Carnes vermelha, processada e álcool favorecem o aparecimento de câncer, mesmo que em pequenas quantidades. A confirmação oficial


Você quer reduzir o risco de ter câncer em 40%? Pare de comer carnes vermelha, processada e de beber álcool. Isto é o que fora sugerido pelas novas diretrizes de saúde ditadas pelo World Cancer Research Fund (WCRF).

Estas últimas são baseadas em um estudo feito com mais de 50 milhões de pessoas. Esta é a maior pesquisa de câncer já realizada. No total, 3,5 milhões foram diagnosticadas com câncer. A análise descobriu que há evidências claras de que o consumo de carne vermelha e de carne processada são as duas causas de câncer colorretal.

Por esta razão, o WCRF pede a todos que limitem a ingestão de carne vermelha (carne bovina, carne de porco, cordeiro, veado e cabra) e consumir pouca ou nenhuma carne processada (presunto, bacon, salame e salsicha).

Se você come carne vermelha, o WCRF convida você a limitar o consumo a não mais de três porções por semana: cerca de 350-500g do peso cozido.

“Não é necessário consumir carne vermelha para manter um estado nutricional adequado… comer carne não é parte essencial de uma dieta saudável”, diz o estudo.

A pesquisa é ainda mais severa quanto ao consumo de carne processada. Neste caso, a evidência contra ela é ainda mais clara. Os dados mostram que nenhum nível de sua ingestão pode estar associado à ausência de risco. Ao contrário, o risco de câncer aumenta comendo até mesmo quantidades mínimas de carne processada.

O álcool também está na lista negra: está ligado a tumores da boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, colorretal e mama.

vinho salame

“Mesmo pequenas quantidades de bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de contrair vários tipos de câncer”, diz o estudo.

Tal como acontece com a carne processada, a WCRF diz que não há quantidade de álcool, nem mesmo a menor, que não aumente o risco de ter um tumor.

As diretrizes de 10 pontos também destacaram a ligação entre obesidade e alguns tipos de câncer. No entanto, carne vermelha, carne processada e álcool estiveram diretamente relacionados ao câncer em si, não apenas ao excesso de peso.

world cancer carne

Aqui estão os 10 pontos para reduzir o risco de câncer:

  1. Mantenha um peso saudável
  2. Faça atividade física
  3. Tenha uma dieta rica em grãos integrais, legumes, frutas e legumes
  4. Limite o consumo de alimentos de “fast food” e outros alimentos processados ​​ricos em gorduras, amidos ou açúcares
  5. Limite o consumo de carne vermelha e processada
  6. Limite o consumo de bebidas açucaradas
  7. Limite o consumo de álcool
  8. Não use suplementos para prevenção do câncer
  9. Para as mães: amamentar o bebê porque ajuda as mães a se protegerem do câncer de mama e impede que as crianças estejam acima do peso
  10. Após um diagnóstico de câncer, continue a seguir os conselhos acima, porque há evidências crescentes de que os fatores relacionados ao estilo de vida (como aumento da massa gorda e baixos níveis de atividade física) afetam as chances de sobrevivência das mulheres depois de um diagnóstico de câncer de mama, e também de outros tipos de câncer.

Para ler o dossiê completo, clique aqui.

Talvez te interesse ler também:
O CONSUMO DE CARNE PROVOCA CÂNCER: O ALERTA CHOCANTE VEM DA OMS
ÁLCOOL FAZ MAL EM QUALQUER QUANTIDADE, DIZEM PESQUISAS
O ÁLCOOL AUMENTA O RISCO DE CÂNCER E PROVOCA DANOS GENÉTICOS PERMANENTES



Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...