Índice
Um dos mercados que mais cresce é o voltado para os pets, haja vista que cada vez mais as pessoas têm animais de estimação.
Um dos motivos para as pessoas optarem por terem animais de estimação e tratá-los como entes da família é o fato do humano estar preferindo conviver mais com pets do que com gente.
Independente da motivação, o fato é que o mercado pet se expande e se torna cada vez mais lucrativo.
Para se ter uma dimensão desse crescimento, uma matéria da revista Veja evidenciou as cifras mirabolantes desse mercado que podem ser vistas na publicação abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Além dos segmentos convencionais como petshops, grommers, banho e tosa, brinquedos, acessórios, casinhas, caminhas, cosméticos, produtos de higiene, medicamentos veterinários, existe também o mercado das grifes de luxo, que vende coleiras, acessórios e roupas para pets a preços exorbitantes.
Inclusive, uma dessas grifes famosas, a marca Gucci acaba de apresentar sua primeira coleção para animais de estimação.
Lançada no começo de julho, a Gucci traz roupas e coleiras, além de bowls (tigela) para ração, bolsa de viagem (de 21 000 reais!), camas, sofás em miniaturas, todos estampados com o monograma símbolo da marca italiana.
Com tudo isso, estima-se que até 2023 esse segmento nobre voltado para os pets atinja 29 bilhões de reais anuais.
Este vídeo traz uma reportagem do Fala Brasil que mostra o crescimento do mercado de luxo para pets no ano de 2021, e destaca como petshops têm se tornado verdadeiros salões de luxo ou spas chiques para os animais de estimação.
Tem até banho com produtos à base de ouro e tratamentos estéticos que chegam a custar R$ 2 mil.
A pergunta que não quer calar, será que os pets precisam disso? Ou melhor, será que eles gostam disso?
Com tanta ostentação, exagero e luxo, vem a indagação se os animais têm necessidade de roupas, acessórios e até sapatos de grife. Se precisam de unhas pintadas, coleiras extravagantes e banhos com produtos à base de ouro.
Ao que parece, o ser humano está transferindo sua vaidade, futilidade e consumismo para os animais, e transferindo a eles necessidades que, em sua natureza verdadeira e simples, eles não têm.
Em 2005, John Grogan, autor do best-seller Marley & Eu, passou uma mensagem que vem de encontro com a simplicidade dos animais:
“Para um cão, você não precisa de carrões, de casas grandes ou roupas de marca.
Símbolos de status não significavam nada para ele.”
Uma boa reflexão nesta época em que o ser humano vem se esquecendo das verdadeiras necessidades, suas e a de todos aqueles a quem ama, inclusive a de seus animais de estimação.
Em vez de aprendermos amor puro e simplicidade, tentamos ensinar o pior de nós a esses seres especiais.
Para mais conteúdos sobre cuidados com animais de estimação, leia:
Alimentação vegana para cães e gatos é possível?
Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios
Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães
Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais
Gato na coleira: quando e como usar
Como manter o pet seguro e tranquilo durante as festas de fim de ano
Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros
Tudo sobre Doação de Sangue em Gato e Cachorro
Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros
Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog
Categorias: Gato e Cachorro
ASSINE NOSSA NEWSLETTER