Como Fazer Cebola Em Conserva? 6 Receitas para todos!


Cebola é bom demais embora ainda haja quem não goste dela. Vamos falar dos benefícios deste tempero essencial e de como fazer uma conserva de cebola para ter sempre à mão um petisco leve, saudável e super saboroso, para acompanhar um bom papo com os amigos, ou mesmo para colocar junto do arroz e feijão nosso de cada dia! Não vai ter desculpa! Cebola para todos!

Muita gente que torce o nariz, mal sabe que a cebola possui muitos benefícios para nossa saúde, inclusive para prevenir o câncer! E não é só isso, segundo alguns médicos e nutricionistas, o consumo da cebola combate diversos problemas de saúde como, pressão alta, diabetes, intestino preso e excesso de peso.

Além desses benefícios, a cebola é conhecida por ajudar no tratamento de:

  • Gripes e resfriados – Devido à presença da alicina (obtida quando a cebola é triturada), vitaminas A e C e enxofre. Essas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas combate gripes, resfriados e ajuda a tratar problemas nas vias respiratórias.
  • Auxilia no emagrecimento – Por ser pobre em calorias e rica em fibras, a cebola promove uma sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino, eliminando toxinas, prisão de ventre e retenção de líquidos. Recomenda-se também utilizar a casca que é rica em quercetina que acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura.
  • Protege o coração – A quercetina também ajuda a prevenir coágulos, melhora a circulação sanguínea e regula as taxas de colesterol. O silício presente na cebola previne o envelhecimento das veias e artérias.
  • Combate o envelhecimento precoce – As vitaminas A, C e E, bem como o enxofre, o selênio e a antocianina presentes na cebola fazem dela um poderoso antioxidante combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. E a vitamina C ainda auxilia na produção de colágeno, essencial para a firmeza da pele.
  • Combate a hipertensão – O potássio presente na cebola elimina o excesso de líquidos no corpo e diminui a quantidade de sódio no organismo.
  • Controle de diabetes – A cebola também possui uma substância chamada glucoquinina (também obtida quando é triturada), que é uma espécie de insulina vegetal que ajuda na regulação de açúcar no sangue e no controle de insulina.
  • Previne câncer – Dados estatísticos de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, apontou que comer duas cebolas por semana reduzem em 56% o risco de câncer de laringe, 43% de câncer de ovário e 25% o de rins. Enquanto que os que comem uma cebola inteira por dia tem 56% e 88% menos chances de ter câncer colorretal e de boca, respectivamente.
  • Contra o câncer de cólon e de mama: A cebola roxa é inimiga do câncer de cólon e de mama por causa de seus super antioxidantes. É o que revelou uma pesquisa realizada pela University of Guelp, no Canadá.

E aí? Ainda tá com “nojinho” ou frescura de comer cebola? Veja bem se não vale o “sacrifício”?! Apesar da matéria aqui citada indicar para comer a cebola preferencialmente in natura ou pouco cozida para preservar os nutrientes, existem formas de consumo muito saborosas que podem entrar no seu cardápio.

Uma delas é a conserva de cebola, que embora tenha basicamente os mesmos ingredientes, existem formas de preparo diferentes e até “divertidas”, pela maneira com que os vídeos se apresentam. Separamos aqui algumas opções… Vamos conferir?!

6 Receitas de Conserva de Cebola

No vinho

Esse primeiro vídeo é uma reportagem da Rede de TV Record, que aborda os diversos tipos de conserva servidos nos restaurantes, focando principalmente a conserva de cebola que é a preferida, segundo a matéria. No Elídio Bar Mooca, a conserva que faz sucesso é a conserva de cebola no vinho.

O entrevistado Antônio ensina a preparar dizendo para descascar as cebolas e deixá-las em uma vasilha com água de 10 a 20 minutos para tirar o ardor. Depois coloca vinho tinto suave (não pode ser o seco senão não tira o ardor) e vai trocando o vinho a cada dois dias. Dessa maneira as cebolas podem durar até duas semanas, isso se não as consumirem antes!

Confira os detalhes dessa matéria: Elidio Bar Record Conservas Preparação Cebola no Vinho

No azeite

Esse próximo vídeo é mais caseiro, onde a Alessandra Santos Pastel ensina como fazer a conserva de cebola no azeite temperado. Como vocês poderão ver, o vídeo já se inicia com as cebolas descascadas em uma panela com água, onde ela coloca um pouco de vinagre e sal.

Ela deixa cozinhar por 15 minutos, escorre a água e deixa esfriar. Assim que as cebolas esfriam, ela deixa secar sobre um papel toalha e separa os outros ingredientes: azeite, tempero (no caso ela utilizou o Chimichurri por considerar ser bem temperado e saboroso) e pimenta.

Depois que as cebolas secarem um pouco, ela coloca uma por uma em um recipiente de vidro limpo e esterilizado (geralmente reutiliza-se vidros grandes de azeitona). Completa com azeite até cobrir as cebolas e coloca o tempero e a pimenta.

Fecha o vidro e mistura para apurar o tempero no azeite e na cebola. Esse tipo de conserva, quanto mais tempo curte, melhor fica, então se possível, espere pelo menos 1 dia para consumi-lo. No vídeo, Alessandra também dá dicas de utilização tanto do azeite temperado como da própria cebola para compor os pratos.

Confira no vídeo abaixo: Conserva de cebolinha no azeite temperado

No vinagre

No vídeo da Mara Caprio, ela ensina uma outra opção de conserva em cebola feita com vinagre que pode ser o branco ou o tinto (de vinho). Além do vinagre ela utiliza, sal, alho, folhas de louro e 1 kg de cebola (que quanto menor forem as cebolas, melhor segundo ela).

Mara coloca as cebolas para cozinhar por apenas 5 minutos numa panela com água fervente e sal. Depois ela retira as cebolas da água, deixa esfriar e coloca num recipiente de vidro grande, intercalando com o alho descascado e as folhas de louro, até encher o pote.

Por último, ela coloca o sal e completa com vinagre. Depois ela mexe e coloca um pouco de orégano, mexendo mais um pouco. As indicações dela são para utilizar as cebolas como tempero, ou até mesmo comer como acompanhamento de outros pratos, como arroz, feijão, carnes, etc.

Veja as instruções da Mara neste vídeo: Cebola em conserva fácil de fazer por Mara Caprio

Super temperada

Nossa quarta dica é de uma conserva de cebola super temperada, pois a Lu Morena coloca bastante pimenta no preparo e de diversos tipos. Seguem os ingredientes:

  • 1 Kg de mini cebolas
  • 500 ml de água
  • 250 ml de vinagre de maçã
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 6 Folhas de louro
  • 1 Colher de sobremesa de orégano
  • 1 Colher de chá de pimenta rosa em grãos
  • 1 Colher de chá de pimenta do reino em grãos
  • 3 Colheres de sobremesa de açúcar
  • 450 ml de azeite
  • 1 Colher de sopa rasa de sal
  • Salsinha picada a gosto
  • 4 Dentes de alho inteiros
  • 3 Colheres de sopa de alho filetado desidratado, (não vai ao fogo)
  • 1 Colher de chá de pimenta calabresa desidratada
  • 2 colheres de chá de semente de coentro desidratado
  • 1 Colher de chá de pimenta jamaica desidratada
  • 1 Colher de chá de de salsinha e alho desidratados

Nesse vídeo, Lu explica que deixou as cebolas de molho na água por 20 minutos, descascou e cortou só uma das pontas para que não abra na hora de ferver. Depois ela coloca as cebolas em uma panela com todos os ingredientes (exceto o azeite, as folhas de louro e a salsinha) e deixa ferver por 15 minutos. Quando começa a ferver, ela coloca as folhas de louro e os talos de salsinha.

Depois de cozidas, ela divide as cebolas e o caldo em 3 potes de vidro até a metade para conseguir colocar um punhado de alho ralado em cada pote e o azeite (meia xícara em cada pote). Para finalizar, ela completa com o restante da cebola e do caldo.

As orientações da Lu são para deixar os potes fechados por pelo menos 1 semana antes de serem consumidas as cebolas, para que apure mais o tempero e fiquem mais saborosas.

Confira as dicas da Lu: Mine Cebola em Conserva, deliciosa #lumorena

Agridoce

Também temos uma versão oriental de conserva em cebola, com um sabor agridoce! Nesse vídeo, Miriam apresenta uma receita que ela aprendeu com a mãe dela que também é oriental.

Os ingredientes para esta receitas estão no blog “Canal tend tudo”:

  • 500 gr de cebola pequena (deixar de molho com 2 colheres de chá de sal durante uma noite)
  • 500 ml de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá (cheia) de sal
  • 2 colheres de sopa de vinagre (vinagre de arroz)
  • 1 colher de sopa de aji-no-moto

Primeiro ela orienta a descascar as cebolas e, assim como a Lu do vídeo anterior, Miriam também explica a importância de se cortar a pontinha de apenas um dos lados para a cebola não desmanchar. Depois de descascar as cebolas, ela coloca um pouco de sal e deixa descansando da noite para o dia para soltar o líquido da cebola.

No dia seguinte, ela escorre o líquido com a ajuda de uma peneira, não precisa enxaguar. Depois que drenou bem o líquido, Miriam seca cebola por cebola com um papel toalha e coloca num recipiente de vidro. Em uma panela, Miriam ferve a água, coloca o açúcar e o sal, mistura um pouco, desliga o fogo e deixa esfriar.

Depois que a água esfria, ela coloca o aji-no-moto e o vinagre e mistura bem. Para finalizar, Miriam coloca a água com os temperos no pote com as cebolas e fecha. Ela também orienta a deixar mais tempo para curtir antes de comer, pois quanto mais tempo ficar, melhor.

Sobre o armazenamento, ela informa ainda que, mesmo não tendo conservantes, essa receita dura até 6 meses se conservados na geladeira.

Veja o passo a passo: CONSERVA DE CEBOLA

Com alho

E por último, mas não menos importante, temos o ilustre Adilson Figueira para fechar com chave de outro nossa lista de receitas de conserva de cebola! Falo assim, pois o vídeo é hilário e não sei como ele conseguiu fazer tudo com um braço engessado. Além disso, sua maneira de se expressar é bem divertida, mas ele consegue ensinar tudo de forma clara, prática e habilidosa!

Vamos aos ingredientes:

  • 1 kg de cebolinha pequena
  • cheiro verde a gosto
  • pimenta do reino em grão a gosto
  • pimentas ardidas ou de cheiro a gosto
  • orégano a gosto
  • pimentão a gosto
  • pimenta calabresa a gosto
  • azeite
  • vinagre
  • água fervida 1 litro
  • 8 dente de alho

Confiram o passo a passo do Adilson, para entender melhor a maneira irreverente dele preparar sua conserva de “cabra-macho” como ele se refere: Receita de Cebolas pequenas em Conservas

E então? Gostaram das receitas? Se não gosta de cebola, tente ao menos provar uma dessas receitas para conhecer a cebola de uma maneira diferente. Quando deixadas de molho ou drenadas, elas perdem aquele ardor característico e ficam “neutras” para receberem o sabor que quiserem.

Por isso, se nenhuma dessas receitas agradou, ou algum dos ingredientes não cai bem, não se acanhe em substituir e por que não até, criar a sua própria conserva de cebola? Use a imaginação e faça a seu gosto! Até a próxima.

Talvez te interesse ler também:

Bolo de banana fit: escolha a sua receita. Veja 6 opções

Alface americana: a mais gostosa é também a mais saudável?

Ingá, tem até em música, descubra que essa fruta é boa pra muita coisa

Queijo cottage: diferenças, benefícios e formas de usar




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...