Mulher dorme melhor com cachorro do que com homem


Já ficou comprovado pela ciência que a convivência com os animais faz muito bem para a mente e a saúde do ser humano.

Uma dessas comprovações científicas revelou que a convivência com um animal de estimação pode ajudar a melhorar o resultado do tratamento antidepressivo.

Agora tem mais um estudo que vem reforçar os benefícios que um animal de estimação traz ao ser humano, só que desta vez tem a ver com compartilhar o soninho com ele, na mesma cama.

Essa pesquisa vem do Canisius College do estado de Nova York, e revelou que os cães são melhores companheiros de sono do que os humanos.

A pesquisadora principal desse estudo, Christy Hoffman, PhD, especialista em comportamento animal contou ao Healthline como foi o resultado desse estudo:

“Descobrimos que as mulheres comumente classificam os cães como melhores parceiros de cama, do que gatos e humanos, e relatam que seus cães melhoram qualidade de sono delas.”

Como foi o estudo?

Para realizar esse estudo, foram coletados dados de pesquisa online de 962 mulheres adultas que vivem nos Estados Unidos para investigar a relação entre os animais de estimação e a qualidade do sono humano.

  • 55% por cento das participantes compartilhavam sua cama com pelo menos um cachorro
  • 31% com ao menos um gato
  • 57% das participantes compartilhavam a cama com um parceiro humano.

A avaliação dessa pesquisa teve por base o momento do sono de cada participante compartilhado com cão, gato ou humano.

Se o resultado fosse representado com um ranking de classificação do melhor companheiro de sono, poderíamos representá-lo assim:

  • 1º lugar  -> cães
  • 2º lugar -> gatos
  • 3º lugar -> humano

Esse resultado teve como base as informações extraídas das participantes e a análise de Christy Hoffman, com base em seu conhecimento sobre comportamento animal.

Os resultados  apontam alguns motivos pelos quais os cães foram considerados melhores parceiros de sono:

  • Os padrões de sono dos cães, estão mais próximos com os padrões do sono dos humanos.
  • Quem dormiu com um cão relatou que o animal ficou na cama a maior parte da noite, enquanto quem dormiu com um gato afirmou que o felino passou menos tempo na cama.
  • Além do mais, os cães têm um forte instinto de proteção, o que transmite mais segurança para seus tutores, fazendo com que se sintam mais seguros e tranquilos na companhia deles.

Christy Hoffman ainda justificou o fato de os cães serem melhores companheiros para dormir junto do que os humanos, dizendo:

“Em comparação com os parceiros de cama humanos, os cães podem ser melhores em acomodar ao horário de sono de seus humanos.

Não é incomum que parceiros de cama humanos vão para a cama em horários muito diferentes e acordem em horários bem diferentes.

Essas diferenças nos horários dos parceiros podem certamente perturbar o sono.

É provável que os companheiros de cama caninos se adaptem mais prontamente à programação de seus tutores, do que os companheiros de cama humanos.”

Por que os gatos ficaram em 2º lugar?

Já os gatos ficaram em segundo lugar porque o ciclo de sono deles difere um pouco dos humanos.

“A diferença entre cães e gatos não é surpreendente porque os principais períodos de sono dos cães tendem a coincidir mais com os dos humanos, do que os dos gatos.”

Isso sugere que os gatos podem ser mais propensos do que os cães a criar distúrbios ao entrar e sair da cama, durante a noite”, explica Christy Hoffman.

Vale salientar que o resultado desse estudo não é uma regra, e sim, mais uma apontamento.

É claro que, dependendo do contexto e das peculiaridades da convivência entre humanos e pets, essa questão pode variar, podendo também os gatos serem ótimos companheiros para tirar uma boa soneca.

Seja como for, nesse estudo em específico, os doguinhos se destacaram como melhores para dividir uma noite de sono tranquila.

Por que os cães gostam de dormir com os humanos?

Vimos porque os humanos preferem dormir com os cachorros. Agora, veremos no vídeo do canal Perito Animal, porque os cães gostam de dormir com seus humanos.

Em síntese, os cães gostam de dormir com humanos porque na companhia deles satisfazem o senso de matilha (grupo de caninos), herdado de seus ancestrais canídeos que dormiam juntos para se proteger, relaxar e aquecer. Além, é claro, do vínculo afetivo e de companheirismo que desenvolvem em relação aos seus humanos.

Compartilhando a mesma cama com o pet

Hoje em dia, é muito comum doguinhos viverem dentro de casa e até dormir com seus tutores.

Cabe ressaltar, para quem tem receio de dividir a cama com o pet, que tanto o cão, quanto o humano podem compartilhar a mesma macrobiota e até existe um estudo embasando isso.

Veja também o que Jason Tetro, microbiologista e apresentador do The Super Awesome Science Show, explicou para o Healthline:

“A menos que nosso melhor amigo esteja doente ou tenha diarreia, não há realmente nenhum problema com germes.

Houve até um estudo que revelou que um cachorro e um humano vivendo juntos podem compartilhar mais da mesma espécie microbiana, do que dois humanos compartilhando o mesmo espaço.”

Logicamente, os mesmos cuidados aplicados entre humanos, cabe na convivência com os animais. Por isso, para evitar o surgimento de patógenos indesejáveis e prejudiciais à saúde, o recomendável é manter a higiene, ter cuidados com a saúde e uma alimentação saudável, tanto em relação aos humanos, quanto aos animais, para quem ambos tenham uma boa imunidade.

Tendo os devidos cuidados com hábitos de higiene, saúde e alimentação, dá para compartilhar cada momento com o pet e uma boa noite de sono.

Além do mais, um estudo comprovou que pessoas que convivem com cachorros tendem a ficar menos suscetíveis à problemas cardiovasculares e ter mais resistência e capacidade de recuperação às doenças (“menor risco de mortalidade por todas as causas”).

Saiba mais em:

Dormir ou não com os pets?

A questão de dormir ou não com os pets depende de alguns fatores como:

Nível de convivência entre humano e animal de estimação

Existem humanos que criam um forte vínculo de amizade com o animal e, por isso, compartilham a vida com ele a cada momento, mesmo as noites de sono. Já outros não.

Ritmo de vida do humano

Há tutores que embora cuidem bem de seus animais, não ficam muito com ele, devido a questão de trabalho, viagens e compromissos. Por isso, preferem que o animal tenha mais independência para não sofrer com os momentos de sua ausência, inclusive na hora de dormir

Temperamento do humano e do animal

Existem pessoas e animais que são mais agitados, mesmo quando dormem, e isto pode interferir na qualidade do sono.

Nesse caso, o animal pode dormir no mesmo quarto, porém na caminha dele.

Cães: os melhores amigos do sono

Com o resultado desse estudo, dá para concluir que se os cães já são considerados os melhores amigos do homem, agora também se tornaram os melhores companheiros de sono.

Veja mais notícias mostrando o companheirismo dos amigos caninos:

Pelos seus amados cachorros, mulher sem teto prefere ficar na rua!

Marido diz à esposa: eu ou os cachorros? E ela fica com os cachorros

A ciência explica o porquê de os cães serem tão sociáveis e amorosos

Talvez te interese ler também:

Acreditem: o ronco é uma das principais causas da traição

Para de roncar, pelo amor de Deus. Os remédios caseiros que podem ajudar

Dormir com quem ronca é prejudicial à saúde!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...