Não adianta enganar, seu cachorro sabe quando você está atuando


Os cães são muito mais espertos do que imaginamos. Quantas vezes, em uma brincadeira, tentamos enganar o nosso cachorro mas quem fica com cara de bobo somos nós?

Os cães percebem os nossos sentimentos

A razão disso, segundo um novo estudo, é que os cães sabem quando os seus donos agem intencionalmente para enganá-los, porque eles percebem os nossos sentimentos. A dúvida que ainda paira é se eles entendem as intenções ou apenas respondem a resultados.

A pesquisadora Britta Schunemann, da Universidade de Göttingen, explicou ao Good News Network que:

“Os cães em nosso estudo se comportaram claramente de maneira diferente, dependendo se as ações de um experimentador humano foram intencionais ou não intencionais”.

Isso significa que os cães podem perceber a diferença entre algo feito de propósito ou por acidente.

O estudo

A equipe de pesquisadores alemães usou o paradigma “incapaz vs. relutante” no experimento realizado com 51 cães, cada um dos quais testado em três condições.

Cada animal foi separado do testador humano por uma barreira transparente e alimentado com pedaços de comida por uma abertura.

Na condição “relutante”, o experimentador retirou repentinamente a recompensa através da abertura na barreira e a colocou na frente de si mesmo. Na condição “incapaz desajeitado“, o experimentador trouxe a recompensa para a abertura e “tentou” passá-la, mas depois “acidentalmente” a deixou cair. Na condição “incapaz de bloquear”, o experimentador novamente tentou dar uma recompensa ao cão, mas este não conseguiu pegá-la porque a abertura estava bloqueada. Em todas as condições, a recompensa permaneceu do lado do testador da barreira.

Os cães não apenas esperavam mais na condição de má vontade do que na de incapacidade, como também eram mais propensos a sentar ou deitar – ações muitas vezes interpretadas como comportamentos apaziguadores – e parar de abanar o rabo.

Para um dos coautores do estudo, Hannes Rakoczy:

“Isso sugere que os cães podem de fato ser capazes de identificar a intenção em ação dos humanos”.

Estudos anteriores já haviam descoberto que os cães percebem a diferença entre rostos felizes e zangados, bem como são capazes de processar a linguagem de uma maneira muito semelhante à dos humanos pela entonação e pelas mudanças de volume que influenciam no significado das elocuções.

Os cães evoluíram para compreender os humanos

A hipótese dos especialistas é de que resultados como esse demonstram como os cães evoluíram nos últimos 30 mil anos para tentarem compreender os humanos.

O estudo foi publicado na Nature.

Talvez te interesse ler também:

É verdade: os cães entendem o que falamos. Um novo estudo confirma

Cães, assim como as pessoas, tendem a ficar longe de pessoas ruins e negativas, diz estudo.

Cães: carinho é tão ou mais importante que comida, diz pesquisa

Por que os cães inclinam a cabeça quando falamos com eles?

Os cães sabem reconhecer a felicidade e a raiva dos rostos humanos

Pesquisa revela: as vacas conversam e têm um “vocabulário próprio”! 

11 coisas que os humanos fazem e os cachorros odeiam

Cabras reconhecem emoções em rostos humanos e amam as pessoas felizes (VÍDEO)




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...