Cientistas descobrem porque os gatos parecem egoístas e mal-educados


É impressão nossa ou os gatos são de fato esnobes, distantes e indiferentes, enquanto os cães são protetores, leais e muito mais empáticos? Pois um estudo japonês fez um experimento e descobriu a verdade sobre o “estereótipo” egoísta e mal-educado do gato.

Pesquisadores da Universidade de Kyoto e da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência quiseram entender como os gatos se comportam quando seus donos passam por momentos de dificuldade. Para entenderem o comportamento felino, repetiram os mesmos experimentos que haviam sido feitos em cães, sete anos antes, para assim obterem uma comparação.

©Leandroinhesta/Pixabay

©Leandroinhesta/Pixabay

O estudo

36 gatos foram avaliados. Os gatos observaram seu dono primeiro tentar, sem sucesso, abrir um recipiente transparente para retirar um objeto e, em seguida, pedir ajuda a uma pessoa sentada por perto. Na condição de Ajudante, esta segunda pessoa (ajudante) ajudou o proprietário a abrir o recipiente, enquanto na condição de Não-Ajudante o ator recusou-se a ajudar, virando-se em seu lugar. Uma terceira pessoa passiva (neutra) sentou-se do outro lado do proprietário em ambas as condições. Após a interação, o ator e a pessoa neutra ofereceram cada um um pedaço de comida para o gato, Eos pesquisadores registravam de qual pessoa o gato pegava a comida.

Ao contrário do experimento com os cães, onde estes demonstravam claramente antipatia pela pessoa que se recusava a ajudar o dono a abrir o pote de ração, indo comer somente da mão da pessoa que ajudava seu dono, o gato nem se importava com isso.

Os gatos estão nem aí…

A equipe concluiu que os gatos não parecem se importar com a forma como as pessoas tratam seus donos, enquanto os cães mantiveram distância daqueles que tratam seus donos com indiferença.

As descobertas parecem apoiar a visão amplamente difundida de que os gatos têm suas próprias vidas, enquanto os cães são mais leais aos seus donos.

Os gatos tendiam a se aproximar tanto das pessoas que prestavam assistência aos seus donos, quanto das que se recusavam ou se omitiam a ajudar. Ou seja, os gatos não se importam em aceitar comida daqueles que foram rudes com seus donos.

Gatos são egoístas?

O estudo não revela isso, mas sim que gatos podem ser ineptos à vida social.

“Gatos e cachorros diferem nos hábitos de seus ancestrais e de como se tornaram nossos companheiros, o que provavelmente resultou na diferença no nível de empatia que as duas espécies demonstram com os outros”, disse Hitomi Chijiiwa, um dos pesquisadores.

Ambos os estudos foram publicados na revista cientifica Animal Behavior and Cognition. Veja aqui o estudo sobre o gato,  e aqui o estudo sobre o comportamento canino.

Fonte: asahi.com

Talvez te interesse ler também:

O ronronar do gato faz bem ao humano, ajuda a curar várias doenças

Não adianta enganar, seu cachorro sabe quando você está atuando

Cães, assim como as pessoas, tendem a ficar longe de pessoas ruins e negativas, diz estudo

Maneki Neko: significado e história do Gato da Sorte

Se um gato se esfrega em você, veja o que significa

O que significa sonhar com gatos?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...