Cebola roxa, a inimiga do câncer de cólon e de mama


Seriam as cebolas roxas (ou vermelhas) um novo superalimento? Cruas ou cozidas, as cebolas, especialmente as roxas, seriam um dos aliados ideais na luta contra o câncer de cólon e de mama. Suas propriedades verdadeiramente medicinais já eram conhecidas mas, agora um estudo canadense demonstrou como este alimento ajuda a criar um ambiente desfavorável para o crescimento de possíveis tumores, graças a substâncias como a quercetina e as antocianinas.

De acordo com uma pesquisa, realizada pela University of Guelp, no Canadá, na verdade, as cebolas roxas seriam capazes de matar as células cancerosas no cólon e na mama, graças ao seu superpoder antioxidante.

Todas as cebolas teriam propriedades anticancerígenas, mas, de acordo com os pesquisadores canadenses, as roxas, ou vermelhas, seriam mais eficazes na luta contra as células cancerosas apenas nesses dois tipos de câncer.

A pesquisa

Para chegar a este resultado, os pesquisadores fizeram testes em 5 tipos diferentes de cebolas cultivadas em Ontário e, descobriram que a variedade vermelha chamada “Ruby ring onion” é a mais eficaz contra os cânceres de cólon e de mama. Isto seria devido ao seu alto teor de quercetina, um tipo de flavonóides de poder antioxidante, e às antocianinas, uma classe de pigmentos que dão à cebola a sua cor vermelha característica, e favorecem a atividade antitumoral da própria quercetina.

“A antocianina é instrumental no fornecimento das cores às frutas e legumes, por isso faz sentido que as cebolas vermelhas tenham maior poder para combater o câncer”, explica o Dr. Abdulmonem Murayyan, PhD, e um dos autores da pesquisa.

“As cebolas – continua Murayyan – ativam os percursos que estimulam as células cancerosas a se submeterem à morte celular. Elas promovem um ambiente desfavorável para as células cancerosas e perturbam as comunicações entre elas, o que inibe o seu crescimento”.

A fase experimental da pesquisa prosseguiu colocando em contato as células doentes, provenientes de amostras do cólon humano, com um extrato de quercetina derivado de 5 tipos de cebolas testadas. A próxima etapa do estudo será experimentar diretamente em seres humanos. Por enquanto, os pesquisadores estão estudando vários métodos de extração da quercetina sem o uso de produtos químicos.

Fato é que uma alimentação saudável, e genuína, continua sendo uma arma que combate o desenvolvimento de tumores, juntamente com o sono de boa qualidade e as atividades físicas.

Cebolas brancas ou roxas, o importante é variar as cores do cardápio e comer o mais colorido possível, pois, nossas avós já sabiam: Cor é Saúde, Cor é Vida! Viva a Cebola Roxa!

Talvez te interesse ler também:

Cebola: benefícios, propriedades nutricionais e usos medicinais

O ARCO-ÍRIS DAS FRUTAS E VERDURAS: PROPRIEDADES ALIMENTÍCIAS COM BASE NAS CORES DOS ALIMENTOS

COMO PLANTAR E COLHER CEBOLA. DICAS PRÁTICAS E SIMPLES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...