10 alimentos e ervas que são verdadeiros antibióticos naturais

alimentos e ervas que são verdadeiros antibióticos naturais

Não apenas ervas aromáticas ou alimentos, mas remédios reais e antibióticos naturais, graças às suas propriedades curativas. Veja como definir do ponto de vista da cura natural alimentos como o alho ou a cebola, ervas como orégano e especiarias como gengibre e canela, que estão cada vez mais sendo estudados pela ciência por causa das propriedades curativas que os caracterizam. Vamos descobrir algumas alternativas naturais para medicamentos tradicionais.

1. Alho

O alho é considerado desde os séculos passados, por suas eficazes propriedades curativas, um remédio natural. É rico em antioxidantes, capazes de contribuírem para a destruição de radicais livres, responsáveis pela deterioração do organismo, ação que ao decorrer do tempo pode levar a doenças cardíacas e câncer. O alho ajuda a reduzir a pressão arterial, combate as infecções da pele e protege o coração.

2. Echinacea

A echinacea tem sido muito utilizada para o fortalecimento do sistema imunológico. É considerada útil para a prevenção e tratamento de doenças sazonais, como resfriados e gripes. A echinacea é de fato particularmente adequada no caso de doenças das vias respiratórias superiores, o que pode incluir, além dos resfriados, as tosses. É também indicada para o tratamento de infecções que envolvem o trato urinário.

3. Cebola

A cebola, assim como o alho, são considerados verdadeiros medicamentos naturais por sua poderosas propriedades antibacterianas. Às cebolas também são atribuídas as propriedades diuréticas, o que as tornam úteis para ajudar o corpo a purificar-se. Eles desempenham também um papel anti-inflamatório e melhoram a circulação sanguínea. São úteis para a prevenção e para o tratamento de constipações, gripe e dor de garganta.

Leia também: CEBOLA E ALHO: VEM DA NATUREZA A AJUDA PARA EVITAR CÂNCER DE ESTÔMAGO

4. Abacate

O abacate foi considerado do ponto de vista científico, como um importante alimento para obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos. A melhor variedade da fruta, nesse ponto de vista, é representada pelo abacate chileno, uma das espécies vegetais características da floresta tropical sul-americana, um verdadeiro tesouro de biodiversidade.

Leia também: ABACATE: PORQUÊ COMER UM POR DIA

5. Chá verde

Das folhas do chá verde, além da bebida bem conhecida, é possível obter um polifenol especial, capaz de atuar sinergicamente com antibióticos no tratamento de bactérias, como a Streptococcus e nas infecções por E. coli. O chá verde é rico em antioxidantes considerados capazes de realizarem uma ação preventiva contra o aparecimento de diferentes tipos de câncer, particularmente os relacionados à pele.

Leia também: O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

6. Neem

Das folhas e dos frutos da árvore de Neem (Azadirachta indica), se obtém um poderoso óleo curativo, normalmente usado na medicina tradicional indiana. À ele são atribuídas propriedades antifúngica, antibacteriana, antiviral e anti-parasitária. O óleo de Neem para uso interno deve ser obtido especificamente para este fim e ser 100% puro.

7. Gengibre

O gengibre é uma verdadeira panaceia para a saúde. Pode ser consumido fresco, como um alimento em si, ou sob a forma de especiarias e condimentos, depois de ser secado e reduzido em pó. O efeito benéfico do gengibre prevê sua utilização na preparação de infusão, úteis para o tratamento e prevenção da gripe, dor de garganta, tosse e resfriado. O gengibre também tem sido relatado entre os dez alimentos de maiores propriedades anticâncer.

Leia também: GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

8. Orégano

O orégano não é simplesmente uma erva aromática utilizada na culinária somente para dar sabor aos pratos, mas é também uma verdadeira erva medicinal, útil para proteger a nossa saúde graças às suas propriedades terapêuticas que permitem defini-lo como um analgésico, antisséptico e antiespasmódico natural. O óleo essencial derivado dele tem fortes propriedades antibacterianas e a sua utilização é útil na aromaterapia para o tratamento de doenças relacionadas com o sistema respiratório.

9. Pau d’Arco

O Pau d'Arco é uma espécie vegetal de origem sul-americana que contém substâncias consideradas eficazes no tratamento de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Ele fortalece o sistema imunológico e tem a capacidade de neutralizar muitas doenças sem provocar efeitos colaterais. Segundo especialistas em medicina natural, o Pau d’Arco deveria ser usado no lugar dos antibióticos para o tratamento das infecções mais comuns.

10. Canela

canela

Uma espécie que não deve ser considerada apenas como ingrediente para dar sabor aos doces e sim, como um tesouro de propriedades benéficas úteis para a nossa saúde. Alivia a dor menstrual, é um antibacteriano natural, reduz a dor causada pela artrite, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e é um remédio natural contra resfriados e dores de garganta.

Leia também:

setaCANELA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS

setaOMS ALERTA: USO ABUSIVO DE ANTIBIÓTICOS AMEAÇA A SAÚDE

setaCONHEÇA ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS