Saudação ao Sol: 10 razões para praticá-la todas as manhãs!


A Saudação ao Sol (Surya Namaskar ou Surya Namaskara) é uma sequência de posições que são realizadas uma após a outra, em harmonia, em um único exercício. Um ciclo completo de saudação ao sol consiste em duas sequências: a primeira é realizada colocando o pé direito na frente, enquanto a segunda coloca o pé esquerdo na frente.

Frequentemente, a Saudação ao Sol é inserida nas lições da Hatha Yoga e os movimentos são coordenados com a respiração. Os movimentos de transição de asana devem ser fluidos. A posição de repouso das mãos no tapete, nas fases que o exigem, nunca deve mudar do começo ao fim da sequência.

Comece a praticar a Saudação ao Sol ficando em pé perto da borda da frente do tapete. No final da sequência você deve se encontrar na mesma posição. Lembre-se que não existe uma única Saudação ao Sol.

Leia também:

Dependendo das escolas de Yoga e do estilo do professor, a sequência de posições e movimentos de passagem de uma posição para outra podem variar para criar uma prática mais harmoniosa ou para torná-la mais adequada ao nível de agilidade alunos.

Como os movimentos da Saudação ao Sol seguem a respiração daqueles que a praticam, não há velocidade padrão de execução. A Saudação ao Sol pode ser mais rápida ou mais lenta entre as pessoas do mesmo grupo durante uma aula de Yoga.

Em geral, a Saudação ao Sol tem um efeito tonificante e energizante em nosso corpo. Uma execução muito rápida ou descoordenada da sequência poderia levar a uma alteração da respiração em comparação com o início da prática, o que não pode ocorrer.

Para trazer a respiração de volta ao ritmo regular na conclusão da Saudação ao Sol, deve-se parar por alguns momentos em pé com as mãos entrelaçadas no peito.

Aqui está uma imagem com uma possível variante da Saudação ao Sol com instruções para respirar (inspirar e expirar).

saudação ao sol

Fonte imagem

Aqui uma outra imagem útil, com uma sequência ligeiramente diferente da anterior (como mencionado, existem muitas variações).

saudação ao sol imagen

Fonte imagem

Um vídeo útil para aprender a praticar a Saudação ao Sol, acompanhando os movimentos com a respiração correta.

 

10 motivos para praticar a Saudação ao Sol todas as manhãs

De acordo com algumas fontes, a Saudação ao Sol tornou-se popular nos EUA. Ao contrário do que se pensa, ela não é parte da antiga prática de yoga, mas nasceu na década de 20 como uma invenção de um Maharaja do Sul da Índia, ansioso para misturar movimentos clássicos e ginástica ocidental que o entusiasmaram.

A prática da Saudação ao Sol está ligada a inúmeros benefícios para a saúde:

Melhora a flexibilidade e a agilidade

A sequência de movimentos que compõem a Saudação ao Sol, principalmente os de transição entre uma posição e outra, envolvem todo o corpo e ajudam a torná-lo mais ágil e flexível com a participação dos músculos dos membros superiores e abdômen inferior. Em particular, a Saudação ao Sol ajuda a tornar a coluna mais flexível.

Promove a digestão

Entre os principais problemas da vida moderna, encontramos dificuldades digestivas crônicas. Primeiro de tudo, será necessário cuidar melhor da sua dieta. Ao mesmo tempo, a prática da Saudação ao Sol melhora o poder do sistema digestivo e ajudará a secreção de enzimas digestivas.

Fortalece os ossos

A prática de Surya Namaskar ao nascer do sol teria um significado espiritual, mas ao mesmo tempo seria benéfico para o organismo. Praticar Saudação ao Sol ao ar livre ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D, uma substância fundamental para manter os ossos saudáveis.

Melhora a postura e o equilíbrio

A Saudação ao Sol ajuda a melhorar os problemas relacionados à postura incorreta e promove a capacidade do corpo de permanecer em equilíbrio. Praticar Saudação ao Sol todos os dias pode ajudar a aliviar dores na coluna e resolve problemas relacionados à postura inadequada na mesa ou simplesmente ao caminhar.

Ajuda a perder peso

A Saudação ao Sol, se realizada com movimentos calmos e regulares, é adequada para todas as constituições físicas e, em particular, para aqueles que querem perder peso a partir de uma alternativa de ginástica leve. Obviamente, a atividade física deve ser acompanhada de nutrição adequada.

Melhora a circulação sanguínea

Quando praticamos a Saudação ao Sol, usamos todas as partes do nosso corpo. Esse é um aspecto muito importante que nos separa da vida sedentária e que nos ajuda a melhorar a circulação sanguínea graças a movimentos fluidos e coordenados. Melhorando a oxigenação dos tecidos, teremos mais energia.

Desintoxica o corpo

Graças ao processo ativo e consciente de inalação e exalação, os pulmões são constantemente ventilados e o sangue é bem oxigenado. Isso é muito importante para ajudar o corpo a desintoxicar e se livrar do excesso de dióxido de carbono e outras toxinas que podem afetar a respiração.

Rejuvenesce

A Saudação ao Sol, assim como a prática dos asanas (posturas de yoga), ajuda a manter um corpo jovem e saudável, mesmo quando a idade avança . Ao melhorar a circulação, respiração e oxigenação do corpo, a Saudação ao Sol ajuda a dar uma nova luz ao rosto e pode até ajudar a prevenir rugas.

Promove movimentos intestinais

Aqueles que sofrem de constipação podem se beneficiar da prática da Saudação ao Sol, pois a sequência de posições ajuda a massagear os órgãos internos, inclusive o intestino. Isso pode ser útil para obter maior regularidade dos movimentos intestinais e ajudar o corpo a se livrar das toxinas.

Alivia o estresse

Durante a prática da Saudação ao Sol, procure tirar um momento para se dedicar exclusivamente a você mesmo. Pratique exercícios de relaxamento que ajudam a reduzir o estresse. Na prática de Saudação ao Sol, respirar profundamente e prosseguir com movimentos lentos o ajudará a aliviar as tensões.

Contraindicações

É possível adaptar a prática da Saudação ao Sol à sua condição física e saúde. Se você sofre de hérnia ou pressão alta, se estiver grávida e sofrer de uma forte dor nas costas, a Saudação ao Sol pode ser contraindicada. Por isso, entre em contato com um professor qualificado de Yoga, que poderá indicar a prática mais adequada para você.

Talvez te interesse ler também:

YOGA GRÁTIS EM SÃO PAULO. COMECE AGORA!

O PODER DA YOGA: OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA CORPO, MENTE E ALMA!

A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO

Fonte imagem capa: ilgiornaledelloyoga.it




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...