Por que o manipulador manipula? As causas da manipulação


A manipulação é um jogo perigoso que pode acabar com a vida de uma pessoa manipulada (digamos, a vítima). Mas muita gente se pergunta: por que o manipulador manipula? A manipulação é consciente ou inconsciente? O manipulador é sempre uma pessoa má? O que faz uma pessoa ser manipuladora?

Vamos lá… Tem muito material sobre manipulação na internet, no YouTube, em podcasts, pois esse é um assunto muito procurado, o que significa que, infelizmente, muita gente está se vendo em um círculo de manipulação, onde busca sair desesperadamente.

A manipulação mina a autoestima de uma pessoa. Pode ser sutil, envolver gaslighting (a crença de estar ficando louco) e ser realmente algo muito sério e difícil de lidar. Muitas vezes, o manipulador está em casa ou no trabalho, é um amigo, um crush, namorado ou enfim… em todo e qualquer caso, escapar dessa armadilha requer força, coragem e sabedoria. Primeiramente é necessário identificar a manipulação.

O que é manipulação

© Kemi Lo/Pexels

© Kemi Lo/Pexels

Entende-se por manipulação a manifestação de um jogo sutil, por vezes imperceptível, baseado no objetivo de conseguir do outro a satisfação dos próprios desejos, de maneira egoísta, irresponsável, em detrimento da vontade do outro. Ou seja, para o manipulador, o outro não conta. Apenas os seus próprios desejos, vontades, opiniões e decisões contam, como se o mundo girasse em torno do seu umbigo.

Para conseguir o que quer, o manipulador pode ser muito discreto e jogar de maneira aparentemente inócua, mas o jogo pode progredir para as chantagens emocionais que tentam deixar a vítima com medo, se sentir culpada, inadequada, e até chegar às agressões verbais e físicas.

Quem são os manipuladores?

São geralmente pessoas encantadoras, pois precisam exercer poder sobre os outros. Assim, a aparência é a melhor possível, claro, se se apresentassem como carrascos não conseguiriam manipular.

O jogo da manipulação é “simples”, é uma espécie de sadomasoquismo onde um manda e o outro obedece.

De alguma maneira, todos nós somos manipuladores em algumas ocasiões, pois é normal que queiramos convencer as pessoas de fazerem o que queremos, ou de pensar como pensamos.

Mas a diferença entre a manipulação “normal” e a patológica está na falta de empatia do manipulador que quer, a todo custo e independente de machucar o outro, satisfazer suas vontades.

Complicado, não é mesmo?

Como reconhecer um manipulador?

  • São pessoas frias que não falam de sentimentos
  • São ambíguas, incoerentes, vivem em cima do muro
  • São exageradamente críticas com os outros
  • Não sabem falar de coisas positivas
  • Dão a impressão de serem pessoas vazias, ainda que socialmente educadas e encantadoras
  • São pessoas inseguras
  • Arrogantes, os donos da verdade
  • Se mostram superiores
  • São dogmáticas e intolerantes
  • São rígidas, cheias de regras
  • Podem ser agressivas quando suas posições não são aceitas ou consideradas
  • No fundo, não têm confiança em si mesmas (embora muitas vezes mascarem uma autoconfiança incrível)
  • Isso se nota na tentativa desesperada que os manipuladores têm em convencer e em controlar tudo e todos, com suas opiniões, críticas, etc.
  • Manipuladores são desesperados com a imagem que passam aos outros, com o que pensam dele, etc, pois sentem medo, muito medo da rejeição social.

As causas da manipulação

Mas por que os manipuladores manipulam? São pessoas conscientemente más?

Geralmente não. Acredita-se que os manipuladores sejam pessoas que sofreram maus-tratos físicos ou emocionais na infância e, em uma tentativa inconsciente de corrigir suas próprias feridas, copiam o comportamento dos pais (cuidadores, um dos pais, enfim).

A dinâmica envolve sempre feridas emocionais como abandono, abuso, negligência, mentiras, chantagens. Ou seja, o manipulador é por sua vez manipulado pela sua criança interior ferida, que aprendeu a se relacionar dessa maneira para sobreviver.

Mas isso não deve ser desculpa nem deve ser visto como um “passar a mão na cabeça” de um manipulador. Muitas pessoas sofrearam abusos na infância e nem por isso são manipuladoras.

No fundo, manipuladores são pessoas medrosas que morrem de medo da vida, pois aprenderam esse jogo na infância. No mundo deles não existe amor, respeito e ou tolerância ao outro.

Mas não são geralmente pessoas más pois, na maioria dos casos, não têm consciência de serem manipuladoras, dado que aprenderam que é assim que se comporta e acreditam que esse é o jeito “normal” deles.

Os manipuladores inconscientes, de fato, podem ter dificuldade em entender que estão errados, que não têm empatia, que são insensíveis etc. Mas, de novo, isso não deve ser motivo para passar a mão na cabeça deles, pois eles devem entender que machucam os outros e a eles mesmos, pois saber relacionar-se é fundamental para ser feliz.

Por outro lado, existem sim os manipuladores conscientes. Ainda bem que são poucos, pois são pessoas muito mais perigosas, são perversas, sabem que manipulam os demais e usam isso a seus favores de maneira cruel, custe a quem custar: o importante é a satisfação dos próprios desejos.

Difícil se livrar de um manipulador por mais inocente e insconsciente que ele seja.

Ao menor sinal de manipulação, caia fora. Relacionamentos assim acabam com a autoestima de uma pessoa.

E se o manipular for inevitável (chefe ou membro da família), você vai precisar de muita estratégia para não cair nas armadilhas da manipulação.

As informações aqui contidas não substituem a consulta profissional. Aqui foram descritas as características gerais, e cada caso é um caso.

Fonte: Antonio Vicente/YouTube

Talvez te interesse ler também:

Manipulação afetiva, emocional: o que é e como reconhecer

Abuso emocional: 5 táticas de manipulação que a gente não percebe

Ghosting ou Curving: o que é pior? Sumir ou enrolar a pessoa?

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações

Narcisismo: todos os tipos, desdobramentos e sintomas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...