Exame de sangue revolucionário detecta câncer em estágio inicial


Todo mundo sabe que as chances de cura de um câncer detectado no inicio da doença são muito maiores. E se fosse possível detectar câncer antes mesmo de os sintomas aparecerem? Pois um exame de sangue revolucionário promete isso.

O exame em questão se chama MCED (sigla em inglês para multi-cancer early detection) ou “teste Galleri” e, como diz o nome, é capaz de diagnosticar precocemente diversos tipos de câncer, com uma precisão surpreendente de mais de 97%.

O teste foi desenvolvido pela empresa GRAIL de Menlo Park especializada em diagnose precoce.

Como funciona

O exame tem o potencial de detectar vários tipos de câncer procurando por DNA livre de células (cfDNA), que é lançado por células tumorais e células saudáveis ​​​​na corrente sanguínea.

Para detectar apenas o cfDNA que indica a presença de câncer, o teste usa tecnologia moderna de sequenciamento genético e inteligência artificial para verificar padrões de alterações químicas no cfDNA que vêm de células cancerígenas, mas não são encontradas em células saudáveis.

Resultados animadores

Segundo um estudo conduzido pela própria empresa, o teste detectou 50 tipos diferentes de câncer com uma taxa de falsos positivos de 0,5%, o que significa que para 200 pessoas testadas, aproximadamente 1 recebeu um resultado positivo não havendo câncer.

Mas o que mais surpreende é o o fato que 71% dos participantes que foram testados com o método MCED, tiveram detectados tipologias de câncer para as quais não existem exames de rotina para diagnose precoce, e que 50% dos cânceres detectados estavam nos estágios I e II, os mais precoces e tratáveis.

Muitos casos de câncer são assintomáticos e, quando diagnosticados em estágio avançado, pouco pode ser feito para salvar vidas.

O estudo desenvolvido pela empresa se chama PATHFINDER. Nele, participaram 6.600 pessoas com 50 anos ou mais durante 12 meses.

Um teste do tipo MCED tem tudo para se tornar único e universal, mas novos estudos são necessários.

Fontes:

  1. Cancer Research Uk
  2. fanpage.it
  3. grail.com

Talvez te interesse ler também:

FDA alerta que todos os implantes mamários podem causar câncer

Johnson & Johnson vai parar de vender talco: risco de câncer

Refrigerante aumenta o risco de câncer, principalmente em mulher

É possível evitar câncer? Pesquisadores da Yale revelam se e quanto

Bactérias na língua podem ser indicadores de câncer de pâncreas em estágio inicial




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...