Por que os gatos adoram uma caixa?


Depois de termos perguntado “por que os gatos entram no círculo?” queremos saber se você sabe qual é o objeto que mais chama a atenção do seu gato. Simples, uma caixa!

Seja grande ou pequena, colocada no chão, sobre uma cadeira ou em uma estante, é bastante matemático que ao ver uma caixa, o seu gato vai correr para dentro dela, em um instante.

Mas qual é o motivo dessa sua grande atração? Não há nenhuma razão única. Certamente uma caixa oferece vantagens para a predação, ou seja, é um ótimo esconderijo para perseguir presas. Também se considera que os gatos se sentem muito confortáveis em espaços fechados.

Em uma situação de estresse, a maioria dos gatos tendem a se esconder. É uma estratégia comportamental da espécie para enfrentar mudanças ambientais e fatores de estresse. Isto se aplica tanto aos gatos selvagens que aos gatos domésticos: a caixa de sapato é como o topo de uma árvore, um bom esconderijo.

A caixa é um lugar onde as fontes de ansiedade e atenção indesejada simplesmente desaparecem. Outra razão possível para a adoração dos gatos por uma caixa (e outros lugares aparentemente desconfortáveis) é o frio. O papelão ondulado é um excelente isolante e os espaços apertados, em geral, forçam o gato a se enrolarem, ajudando-os a conservarem o calor do corpo.

Então, as caixas teriam estas funções: são locais de isolamento, anti-estresse e confortáveis, perfeitas para se esconder, relaxar, dormir, e, ocasionalmente, lançar um ataque surpresa.

Gatinho na caixa

foto: reedit.com

E os teus gatos? Também adoram uma caixa? Se quiser, coloque suas fotos na nossa página Facebook 🙂

Leia também: 10 alimentos que não devemos dar aos nossos gatos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...