Gato na coleira: quando e como usar


O gato é um animal independente, que gosta de viver com autonomia e liberdade, de acordo com sua natureza. Entretanto, existem situações em que levar o gato a passeio com a ajuda de uma coleira e guia pode ser uma boa ideia. Veja como e quando você pode usar coleira em seu gato.

Adicionado: As situações em que a coleira com a guia podem ser necessárias são aqueles momentos em que é preciso promover mais espaço, recreação e movimento ao bichano, por ele viver em lugares muito restritos, como em apartamentos pequenos, por exemplo.

Pensando nisso, este conteúdo traz informações sobre quando e como fazer uso da coleira para levar o gato a passeio.

É bom colocar coleira no gato?

Muitas pessoas se perguntam se é bom colocar coleira no gato.

Essa dúvida é mais específica nos casos daqueles que querem colocar coleira no gato como adorno, ou com uma plaquinha de identificação, independentemente de o gato sair para rua ou não. Ou seja, deixar o animal direto com esse acessório.

Não é recomendável deixar o gato direto com a coleira, dentro de casa.

Se o felino vive em um local espaçoso, telado e bem seguro, onde é impossível que ele vá para a rua, não há necessidade de colocar uma coleira no animal. A coleira pode se enroscar em objetos e mobílias e acabar por machucar o animal.

Mas se for o caso de um gato que vive em local pequeno, dentro de casa ou apartamento com pouco espaço, sair com ele na coleira é uma boa ideia.

Em suma, a coleira é apenas indicada para os passeios.

Os perigos das saídas livres (sem coleira ou guia)

É importante frisar que permitir que o gato saia à vontade para a rua, traz perigos para ele, bem como para outros animais, pois o gato, como sabemos, é predador.

Os perigos incluem:

  • brigas com outros animais
  • atropelamento
  • contrair doenças e parasitas
  • ser pego por outra pessoa
  • se perder
  • entrar em algum lugar e depois não conseguir sair
  • comer comida contaminada
  • matar pássaros e outros animais selvagens.

Leia mais:

Como acostumar o gato a usar a coleira?

Se o tutor precisa propiciar momentos que tragam mais estímulo e variedade para seu pet felino, sem colocá-lo em perigo de sair na rua sozinho, é preciso acostumá-lo ao uso da coleira e da guia. Por isso, o ideal é acostumar o bichano desde pequeno ao uso desses aparatos.

Uma forma de fazer com que o animal associe a coleira e a guia a algo bom, é premiá-lo com petisco e fazer carinho no pet quando colocar esses acessórios nele.

Como sair com o gato na coleira e guia?

Se for sair com o pet felino em local muito longe de casa para visitar um parque, transporte o gato já com a coleira (de preferência peitoral) em uma bolsa ou caixa de transporte bem segura e específica para gato.

Quando chegar ao local, coloque a bolsa ou caixa de transporte no chão, destrave e abra a portinhola com calma, segure bem o pet e prenda a guia na coleira dele. Então, leve ele para explorar e conhecer o ambiente, no tempo dele.

Peitoral com guia: a melhor coleira para levar o gato passear

Antes de acostumar o gato a passear na coleira, é preciso seguir os seguintes critérios para garantir a segurança e o bem-estar dele.

  • Escolha uma coleira que seja de material flexível e confortável, com fecho de encaixe (e não do tipo fivela), e que se prenda bem na guia.
  • A coleira ideal para passeio é a peitoral, uma porque não provoca compressão no pescoço e outra porque se o gato se assustar é mais difícil ele conseguir escapar com a coleira peitoral.
  • Escolha uma coleira que seja ajustável para que não fique nem apertada, nem frouxa demais.

Por que não usar coleira com sino em gatos?

Alguns tutores acham bonito colocar coleira com guizo no animal ou fazem isso para localizá-lo em suas andanças e esconderijos da moradia. Entretanto, colocar sino, guizo ou badalo na coleira produz um barulho que incomoda a audição sensível do gato e acaba deixando ele perturbado e estressado.

É necessário passear com o gato?

Todo animal preserva o instinto de liberdade, portanto, se o gato vive fechado em local com pouco espaço, sair com ele é salutar para que possa ter contato com a natureza, mesmo que seja uma praça.

O gato é um animal muito sensitivo, perceptivo e atento, por isso, ele adora explorar e sentir o ambiente.

Esse animal gosta de cheirar, observar e rolar na grama. Dessa forma, os passeios ajudam no desenvolvimento cognitivo do bichano, além de contribuir para exercitá-lo fisicamente.

Como passear com o gato na coleira

Quando sair com o gato de coleira e guia, opte por lugares calmos e de preferência mais naturais, porque lugares movimentados com tráfego de carros e pessoas pode assustar o felino e fazer com que se sinta ameaçado.

Gatos adoram comer grama e matinho, entretanto, não permita que o gato coma grama de canteiros ou praças públicas, porque existem localidades em que o serviço municipal coloca herbicida (produto tóxico para que o mato não cresça). Esse produto pode agir como veneno e fazer muito mal ao pet.

Para adaptar o gato aos passeios e acostumá-lo a sair de coleira e guia, faça isso aos poucos até ele se acostumar, e vá aumentando aos poucos o tempo de saída com ele.

Exemplo de como usar coleira peitoral e guia no gato

Esse vídeo do canal Extraordinário traz um exemplo prático de como o tutor faz para sair com seus 2 gatos, utilizando coleira peitoral e a guia.

Neste exemplo, os gatos comem matinho que fica no lado externo da própria moradia, então o tutor tem como saber que não está contaminado com substâncias que podem fazer mal aos seus pets.

Mantenha o gato seguro dentro de casa

Vale enfatizar que a coleira não deve ser usada nunca para manter o gato preso em corrente, dentro de casa, como forma de evitar que ele fuja.

Se existe o risco dele fugir ou ele não está seguro sozinho dentro de casa, é preciso colocar telas nas janelas.

No caso de ter área externa na casa, para que o pet possa usufruir deste espaço é necessário instalar grades em volta. Assim, ele poderá desfrutar do espaço do quintal, sem correr o risco de sair para a rua.

Todos esses cuidados são necessários para zelar pela integridade do pet. Por isso, antes de ter um gato ou qualquer animal, é preciso certificar-se de poder dar todo o cuidado e segurança que ele precisa. Isso inclui espaço, dinheiro para veterinário e tempo para estar com o animal.

Nem gato e nem cachorro devem ficar amarrados, nunca.

O uso da coleira e guia é para garantir a segurança do animal ao passear e não para restringir seu espaço e movimento.

Agora, conta para a gente, você já saiu com seu gato de coleira e guia?

Veja outros conteúdos com informações para cuidar bem do bichano:

Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais

O que o gato quer dizer quando te morde? 

Seu gato sabe onde você está mesmo quando não te vê

Problema urinário em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio

Como eliminar pulgas com remédios naturais e caseiros

Limpe a Caixinha do Gato todos os dias e Evite a Toxoplasmose

Como limpar e esterilizar a caixa de areia do gato de uma forma natural

Kit de Primeiros Socorros para animais: o que não pode faltar na caixinha do seu pet?

Gatos preferem humanos à comida, revela pesquisa

Por que os gatos afofam ou amassam pão?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Morehappawness
    Publicado em 04/03/2022 às 4:48 am [+]

    Obrigado pelo post muito útil


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...