todos os pães
  2. Você pode comer na hora ou guardar em um saco plástico e consumir em 3 a 4 dias. Se congelar, os pães pita irão durar por mais de 15 dias.

Tutorial em vídeo dessa receita

Agora veja o passo a passo desta receita nesse vídeo:

Como consumir o pão pita

O pão pita caseiro é uma delícia e pode ser usado de diversas maneiras na culinária e no cardápio alimentar. Por exemplo, experimente recheá-lo com vegetais, molhos ou use-o para mergulhar em homus ou babaganoush.

Use a criatividade para incluir esse pão saboroso e único no seu dia a dia. Aproveite!

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Amo Pão Caseiro
  3. Massa Madre

Para mais receitas incríveis, veja:

Receitas de Patê Vegano: Rápidas, simples e fáceis de fazer

Dahl de lentilhas: Receita indiana de sopa de lentilhas com açafrão e gengibre

Gazpacho: A receita original e outras 10 variantes

Queijo Vegetal existe! Conheça opções veganas para o queijo

Macarrão com pesto de salsinha: Um prato saudável em 10 minutos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...