Segundo pesquisas, a melatonina pode agir como anticancerígeno


Em todo o mundo, o câncer é uma das principais causas de morbidade e mortalidade, e a melatonina pode ser de grande ajuda no combate à essa patologia.

Embora o termo ‘câncer’ pareça referir-se a uma única doença, na verdade engloba mais de 100 condições patológicas diferentes, com tecidos de origem e modos de desenvolvimento diferentes.

A abordagem terapêutica deve, portanto, ser diferenciada e isso faz do câncer uma doença muito complexa.

Estudos e testes recentes descobriram que a melatonina pode agir como anticancerígeno.  Tanto é que o Departamento de Saúde dos Estados Unidos conduziu uma pesquisa aprofundada sobre os inúmeros benefícios da suplementação de melatonina para o tratamento do câncer em pacientes.

Entenda.

Melatonina como anticancerígeno

A melatonina, molécula bioativa de origem natural conhecida principalmente por seu papel regulador no ciclo sono/vigília e por sua atividade antioxidante, também se destaca por suas importantes propriedades anticancerígenas.

De acordo com pesquisas, ela pode retardar a progressão do câncer em diferentes estágios do ciclo tumoral, desde a transformação celular inicial até a metástase.

Especificamente, a melatonina previne a divisão celular (antimitogênica) e a formação de novos vasos sanguíneos que nutrem o câncer (antiangiogênico).

Dependendo do tipo de tumor e da dose, sozinha ou em conjunto com outros fármacos utilizados na quimioterapia, a melatonina tem potencial para prevenir o aparecimento de tumores e capacidade terapêutica para retardar a progressão maligna e a disseminação metastática.

‘Assassina inteligente’

Outra possibilidade interessante é incluir a melatonina em tratamentos planejados de acordo com os parâmetros do sistema circadiano (oncocronoterapias), que conseguem aumentar a eficácia e tolerabilidade dos medicamentos.

Mesmo em processos cancerígenos que não respondem à melatonina, foi demonstrado que esta molécula pode sensibilizar as células cancerígenas e aumentar a eficácia dos tratamentos de radio/quimioterapia, tornando os tumores previamente quimiorresistentes sensíveis à radio/quimioterapia.

Considerando sua atividade farmacológica e eficácia clínica, a melatonina merece ser considerada um importante recurso de saúde pública.

Nesse sentido, a estratégia de combinar quimioterápicos com melatonina pode limitar os efeitos secundários do tratamento em células normais, permitindo aumentar as doses ativas dos fármacos sem exacerbar sua toxicidade.

A dose para atingir esse objetivo ainda não está clara. Os 1 a 2 mg usados ​​para regular os distúrbios do sono (dose fisiológica) podem ser excedidos e podem ser necessárias doses orais de 1 mg/kg de peso corporal.

Agente preventivo

A produção de melatonina no nosso organismo diminui com a idade, o que pode contribuir para que os órgãos fiquem mais vulneráveis ​​aos danos oxidativos e ao desenvolvimento de patologias, incluindo o cancro.

Tudo indica que a redução da melatonina associada à idade é um dos principais fatores causadores da imunossenescência (envelhecimento do sistema imunológico) e do desenvolvimento de neoplasias (tumores com taxa de crescimento maior do que a de tecidos normais).

Em relação a isso, a inclusão dessa molécula na terapia anticâncer convencional pode ser uma estratégia para reduzir o dano molecular produzido pela rádio/quimioterapia em células saudáveis ​​e, assim, aumentar a eficácia dos tratamentos antitumorais.

No entanto, apesar de haver um grande número de evidências científicas sobre a biossegurança da melatonina, também em altas concentrações, mais pesquisas são necessárias para definir os protocolos de dosagem ideais para cada tumor e paciente, bem como novas formulações aprimoradas.

Mais uma descoberta crucial da ciência!

Fonte: oncoguia.org

Talvez te interesse ler também:

O câncer entre jovens está aumentando. Estudo alerta para um epidemia

Exame de sangue revolucionário detecta câncer em estágio inicial

Novembro Azul: vamos prevenir o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

FDA alerta que todos os implantes mamários podem causar câncer

Alisantes para cabelo aumentam o risco de câncer de mama e de ovário

Johnson & Johnson vai parar de vender talco: risco de câncer




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...