Love Bombing: amor em excesso faz mal. Veja como e por que


Todo mundo quer amor de verdade, todo mundo quer ser intensamente amado. Mas o excesso de amor também pode fazer mal. Bombardeio do amor (ou love bombing), é um conceito cada vez mais popular, ainda bem! porque por trás dele podem se esconder perigos. É como se diz por aí: quando o milagre é muito grande, o santo desconfia.

O que é love bombing?

Love bombing é um padrão de comportamento em relacionamentos em que uma pessoa busca conquistar e seduzir intensamente o parceiro, inundando-o com atenção excessiva, elogios, presentes e demonstrações exageradas de afeto e devoção.

No início, pode parecer um comportamento romântico, mas o love bombing é considerado perigoso quando se torna uma forma de manipulação emocional.

Como nosso cérebro está programado para reagir positivamente ao carinho, ao amor e às palavras bonitas, o bombardeio de amor nos treina para esperarmos sempre pelos gestos exorbitantes de atenção e cuidado e, quando esse tratamento especial nos é retirado, nos sentimos em falta, e nos dispomos a fazer qualquer negócio para receber o tratamento especial de volta.

Sim, como uma droga!

Quando o love bombing vira manipulação emocional, a pessoa que está sendo alvo dessa estratégia manipulativa pode se sentir presa e incapaz de sair do relacionamento. Os manipuladores emocionais usam o love bombing para exercer controle sobre a outra pessoa, minando sua autoestima, aumentando sua dependência emocional e distorcendo sua percepção da realidade.

Perigo, perigo! Desconfie e pule fora ao primeiro sinal.

Exemplos de love bombing

Aqui estão alguns exemplos de comportamentos que podem ser considerados love bombing:

Envio constante de mensagens e telefonemas

A pessoa envia mensagens de texto, ligações ou mensagens nas redes sociais de forma excessiva, buscando uma comunicação constante.

Presentes extravagantes

A pessoa presenteia o parceiro com presentes caros e extravagantes, mesmo que o relacionamento esteja apenas começando, deixando o presenteado com a sensação de dever restituir o presente de alguma forma.

Declarações de amor prematuras

A pessoa expressa um amor profundo e intenso muito rapidamente, antes mesmo de conhecer bem o parceiro.

Dedicação exclusiva

A pessoa se mostra disponível o tempo todo, cancelando seus próprios planos para estar com o parceiro, deixando de lado outras responsabilidades e atividades.

Adaptação extrema aos gostos e interesses do parceiro

A pessoa concorda com tudo o que o parceiro diz, demonstrando uma afinidade excessiva em relação a gostos, hobbies e opiniões.

Elogios constantes e exagerados

A pessoa exagera nos elogios, colocando o parceiro em um pedestal e idealizando-o como uma pessoa perfeita. Os elogios são tantos que oprimem.

Futuro planejado rapidamente

A pessoa fala sobre planos de futuro, como casamento e filhos, mesmo em um estágio inicial do relacionamento.

É importante lembrar que esses comportamentos, isoladamente, podem parecer positivos e românticos. No entanto, quando ocorrem em excesso e de forma manipulativa, podem indicar uma estratégia de love bombing que pode levar a manipulação emocional e abuso no relacionamento.

É fundamental estar atento aos sinais de manipulação e estabelecer limites saudáveis no relacionamento.

Quando o love bombing vira manipulação

Quando o love bombing vira manipulação emocional, afetiva? Reconheça os sinais para cair fora!

Alguns sinais de que o love bombing pode estar se transformando em manipulação emocional incluem:

Intensidade excessiva

A pessoa intensifica rapidamente o relacionamento, demonstrando amor excessivo e compromisso extremo em um curto período de tempo.

Isolamento social

O manipulador emocional pode tentar isolar a pessoa de seus amigos e familiares, afastando-a de seus sistemas de apoio.

Controle e possessividade

O manipulador emocional busca controlar a vida da pessoa, monitorando suas atividades, limitando sua liberdade e invadindo sua privacidade.

Mudanças rápidas de comportamento

O manipulador emocional pode alternar entre amor intenso e afeto e comportamentos abusivos, criando confusão e dependência emocional.

Culpa e manipulação emocional

O manipulador emocional usa táticas de culpa, manipulação e chantagem emocional para obter o que deseja e controlar a outra pessoa.

Baixa autoestima

A pessoa que está sendo manipulada pode começar a duvidar de si mesma, sua autoestima diminui e sua confiança é abalada.

Reconhecer esses sinais e entender que o love bombing pode se transformar em manipulação emocional é fundamental para se proteger e cair fora antes de sofrer danos.

Busque ajuda profissional se necessário, porque nem sempre é fácil reconhecer o love bombing pois, como dizem por aí: o amor é cego.

É importante ter em mente os limites saudáveis do amor. Até o amor, em excesso, faz mal.

Pense nisso!

Fontes:

  1. Chosing Therapy
  2. Cleveland Clinic

Talvez te interesse ler também:

O que o sucesso dos pets nos ensina sobre o amor

Bloquear o ex ou não, eis a questão. Quando bloquear faz bem?

O que é Inteligência Emocional? Como desenvolvê-la?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...