Uma Espiral Viral: Steve Cutts mostra como evitar pandemias


Uma Espiral Viral é o nome da animação criada pelo gabaritado artista Steve Cutts que revela, de forma clara, a inter-relação entre o nosso sistema alimentar, a saúde pública e o bem-estar dos animais, das pessoas e do nosso planeta.

O curta-metragem de 4 minutos produzido pela Fundação Nicolaas G. Pierson do Partido Animalista Holandês, apresenta os fatores relacionados ao surgimento de zoonoses infecciosas de grande impacto, como por exemplo a da Covid-19.

Além de apontar as causas, o filme também destaca as medidas de prevenção para evitar novas pandemias.

A relação do sistema alimentar com a propagação de doenças

O que foi ressaltado na animação Uma Espiral Viral também é confirmado pelos cientistas, ou seja, para melhorar a saúde, prevenir a propagação de doenças zoonóticas pandêmicas (como a Covid-19) e manter o planeta habitável, é necessário transformar o sistema alimentar.

De acordo com relatório noticiado pela agência internacional de notícias IPS News, as indústrias intensivas de carne e laticínios estão entre as principais causas das mudanças climáticas, do desmatamento e da perda de biodiversidade.

Vídeo Uma Espiral Viral

Assista ao vídeo de Steve Cutts, publicado no canal do narrador em português da animação, Frank Alárcon.

O vídeo que traz uma mensagem bem clara de como a humanidade tem provocado os males contemporâneos e deixado de atuar na prevenção.

Assista e tire suas próprias conclusões.

Efeitos dos sistema de vida humano

Aproveitando o gancho da mensagem deste vídeo, é oportuno dizer que a indústria da carne e a exploração animal são alguns dos fatores responsáveis por efeitos, como:

  • disseminação de infecções: já que as indústrias mundiais da carne, de lacticínios e de peles são focos de doenças infecciosas
  • crueldade e sofrimento dos animais: criados para produção de bens e serviços de todo o tipo, dos cosméticos à farmácia, passando pelo turismo e entretenimento.
  • aquecimento global: causando a crise climática que vem provocando inundações, incêndios florestais e fome
  •  aumento da resistência medicamentosa: devido ao uso intensivo de antibióticos na criação de animais e no combate da disseminação de infecções.
  •  intensificação da poluição: do ar, da água e do solo
  •  impacto negativo na vida de nosso planeta: com a devastação das florestas e extinção de espécies

Veja mais efeitos destrutivos desencadeados pela indústria da carne e a exploração animal, em

Proliferação de doenças infecciosas

Como listado anteriormente, a criação de animais para o abate, o comércio da carne e da pele de animais aumentam o risco de transmissão de doenças. Três em cada quatro das novas doenças infecciosas são causadas pelo tratamento cruel, antinatural e insustentável de animais.

Algumas dessas doenças são:

  • SARS
  • MERS
  • gripe suína
  • gripe das aviária
  • doença da vaca louca
  • Covid-19 e suas mutações

Vale ressaltar que se a humanidade continuar robustecendo este estilo de vida desequilibrado, a tendência é que outras doenças pandêmicas apareçam por aí.

A exemplo de novas pandemias ligadas à criação exploratória e perversa de animais, temos o que ocorreu na Dinamarca, maior produtora de peles de visons do mundo e que se tornou foco de mutações do coronavírus.

De acordo com virologistas, a indústria das peles pode até ter sido responsável pelo salto do coronavírus dos animais para os humanos.

E para intensificar o sofrimento animal, eles é que acabam sendo sacrificados em decorrência do homem causar as condições ideais para a proliferação de doenças:

Petição: Revolução Alimentar

Por todos esses fatores, foi criada a petição #FoodRevolution que conclama as pessoas à uma Revolução Alimentar, a fim de por a saúde das pessoas, dos animais e do planeta em primeira instância!

Esta petição propõe aos líderes mundiais de iniciar um plano de ação de 7 etapas com o objetivo de promover um sistema alimentar sustentável para todos.

As 7 etapas desse Plano de Ação para um sistema alimentar mais saudável e compassivo são:

  1. Assumirem uma forte posição de liderança na redução de, pelo menos, 75% dos produtos animais em 2030, começando por disponibilizar diariamente uma opção vegana no cardápio das cantinas públicas.
  2. Ajudarem os pequenos e médios agricultores e dar incentivo para a agricultura familiar
  3. Eliminarem gradualmente os subsídios para a carne e os lacticínios.
  4. Proibirem o consumo e o comércio de animais selvagens.
  5. Proibirem a produção, importação e comércio de peles.
  6. Acabarem com os transportes internacionais de animais vivos.
  7. Imporem a rotulagem obrigatória de todos os produtos de origem animal, indicando onde e em que condições os animais foram criados e abatidos, e qual é a pegada ecológica do produto.

Para mostrar seu apoio e chamar a atenção dos governantes mundiais para a necessidade da implementação desse plano de ação, assine esta petição clicando -> AQUI.

Novas medidas por um futuro melhor

A mudança do sistema de vida que a humanidade vem levando é necessária a fim de garantir:

  • um futuro melhor para todos
  • qualidade de vida
  • meios de subsistência saudáveis e sustentáveis
  • preservação da Natureza, do solo, do ar e da água
  • a libertação dos animais da crueldade provocada pelas indústrias de produtos de origem animal

Outros motivos:

Com nossas escolhas, ações e hábitos, podemos desencadear uma revolução pacífica que gere uma existência mais digna para todos os seres neste planeta!

Para saber mais sobre alimentação saudável, consciente e sustentável, talvez te interesse ler também:

Vegetarianismo aumenta quase o dobro no Brasil

Cresce o número de pessoas veganas no mundo inteiro, revela pesquisa

Quer virar vegetariano? Veja um passo a passo que pode facilitar tua decisão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...