O câncer entre jovens está aumentando. Estudo alerta para um epidemia


Não é impressão tua. Jovens, crianças e adolescentes estão cada vez mais adoecendo e morrendo de câncer. O aumento de casos entre pessoas de 20 a 49 anos foi detectado em um estudo feito em 44 países, incluindo o Brasil.

As causas teriam a ver com uma maior exposição a uma série de fatores de risco na primeira infância e na adolescência, tais quais: obesidade, tabagismo, álcool e poluição ambiental.

É o que sugerem os resultados de uma nova análise de registros sobre câncer, coletados em 44 países entre 2002 e 2012 em adultos de 20 a 49 anos de idade.

Entre as diferentes formas de câncer, os pesquisadores concentraram-se no câncer colorretal e em 13 outros tipos de câncer relacionados, principalmente, ao sistema digestivo.

Para o professor Shuji Ogino, da Harvard TH Chan School of Public Health em Boston, Estados Unidos, o aumento se deve a uma série de fatores de risco que provavelmente estão trabalhando juntos, alguns conhecidos e outros ainda não estudados.

Entre os fatores conhecidos estão obesidade, pouca atividade física, diabetes, uso abusivo de álcool, tabagismo, poluição ambiental e dietas ricas em carnes vermelhas e açúcares, além do trabalho em turnos diferentes e falta de sono.

“E também há muitos fatores de risco desconhecidos, como certos poluentes e aditivos alimentares. Ninguém sabe”, disse Ogino.

A poluição causada pelo plástico, por exemplo, é um problema que está apenas começando a ser estudado:

Câncer colorretal em alta entre os jovens

A análise detalhada em um estudo publicado na revista científica Nature Reviews Clinical Oncology mostrou que, entre 2002 e 2012, o crescimento médio anual do câncer colorretal em adultos jovens foi de cerca de 2,% nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França e Japão.

Um crescimento de 2% ao ano pode não parecer um grande aumento, mas se pensarmos em termos de inflação, entenderemos que trata-se de uma grande mudança daqui a 10 ou 20 anos. Não é pouco, explica Ogino.

Aos aumentos observados no período estudado, há também o chamado “efeito curto”, o que significa que quanto mais jovem você for, maior o risco de câncer. Ou seja, o risco de desenvolver essa doença vem aumentando de geração em geração.

O estudo revelou que os nascidos na década de 1990 têm um risco maior de desenvolver câncer enquanto jovens, em relação aos nascidos na década de 1980, e assim por diante.

“A exposição a fatores de risco na primeira infância e na idade adulta jovem, embora os efeitos específicos das exposições individuais permaneçam amplamente desconhecidos, mudaram substancialmente, com tendências variadas observadas em todo o mundo desde meados do século XX”.

Os pesquisadores alertam para uma possível epidemia de câncer de início precoce (quando ocorre em adultos com menos de 50 anos) nas gerações mais jovens e futuras.

O câncer não é mais uma doença de idosos.

Fontes:

  1. CNN
  2. Nature Reviews Clinical Oncology

Talvez te interesse ler também:

Você, maravilhosa, não esqueça o Outubro Rosa!

Alisantes para cabelo aumentam o risco de câncer de mama e de ovário

FDA alerta que todos os implantes mamários podem causar câncer

Exame de sangue revolucionário detecta câncer em estágio inicial

Refrigerante aumenta o risco de câncer, principalmente em mulher

É possível evitar câncer? Pesquisadores da Yale revelam se e quanto




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...