Como eliminar pulgas com remédios naturais e caseiros


Quem tem cachorro, gato ou outro bicho de pelo em casa acaba convivendo, de vez em quando, com os bichos que habitam no bicho.

Aqui vamos apresentar aqui algumas dicas para você usar em seus animais de estimação para controlar esses insetos que, além de incômodos para donos e bichos, são também vetores de doenças para os humanos.

Quem se lembra da Pulguinha e a Daninha, uma música muito bonitinha do grupo Rumo (do disco “Quero Passear”, de 1988) que contava a história da Daninha, uma cachorrinha muito querida, sua pulguinha predileta, tchik, poin, tchik, poin, e as peripécias de seus donos para tirar a pulga que habitava a cachorrinha.

Dá-lhe banho, caça à pulga, a pulga pula, e volta para a Daninha

Luta difícil, mas não impossível.

O que fazer então para eliminar as pulgas que insistem em habitar o pelo de cães e gatos domésticos, e controlar para que elas não voltem?

Como eliminar pulgas com remédios naturais e caseiros?

Para se controlar pulgas é preciso manter algumas medidas constantes como manter escrupulosa limpeza do canil, da casinha do seu cachorro, da cama preferida do seu gato.

No mercado existem inúmeros medicamentos, sprays e pós, químicos, que são eficientes e perigosos tanto para os animais quanto para seus donos e que, em caso de infestação severa, serão recomendados por um veterinário.

Mas, você também poderá optar por produtos feitos à base de ingredientes naturais – plantas e óleos essenciais – e até medicamentos homeopáticos, que criam um ambiente no pelo do animal não propício às infestações.

Tratamentos homeopáticos contra pulgas

Alguns remédios homeopáticos são indicados quando seu animal já está com pulgas, para ajudar na sua recuperação.

Existem remédios prontos, práticos, que são colocados na água do animal. Podem levar como ingredientes, por exemplo, o Ledum palustre, o Pulex irritas, Ctenocephalides canis, Bixina e outros.

Consulte o veterinário para indicar um produto pronto ou pedir para manipular um especifico para o teu animal.

Óleos essenciais para eliminar pulgas e carrapatos

Algumas combinações de óleos funcionam bem como repelente de insetos, inclusive de pulgas e carrapatos.

Segundo o site motherhoodcommunity, os melhores óleos essenciais para repelir com segurança pulgas em cães são:

  • óleo de capim-limão
  • óleo de lavanda
  • óleo de alecrim
  • óleo de rosa gerânio

Shampoo bom pra cachorro

Adicione ao shampoo habitual do cachorro, 2 gotas de óleo essencial de cedro e 1 gota de óleo essencial de capim-limão. Misture e aplique massageando bem por todo o corpo.

Spray de pulgas para cachorro

Encha um frasco spray com água e adicione 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de capim-limão.

Pulverize conforme necessário por todo pelo do seu cão. Tenha cuidado para não aplicar nos olhos, ouvidos e focinho.

Leia mais:

Remédios naturais para eliminar pulgas em gatos

Óleo essencial de cedro

Gatos e pulgas não gostam do cheiro de cedro mas vamos tentar aplicar o óleo essencial de cedro no gato, pois é seguro e não tóxico para o bichano. Tente colocar algumas gotas no dorso do animal onde ele não lamba, ou em sua coleira para ajudar a manter os insetos longe dele.

Suco de limão

O ácido cítrico é naturalmente um espantalho de pulga.

Leve um ou dois limões cortados para ferver por alguns minutos e deixe-o em infusão por algumas horas. Coe e leve o conteúdo para um borrifador.

Tente borrifar delicadamente no pelo do seu gato evitando os olhos e monitorando se o animal não apresenta algum sinal de irritação. Repita o tratamento até que as pulgas desapareçam de vez.

Se não der para borrifar, molhe o pente ou rasqueadeira do gato no líquido antes de penteá-lo. Você também pode colocar suco de limão quando for lavar roupas para eliminar ovos e pulgas e no balde com água com for limpar a casa.

Tempero antipulga

Se está difícil aplicar spray, óleo ou qualquer outra coisa no gato, pois tente adicionar uma pequena quantidade (menos de uma colher de chá) de cominho na comida dele. Misture na sua comida preferida. O tempero fará com que a pele do gato se torne muito desagradável para as pulgas.

Camomila

Aplique um chá de camomila em temperatura ambiente no pelo do seu gato. A camomila acalma a pele estressada do bichado, enquanto ataca as pulgas.

Lavanda

Gatos são mais sensíveis ao cheiro mas alguns gostam por exemplo de óleo de coco, tente misturar óleo de lavanda, que também é seguro aos felinos e repele pulgas, no dorso do animal ou em todo o corpo se conseguir borrifar.

Comprimidos repelentes

Serão necessários caso o seu animal seja muito suscetível à infestações – alguns são mais que outros. Você pode experimentar comprimidos feitos à base de alho que são efetivos para quebrar o ciclo de reprodução da pulga e também um outro, químico, que expulsa pulgas e carrapatos adultos, e outras larvas, medicamento veterinário, o Capstar. Mas este, que é químico, só deve ser usado em caso extremo.

Colar antipulgas com ingredientes naturais

Use óleos como o de eucalipto, lavanda, cravo, neem, hortelã, limão, erva-cidreira, dentre outros, que você mesmo pode fabricar em sua casa. Molhe um lenço de algodão com a mistura de um ou mais desses óleos com água e amarre o lenço no animal como uma coleira. Esteja atento à reação dele. Não exagere na quantidade e repita a operação de vez em quando.

A limpeza da sua casa é essencial

Use um aspirador potente onde desconfiar que existe ninho de pulga – o aspirador retirará todos os adultos, larvas e ovos – mas, elimine convenientemente o saco do aspirador para não fazer outros criadouros pois as pulguinhas não morrem por serem aspiradas.

Sobre a importante limpeza do ambiente leia mais:

Espalhe folhas de hortelã, poejo e sálvia pelos cantos

Onde seu animal fica, e dentro da casinha, e nos cantos escurinhos. Pulgas não gostam de cheiros fortes, essa é a verdade.

Uma armadilha interessante

Que ajuda a capturar pulgas adultas, saltadoras, é uma tigela com água morna e detergente. Elas pulam dentro atraídas pelo calor e, com o detergente, não sobrevivem.

A limpeza do seu chão

Pode ser feita com um pano molhado em vinagre, ou alcool com cravinho de cheiro, ou alcool com folhas de citronela ou limão. É preciso usar um produto bem curtido, cujo cheiro seja persistente, e deixar secar no chão. Tem melhor efeito em chão de tábua pois estas vão se impregnando dos óleos essenciais.

Loção repelente de vinagre e neem

Você também pode fazer uma loção de vinagre com óleo de neem que é boa para ser pulverizada sobre os animais. Você talvez não saiba mas o neem (Azadirachta índica) é uma planta indiana, que já se cultiva no Brasil, e que tem propriedades antissépticas, antifúngicas e repelente bastante usada para o controle de pulgas, carrapatos alguns fungos específicos assim como também é usada contra acne e outros problemas de pele.

Você precisará experimentar um conjunto de ações que sejam suficientes para a manutenção do equilíbrio entre seus bichos e os bichos que vivem neles e, com persistência, chegará a um bom termo mas, lembre-se que é no verão que as pulgas mais aparecem, que é nos lugares úmidos que elas mais ficam e que é em cachorro fraco que elas mais gostar de ficar.

Um ultimo remedinho, da vovó, é dar enxofre em pó, uma colheradinha no prato de ração, uma vez por semana, para os cachorros se manterem saudáveis. O enxofre é essencial para a pele e a pele é a defesa do animal.

Talvez te interesse ler também:

Kit de Primeiros Socorros para animais: o que não pode faltar na caixinha do seu pet?

Como fazer repelente caseiro

Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa

Problema urinário em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...