O que o sucesso dos pets nos ensina sobre o amor


Já diziam os Titãs: “todo mundo quer amor de verdade”. Mas como ter amor de verdade? Ao que parece, somente os pets sabem nos amar, o que explicaria o sucesso deles em nossas vidas.

Entre os humanos, o amor parece ser um prêmio difícil de ganhar. Primeiro, porque é necessário jogar o jogo de esconder sentimentos, tentando aparentar o mínimo de interesse possível. Afinal, se o amor é desejo, o desejo é algo que não se possui, pois se tivéssemos, não seria desejo. Assim, quando conseguimos o que desejamos, o jogo acaba e todos perdem. Muitas vezes, nem mesmo o jogo começa.

Amar é uma vergonha, uma fragilidade…

A mente e o coração dos seres humanos são coisas incompreensíveis. Todo mundo quer amor de verdade, mas essa verdade é vergonhosa. As pessoas fingem estar ocupadas com seus trabalhos e negócios, mas o que elas realmente querem é aquele amor incondicional: na saúde, na doença, muito além da morte. Um amor como o dos pets, que são capazes de passar uma vida esperando que seus tutores falecidos retornem para casa. Já vimos muitas histórias assim.

Algumas pessoas fazem os piores sacrifícios para se sentirem amadas. Pelo menos pelos pets! Não é impressionante que elas gastem tempo, dinheiro, algumas mudam suas vidas por causa dos seus animais de estimação. Elas deixam de viajar, mudam de casa, de rotina. Algumas gastam absurdos com bobagens como salão de beleza, spa, roupas e hotéis de luxo para pet, um mercado, aliás, em alto crescimento.

E tudo isso para quê? Para se sentirem amadas! Um amor sem fim! Um amor que suporta seu mau humor, um amor que está sempre feliz em te ver, sempre disposto a fazer festa e abanar o rabo.

Mas amor entre os humanos, não! O jogo é arriscado. Investir em jantares, presentes, viagens não vale a pena. Os homens decepcionam, enganam, mentem, traem. Os cachorros não! Os cães são fieis. Os gatos são meio chatinhos, esnobes e na deles, mas não traem e quase sempre estão sempre dispostos a dar afeto, calor e vida.

… Mas todo mundo quer amor de verdade

O sucesso dos pets, que na vida de muitas pessoas se tornaram como filhos, ou até mais do que isso, explica a necessidade que os seres humanos têm de um amor seguro. Estamos dispostos a cuidar, pagar e fazer de tudo por alguém ou algo, desde que esse alguém ou algo, como o pet, o trabalho ou qualquer coisa, nos dê apenas um bom retorno: alegria e fidelidade.

O medo de decepção faz com os humanos prefiram os cães, os gatos e até os ratos, em vez dos seres da sua mesma espécie.

Não é uma questão de comparação, é uma constatação de que, apesar de termos dificuldades em nos relacionar amorosamente com outros seres da nossa espécie, é interessante notar que queremos e precisamos de amor de verdade. Caso contrário, os pets não estariam aqui para nos mostrar isso.

Aprendamos com os pets

O amor verdadeiro não é exclusividade dos pets, é claro! Mas muitas vezes eles nos ensinam valiosas lições sobre amor incondicional e fidelidade. Enquanto os relacionamentos humanos podem ser complicados, cheios de jogos e decepções, os pets nos mostram um amor puro e genuíno.

É verdade que as pessoas muitas vezes amam umas às outras, mas também podem ser egoístas e buscar apenas o retorno e a satisfação pessoal. Os pets nos amam independentemente de nossas falhas e estão sempre dispostos a nos trazer alegria. Eles são leais e fiéis, trazendo uma sensação de segurança e amor constante.

No entanto, é importante lembrar que os relacionamentos humanos têm suas complexidades e desafios, mas também oferecem a oportunidade de crescimento, conexão emocional e compreensão mútua.

Se amamos gatos e cachorros, podemos amar pessoas. Talvez seja apenas uma questão de confiança e coragem, de aceitar nossa necessidade e mostrar nossa capacidade de amar.

 

Talvez te interesse ler também:

Bloquear o ex. Veja os casos em que bloquear NÃO é bom!

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações

Teoria do apego: o que é? Qual é o seu tipo de apego?

O que é Red Pill e o que pensam os redpillados?

Violência econômica contra as mulheres: precisamos falar disso

O que você precisa saber sobre ele (a) antes de se relacionar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...