O que é relacionamento tóxico? Sinais, causas, como sair dessa


Muita gente fala de relacionamento tóxico mas não sabe do que está falando, pois muita gente vive um relacionamento tóxico sem perceber. Será esse o seu caso? Confira!

O que é relacionamento tóxico?

Um relacionamento tóxico é caracterizado por padrões de comportamento e interações que causam danos emocionais, psicológicos ou até mesmo físicos a pelo menos uma das pessoas envolvidas.

O nome tóxico representa bem a questão, pois nem tudo que é tóxico mata de uma vez, mas vai intoxicando e adoecendo aos poucos. Assim são esses tipos de relacionamentos: prejudiciais e podem ter um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar das pessoas afetadas.

Como reconhecer um relacionamento tóxico?

Nem sempre é fácil se reconhecer em um relacionamento tóxico pois, geralmente quem está apaixonado não enxerga bem as coisas, tampouco ouve e muitas vezes se cala para não desagradar.

Para compreender se você embarcou em um relacionamento tóxico, seja sincero consigo e reconheça os sinais, muitas vezes sutil, que vão aparecendo devagar, um após o outro, para você sair dessa o mais rápido que puder, afinal, relacionamentos tóxicos deixam feridas difíceis de curar.

20 Sinais de um relacionamento tóxico

Você simplesmente não está feliz

Acho que essa é a melhor régua para medir um relacionamento tóxico: você simplesmente não está feliz. As causas da infelicidade têm a ver com as situações abaixo descritas…

Sentimento de insegurança

Um relacionamento tóxico te dá a sensação constante de insegurança: de que o outro não gosta o suficiente; de que o outro trai; de que o relacionamento vai acabar; de que o outro mente, etc, etc. O sentimento de insegurança é aquela intuição soprando em nosso ouvido.

Jogos e punições

Em um relacionamento saudável e maduro não existem jogos. Se você sente vontade de vingança, de punir o outro, de dar o troco, é porque as coisas não estão bem e a toxidade está no ar.

Chantagens

É meio óbvio que se alguém vive ameaçando o término da relação para impor suas vontades, está sendo altamente tóxico.

Comunicação tóxica

Fazer biquinho e fechar a cara, fazer mimimi, responder com poucas palavras ou, pior, manter uma comunicação sempre dúbia e nunca clara, é muito tóxico!

Constante crítica e humilhação

Se o seu parceiro constantemente te critica, menospreza ou humilha, minando sua autoestima e confiança, isso é um sinal de relacionamento tóxico, ainda que ele diga que o faz para o seu bem.

Pisar em ovos

Aquela sensação de não poder ser você mesmo é muito tóxico e pode vir das críticas constantes.

Controle e manipulação

Seu parceiro tenta controlar suas ações, decisões e relacionamentos, minando sua independência e liberdade.

Comportamento agressivo

Isso pode incluir abuso verbal, ameaças, violência física ou qualquer forma de agressão, seja física ou emocional.

Esperar que o outro mude

Aquela velha crença de que o amor salva ou faz as pessoas mudarem é uma falácia. Ninguém muda.

Síndrome de Gabriela

Eu nasci assim” tem a ver com o esperar que o outro mude. Muitas pessoas ficam em relacionamentos péssimos aceitando coisas inaceitáveis, esperando mudança ou se resignando de que o outro é assim… tóxico!

Falso arrependido e vítima

A pessoa é ruim, se julga vítima e se diz arrependida, só que vive cometendo os mesmos deslizes.

Desrespeito aos limites pessoais

Se o seu parceiro não respeita seus limites pessoais, invade sua privacidade ou ignora seus desejos e necessidades, isso indica um relacionamento tóxico.

Isolamento social

Se seu parceiro (sem querer querendo) te afasta de amigos e familiares, restringindo seu contato com outras pessoas, isso pode ser um sinal de controle e manipulação. Atenção! Muitas vezes esse isolamento acontece de forma sutil.

Competição

Relacionamentos onde um parceiro não se alegra com a conquista do outro, ambos vivem competindo tentando provar o tempo todo quem é o bacana do turno… são relacionamentos  tóxicos.

Ciúmes

Não adianta dizer que ciúme é normal e faz parte do amor. Relacionamentos maduros transmitem segurança e onde tem segurança não entra ciúme.

Não ver futuro

Quando você não sabe se vai encontrar o parceiro no próximo final de semana, se vai viajar um dia com ele, quando você não consegue planejar um mínimo de futuro, isso é tóxico.

Tudo é culpa sua

Se o seu parceiro sempre te dá culpa, fuja! Em uma relação a dois, dificilmente a culpa pelas coisas erradas é 100% de uma pessoa.

Falta de progresso

As coisas não fluem, não há progresso nem avanço. Relacionamento estagnado, parado é tóxico.

Sentimento constante de tristeza ou ansiedade

Se você se sente constantemente triste, ansioso ou com medo em seu relacionamento, é importante avaliar se ele está afetando negativamente sua saúde mental e emocional.

Pergunte-se com sinceridade o que te fez entrar nessa, mas, sobretudo, o que te faz permanecer em um relacionamento infeliz. Aqui estão algumas causas comuns de um relacionamento tóxico.

Causas de relacionamentos tóxicos

Falta de comunicação

A incapacidade de se comunicar de forma saudável e resolver conflitos de maneira construtiva pode levar a ressentimentos e frustrações acumuladas.

Manipulação

Quando um parceiro exerce controle excessivo sobre o outro, seja através de manipulação emocional, abuso verbal ou físico, isso cria um ambiente tóxico e prejudicial.

Falta de respeito

A falta de respeito mútuo, seja através de insultos, humilhações ou desconsideração pelos sentimentos e opiniões do outro, pode criar um ambiente hostil e tóxico.

Ciúmes e possessividade excessivos

O ciúme pode ser normal em um relacionamento, mas quando se torna excessivo e leva a comportamentos controladores e invasivos, pode se tornar tóxico.

Falta de responsabilidade emocional

Imaturidade, indisponibilidade emocional e falta de responsabilidade afetiva. Pessoas despreparadas, egoístas e egocêntricas não estão preparadas para relacionamentos afetivos, deveriam reconhecer seus limites e procurar ajuda antes de machucar os outros.

Como sair de um relacionamento tóxico?

Primeiramente reconheça os sinais, e o primeiro deles é o sofrimento. Relacionamentos devem ser saudáveis e gratificantes. Se não for legal, é negativo, é tóxico. E se não conseguir sair sozinho de uma cilada dessa, procure ajuda profissional.

Assista ao vídeo da psicanalista Maria Homem. Com certeza pode te ajudar:

 

Talvez te interesse ler também:

E se a pessoa tóxica for você? Como saber?

Love Bombing: amor em excesso faz mal. Veja como e por que

Dependência emocional não é amor – Saiba como diferenciar 

O que é baixa autoestima? Tipos, causas e sinais. Faça o teste

Bloquear o ex ou não, eis a questão. Quando bloquear faz bem?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...