Gordura tem a ver com inflamação? Como e Por quê?


Você já ouviu dizerem por aí que gordura é inflamação e às vezes tem até gente que diz: “desinflamei 5 quilos?” Pois é! A gordura está relacionada à inflamação em certas situações, principalmente quando se trata do acúmulo de gordura visceral, que é a gordura localizada na região abdominal e em torno de órgãos internos. Fique sabendo!

De que maneira a gordura está relacionada à inflamação?

Existem várias maneiras pelas quais a gordura pode contribuir para o processo inflamatório no organismo. Por exemplo:

Células adiposas (células de gordura) produzem substâncias inflamatórias

As células adiposas, especialmente as presentes na gordura visceral, liberam várias substâncias pró-inflamatórias, como citocinas (por exemplo, TNF-alfa e IL-6) e adipocinas (por exemplo, leptina). Essas substâncias podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica.

Resposta imunológica

O acúmulo excessivo de gordura pode levar à ativação do sistema imunológico. Quando as células adiposas aumentam, elas atraem células do sistema imunológico, como macrófagos, para a área. Essas células imunes podem secretar mais substâncias inflamatórias, amplificando o processo inflamatório.

Resistência à insulina

A obesidade, especialmente a visceral, está associada à resistência à insulina. A resistência à insulina pode desencadear uma resposta inflamatória de baixo grau no corpo.

Produção de radicais livres

O tecido adiposo pode produzir radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células e tecidos circundantes, levando a um estado inflamatório.

Leia mais:

Desinflamar é preciso!

A inflamação crônica causada pelo acúmulo de gordura pode estar associada a várias doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doenças hepáticas não alcoólicas, síndrome metabólica e algumas formas de câncer.

Reduzir a inflamação associada ao acúmulo de gordura é importante para a saúde geral. Isso pode ser alcançado através da adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, rica em alimentos anti-inflamatórios, prática regular de exercícios físicos e controle do peso corporal.

Gordura e obesidade

Muitos profissionais de saúde acreditam que o IMC (Índice de Massa Corporal) não é suficiente para calcular a obesidade e que a porcentagem de gordura no corpo também deve ser considerada. Mas como calcular a quantidade de gordura no corpo?

Existem calculadoras online, como a Body Fat Calculator, mas o ideal é consultar um profissional de saúde que tem instrumentos para fazer uma análise precisa sobre a quantidade de massa magra (músculos) e de massa gorda (gordura), entre outros paramentos importantes para obter orientações personalizadas sobre como melhorar a saúde em geral, emagrecer e reduzir a inflamação relacionada à gordura.

Pois é! Pneuzinho não é apenas estética, é questão de saúde.

Fontes: 

  1. Dr. Guilherme Renke, médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Globo Esporte
  2. Dra. Maria Amélia Bogéa, médica especialista em endocrinologia e metabologia.
  3. UNIFESP
  4. Estadão

Talvez te interesse ler também:

Ciência Explica a Dificuldade e os Riscos de Ter um Abdômen Tanquinho

Não apenas metabolismo e dieta! Ter barriga também depende das bactérias intestinais

Prancha: exercício perfeito – seca barriga e fortalece tudo. Dicas e como fazer

Quer perder a barriga? Confira algumas dicas preciosas

Que tipo de barriga você tem, pneu ou pochete? Como eliminar

Como perder gordura visceral (barriga) com uma bebida simples e econômica

Gordura acumulada na barriga pode ser devida ao estresse




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...