Novembro Azul: vamos prevenir o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens


A próstata é uma glândula que só o homem tem, localizada abaixo da bexiga. Sua função é produzir o sêmen. O câncer de próstata é o mais comum em homens a partir dos 40 anos, e agrava-se perto dos 60 anos. É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele, e representa 29% dos diagnósticos da doença no país.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 65.840 novos casos da doença são diagnosticados anualmente.

Os grupos de risco são os homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade.

A campanha Novembro Azul é cada vez mais necessária porque, com o envelhecimento da população, o câncer de próstata tem um impacto importante, e a prevenção é o melhor remédio.

Saiba mais.

Câncer de próstata: mitos e verdades

Para a EBC, o médico José Henrique Felipe falou sobre os mitos e verdades do câncer de próstata. Segundo ele, é verdade que os homens negros têm mais chance de desenvolver o câncer de próstata.

Estudos feitos nos Estados Unidos, onde a miscigenação é menor do que no Brasil, constataram os riscos maiores para essa parcela da população. Por isso, os homens negros devem se prevenir mais cedo.

O álcool ainda não está estabelecido como fator de risco. Não há comprovação científica sólida que indique que homens que bebem mais têm mais chances de desenvolver a doença.

Uma pancada na próstata ou infecção também não chegam a causar o câncer de próstata. São as mutações na célula da glândula que provocam a doença.

Já o fator hereditário pode levar o homem a desenvolver o câncer de próstata, sobretudo, se ele tiver um parente de primeiro grau com a doença.

Outro mito é em relação à impotência. O câncer de próstata pode causar impotência se afetar o nervo responsável pela potência peniana. O risco existe mas não é a regra.

Sintomas: os sinais de alerta para o câncer de próstata

Segundo o American Câncer Society e o NHS o câncer de próstata não dá sintomas em estágio inicial, por isso os exames preventivos são importantes.

Em estágios avançados podem ocorrer alguns sintomas, principalmente relacionados à micção, como:

  • Vontade frequente de urinar
  • Dificuldade em começar a fazer xixi (hesitação)
  • Esforçar-se ou demorar muito para fazer xixi
  • Sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido
  • Não conseguir segurar o xixi
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen

Mas atenção…

Nem sempre tais sintomas indicam a ocorrência do câncer de próstata. Portanto, nada de pânico.

A próstata pode aumentar de tamanho com a idade, e causar problemas relacionados à micção. Somente um médico pode diagnosticar a doença através de exames.

Dores nos ossos e nas costas, perda de apetite, dor nos testículos e perda de peso não intencional, juntamente com os sinais acima descritos, podem indicar metástases de um câncer de próstata.

Não espere por haver alguns sintomas. Faça exames preventivos a partir dos 40 anos.

Diagnóstico precoce cura

Em geral, os homens não gostam de fazer o exame de toque. Entretanto, José Henrique Felipe explica que a eficácia do diagnóstico se dá pela associação do exame de toque retal ao exame de sangue chamado PSA.

Não há medicamento nem dieta específica eficaz que possam prevenir a doença, embora se saiba que, em geral, ter um estilo de vida saudável seja a chave para uma boa saúde em geral.

O diagnóstico precoce é a melhor solução para combater o câncer de próstata. Se descoberto cedo, ele tem cura.

A doença só se manifesta quando o tumor está em fase avançada. Por isso, os exames devem ser feitos anualmente para que se possa diagnosticá-lo o mais cedo possível e tratá-lo adequadamente.

Se descoberto no início, a chance de cura do câncer de próstata aumenta em 90%.

Saúde do homem

Não só o câncer de próstata. Câncer de pênis, que pode inclusive levar à amputação do membro, é um outro tipo de câncer que os homens devem prevenir. A estimativa do INCA é de 1.130 novos casos dessa doença entre os anos de 2020 a 2022.

O câncer de boca, que pode ter como fator de risco o tabagismo, o excesso de álcool entre outras causas, também acomete bastante os homens. A estimativa do triênio é de 11.180 novos casos ao ano.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, além da idade e do histórico de câncer na família, o sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco. Por isso, ter um estilo de vida saudável é  fundamental para prevenir câncer de próstata, e outros tipos de câncer, além dos exames preventivos.

As recomendações de prevenção são:

  • fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física
  • manter o peso ideal, ou seja, adequado à altura
  • diminuir o consumo de álcool
  • não fumar
  • ter uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais
  • evitar consumo de gordura, principalmente as de origem animal

Talvez te interesse ler também:

Carnes vermelha, processada e álcool favorecem o aparecimento de câncer, mesmo que em pequenas quantidades. A confirmação oficial

Não somente câncer. Carne vermelha aumenta o risco de 9 tipos de doenças

Homem que lava, passa, troca fralda não é excepcional e não faz mais que obrigação

Sinais de que você está lidando com um narcisista e como fugir dele

Síndrome do Don Juan, sedutor mentiroso e compulsivo. Reconheça e fuja dele




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...