Babaghanoush: origem, história, receita original e variações


O babaghanoush, um prato icônico da culinária árabe, conquistou o paladar dos brasileiros graças à rica miscigenação cultural e à influência duradoura dos povos árabes em nosso país.

Essa pasta de berinjela, tão deliciosamente versátil, é frequentemente servida como entrada, acompanhada de pão sírio, charuto e outros pratos tradicionais da gastronomia árabe.

Neste conteúdo, mergulharemos na fascinante história e origem do babaghanoush e aprenderemos como prepará-lo para apreciar esse sabor que celebra a diversidade.

Origem e história do Babaganoush

Babaganoush, também conhecido como baba ghanoush, baba ghanouj ou babaganuche, é um prato árabe tradicional com profundas raízes na culinária do Oriente Médio.

Este prato é especialmente reverenciado em nações como Líbano, Síria, Turquia, Jordânia, Egito e Israel, e sua história remonta a séculos.

A palavra “babaganoush” deriva do árabe “bābā ghannūj” (بابا غنوج), que tem uma doçura em seu significado, sugerindo “pai mimado” ou “papai dengoso”.

Há diversas lendas envolvendo a origem deste prato cativante. Uma delas relata a existência de um sultão que era acarinhado com uma mistura de berinjela, criada por uma das mulheres de seu harém.

Outra história fascinante é a de uma jovem que cuidava de seu pai idoso, que perdera todos os dentes. Como resposta a essa situação, ela desenvolveu um purê de berinjela carinhosamente chamado de Baba Ganoush.

Receita original

A receita original do babaganoush é predominantemente composta por berinjela assada ou grelhada, tahine (uma pasta de sementes de gergelim), suco de limão, alho, azeite de oliva, pimenta-do-reino e sal.

O método tradicional de preparo do babaganoush envolve grelhar a berinjela diretamente sobre o fogo, proporcionando-lhe um sabor surpreendentemente defumado.

A berinjela é assada ou grelhada até que sua casca fique carbonizada e sua polpa macia. Posteriormente, a polpa da berinjela é removida, amassada e combinada com os demais ingredientes. O resultado é uma pasta cremosa e suculenta com um sabor distintivo.

Aqui está o passo a passo da receita clássica do babaganoush:

Ingredientes

  • 2 berinjelas médias
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • Suco de 1 limão
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha fresca picada para decorar (opcional)

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Lave as berinjelas e seque-as com papel toalha. Faça pequenos furos nas berinjelas com um garfo para evitar que elas estourem enquanto assam.
  3. Coloque as berinjelas em uma assadeira e leve-as ao forno por cerca de 30-40 minutos, ou até que a casca esteja completamente enrugada e a polpa esteja macia.
  4. Retire as berinjelas do forno e deixe-as esfriar um pouco.
  5. Quando as berinjelas estiverem mornas, descasque a pele delicadamente. Isso deve ser fácil de fazer, já que a polpa estará bem macia.
  6. Coloque a polpa das berinjelas em uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos para remover qualquer excesso de líquido.
  7. Em seguida, coloque a polpa das berinjelas, o alho picado, o tahine, o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino em um processador de alimentos.
  8. Processe tudo até obter uma pasta homogênea. Você pode ajustar a quantidade de tahine, limão, sal e pimenta de acordo com seu gosto pessoal.
  9. Transfira o babaganoush para um prato de servir e decore com um fio de azeite de oliva e salsinha fresca picada.
  10. Sirva com pão sírio, torradinhas ou vegetais crus, como cenoura e pepino, para mergulhar.

Este babaganoush caseiro é perfeito como aperitivo, entrada ou acompanhamento. Aproveite!

10 Variações de Babaganoush

Conheça algumas variações e adaptações desse prato delicioso:

  1. Babaganoush Tradicional sem Tahine: Você pode fazer a versão clássica sem tahine, colocando apenas berinjelas assadas, alho, limão, azeite de oliva, sal e pimenta.
  2. Babaganoush com Iogurte: Algumas variações incluem iogurte, o que dá um toque de cremosidade ao prato. Você pode adicionar iogurte natural ou grego à mistura.
  3. Babaganoush com Pimentão: Adicionar pimentão vermelho ou pimentão assado ao babaganoush pode dar um sabor extra e um toque de cor vibrante.
  4. Babaganoush com Nozes: Algumas pessoas gostam de adicionar nozes picadas ao babaganoush para dar uma textura crocante e um sabor de frutos secos.
  5. Babaganoush com Cominho: O cominho é uma especiaria que pode ser adicionada para dar um sabor terroso e aromático ao prato.
  6. Babaganoush Picante: Se você gosta de pratos apimentados, pode adicionar pimenta vermelha ou flocos de pimenta ao babaganoush para dar um toque de calor.
  7. Babaganoush com Abacate: Para uma versão mais suave e cremosa, você pode misturar abacate maduro com os ingredientes tradicionais do babaganoush.
  8. Babaganoush com Tomate Seco: Adicionar tomates secos ao babaganoush pode dar um sabor doce e um toque agridoce ao prato.
  9. Babaganoush com Ervas Frescas: Você pode adicionar ervas frescas como salsa, coentro ou hortelã ao babaganoush para dar um sabor herbáceo.
  10. Babaganoush com Grão-de-Bico: Algumas variações incluem grão-de-bico cozido para dar mais volume e proteína ao prato.

Como servir e consumir esse prato

O babaganoush é frequentemente servido como um aperitivo ou acompanhamento em pratos do Oriente Médio.

Tradicionalmente, o modo de consumo do babaganoush varia de acordo com a região. No Líbano, é frequentemente servido como entrada ou aperitivo, enquanto no Egito, é comumente acompanhado de outros pratos.

Geralmente, o babaganoush é consumido com pão pita (pão árabe), e pode ser servido com azeitonas, tomate, pepino e diversos legumes crus. Além disso, vem se tornando uma opção popular no preparo de sanduíches, lanches, wraps e saladas.

Babaganoush: opção saudável

O babaganoush é apreciado não apenas pelo seu rico sabor e textura cremosa, mas também por ser uma opção saudável, uma vez que a berinjela é uma fonte de fibras e antioxidantes. É  uma ótima opção para veganos e vegetarianos e um bom prato para nutrir e refrescar o organismo em dias de muito calor.

Imagens de como se faz o Babaganoush

Veja no vídeo do Gula por Ju como é o preparo tradicional do babaganoush:

@gulaporju

Receita de babaganoush:🍆 3 berinjelas, 2 colheres de sopa de tahine, suco de um limão inteiro, 1 colher de chá de alho cru, azeite, sal e pimenta a gosto

♬ som original – gulaporju

Se você ainda não experimentou o babaganoush, não sabe o que está perdendo, pois esse prato é uma das maravilhas da cozinha árabe. Experimente e, depois, compartilhe sua opinião nos comentários.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Mauricio Barufaldi
  3. Estadão
  4. Neptunes
  5. Britannica
  6. Migrateful
  7. Gula por Ju

Confira mais receitas deliciosas em:

10 receitas de quibe de forno vegano

8 receitas de omelete vegano deliciosas 🙂

Queijo vegetal existe! Conheça opções veganas para o queijo

Pão de queijo vegano: As melhores receitas estão aqui!

Salsicha vegana é saudável! Conheça 8 saborosas receitas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...