15 Dicas para Eliminar a Barriga da Menopausa


A menopausa é uma fase da vida em que muitas mulheres enfrentam mudanças hormonais significativas, que podem resultar no ganho de peso, especialmente na região abdominal. Essa “pochete” indesejada pode ser frustrante e difícil de eliminar, mas com algumas estratégias adequadas, é possível alcançar o sucesso. Vamos explorar por que é tão desafiador eliminar a gordura da barriga durante a menopausa e discutir 15 maneiras eficazes de combater esse problema.

Por que é tão difícil acabar com a gordura da barriga na menopausa?

Durante a menopausa, os níveis hormonais, incluindo estrogênio e progesterona, diminuem significativamente. Isso pode resultar em uma redistribuição da gordura corporal, com uma maior tendência para o acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, o metabolismo pode desacelerar à medida que envelhecemos, tornando ainda mais difícil perder peso. O estresse e a falta de sono também podem contribuir para o ganho de peso na menopausa.

Mas o problema do acúmulo de gordura na região abdominal não é “apenas” estético. É uma questão de saúde, pois esse tipo de gordura está relacionado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Sabendo disso, agora vamos explorar 15 maneiras eficazes de vencer a gordura da barriga durante a menopausa

  1. Exercite-se com mais frequência e intensidade: Aumente a frequência e a intensidade dos seus exercícios para queimar calorias extras e promover a perda de peso na região abdominal. A indicação é 150 minutos por semana, distribuídos em treinos aeróbicos e de fortalecimento muscular. Segundo especialistas, HIIT é o tipo de exercício ideal.
  2. Fique em pé sempre que possível: Opte por ficar de pé em vez de sentar sempre que puder, o que ajuda a manter o metabolismo ativo e queimar mais calorias ao longo do dia. Estudos indicam que a posição sentada aumenta a gordura abdominal e o risco de diabetes e doenças cardíacas.
  3. Controle a ingestão de carboidratos: Reduza a ingestão de carboidratos refinados, como pães brancos, massas e doces, que podem contribuir para o acúmulo de gordura abdominal.
  4. Pratique Tai Chi: Esta forma suave de exercício pode ajudar a reduzir a gordura da barriga, ao mesmo tempo que melhora o equilíbrio e a flexibilidade. Mais do que isso, pode ser o exercício ideal para pessoas mais velhas.
  5. Coma pequenas porções: Evite comer em excesso controlando as porções e prestando atenção aos seus padrões alimentares. Pesquisas sugerem que na menopausa a necessidade calórica vai caindo gradual e progressivamente, o que significa que é possível engordar muito rápido nesse período.
  6. Escolha gorduras saudáveis: Opte por gorduras saudáveis, como abacates, nozes e azeite de oliva, em vez de gorduras saturadas, para apoiar a saúde cardiovascular e combater o ganho de peso.
  7. Planeje suas refeições: Planeje refeições e lanches saudáveis com antecedência para evitar escolhas alimentares impulsivas e pouco saudáveis.
  8. Varie seus treinos: Experimente diferentes tipos de exercícios e atividades para manter o corpo todo em movimento, trabalhando todos os músculos.
  9. Priorize o sono: Garanta uma boa qualidade de sono, pois a falta de sono pode levar ao aumento do apetite e ao ganho de peso.
  10. Fuja do estresse: Gordura acumulada na barriga tem a ver com estresse. Pratique técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação, respiração profunda ou yoga, para reduzir os níveis de cortisol e ajudar a controlar o ganho de peso relacionado ao estresse.
  11. Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia. A desidratação pode retardar o metabolismo e aumentar a fome, levando ao consumo excessivo de calorias.
  12. Crie massa magra: Pratique exercícios de fortalecimento muscular, incorpore exercícios de resistência, como levantamento de peso, pilates ou treinamento de força, pois eles aumentam a  a massa muscular (massa magra) o que acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura abdominal.
  13. Consuma alimentos ricos em fibras: Inclua alimentos ricos em fibras na sua dieta, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais. As fibras ajudam a promover a saciedade, reduzir a fome e regularizar o funcionamento do intestino, contribuindo para a perda de peso na região abdominal.
  14. Pratique o jejum intermitenteExperimente o jejum intermitente, uma prática que envolve alternar entre períodos de alimentação e jejum. Isso pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, promover a queima de gordura e reduzir a gordura abdominal, além de trazer outros benefícios para a saúde metabólica.
  15. Evite o consumo de álcool: O álcool é rico em calorias vazias e ajuda a aumentar a gordura abdominal. Reduza ou elimine seu consumo para combater a gordura abdominal durante a menopausa.

Consulte um Profissional

Se estiver enfrentando dificuldades para perder peso, considere consultar um nutricionista ou um personal trainer para obter orientação personalizada e apoio durante o processo de perda de barriga. Lembre-se de que a perda de peso durante a menopausa pode ser mais desafiadora, mas com consistência, paciência e um estilo de vida saudável, é possível alcançar seus objetivos e com resultados duradouros.

Fonte: EveryDayHealth

Para se aprofundar, leia mais: 

Gordura tem a ver com inflamação? Como e Por quê?

Significado emocional da gordura localizada em várias partes do corpo

O que é preciso fazer e comer para ter uma menopausa saudável

10 alimentos (e alguns hábitos) que aumentam a gordura abdominal

O que a gordura abdominal tem a ver com câncer de mama? Muita coisa!

Gordura nas axilas: como eliminar aquela gordurinha chata




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...