Gatos veem coisas que nós não vemos


Pesquisas recentes mostram que a visão dos nossos animaizinhos é bem diferente da nossa. Gatos, que sempre foram um símbolo intrínseco ao misticismo, comprovadamente não enxergam as mesmas coisas que os humanos, segundo novo estudo.

Aparentemente, a visão deles é muito mais rica: enxergam padrões psicodélicos em flores e padrões nas asas dos pássaros que são completamente invisíveis ao olho humano. E o estudo ainda diz mais: gatos, assim como outros animais, enxergam tipos de luzes, como a UV, que nós simplesmente não vemos.

O coautor do estudo, Ronald Douglas, comenta que grande parte do que é visto por gatos e outros animais, e que nós não vemos, se deve à radiação UV. Ela é refletida por diversas coisas, o que permite que os animais percebam o mundo de uma forma muito diferente. Essa visão mais potente, serve até para a sua sobrevivência: uma presa de um urso polar o enxerga mesmo no meio da neve porque ele reflete a radiação UV.

Mas, grande parte dos pesquisadores acreditava que a maioria dos mamíferos era impossibilitada de enxergar a luz ultravioleta, já que não tinham o pigmento visual com máxima sensibilidade a ela, tendo em seu lugar, lentes que protegem a retina desta radiação.

Isso pode explicar porque os nossos gatos gostam tanto de brincar com os objetos mais comuns, como papel ou o famoso e tradicional novelo de lã: estes objetos são simplesmente muito diferentes na visão deles e, com certeza, se enxergássemos como eles, também não largaríamos esses “brinquedos”.

Cientistas especulam se é possível que gatos e outros animais tenham um mecanismo de proteção contra a radiação UV, reconhecidamente danosa para a visão. Os cientistas também acreditam que a luz UV tende a ser mais borrada.

A vantagem da visão humana é que, se não tivéssemos lentes que bloqueiam as luzes ultravioletas, não poderíamos enxergar tantos detalhes nos objetos.

Leia também: Por que os gatos adoram uma caixa?

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...