Significado emocional da gordura localizada em várias partes do corpo


Ao explorarmos abordagens metafísicas sobre a gordura localizada com obras como “A Linguagem do Corpo” de Cristina Cairo, “Cure o seu Corpo” de Louise Hay e “Metafísica da Saúde” de Valcapelli e Gasparetto, podemos ampliar nossa visão sobre como as emoções se entrelaçam com a manifestação física da gordura.

Neste conteúdo, mergulharemos nas interpretações desses autores, destacando a importância das perspectivas metafísicas e holísticas na compreensão integral da saúde e do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Cristina Cairo: Linguagem do Corpo

Cristina Cairo é uma terapeuta holística e autora brasileira do livro “Linguagem do Corpo”, que aborda uma visão integrativa sobre as emoções, pensamentos e comportamentos humanos em relação à saúde física. A gordura localizada, de acordo com sua abordagem, seria uma resposta do corpo a emoções reprimidas, estresse crônico ou conflitos emocionais não resolvidos.

As emoções mal resolvidas podem ser armazenadas no corpo e se manifestar como um acúmulo de gordura em áreas específicas, como abdômen, coxas, quadris ou outros locais. Por exemplo:

Papada

É uma característica de pessoas que se sentem carentes, são muito reativas às críticas e buscam a aprovação dos outros. Elas procuram fazer tudo certinho para não serem criticadas, pois sentem insegurança. Quanto mais reativa a pessoa é às críticas, mais a papada aumenta, mostrando o quanto “guarda no papo” ressentimentos contra quem não reconhece seus atos.

Braços

Os braços simbolizam as conquistas, as ambições, os afetos, o amor e o trabalho realizador.

A gordura localizada nos braços simboliza energia estagnada e acúmulo de ressentimento e frustração por fracassos e falta de realizações.

Quando a pessoa não se expressa adequadamente na busca de seus ideais ou está acomodada em uma situação de carência afetiva, acaba adquirindo acúmulo de gordura nos braços. Este é o recado que seu corpo lhe envia para que ela compreenda que precisa desprender-se de seu orgulho e buscar ativamente seus objetivos, sem esperar pela ajuda de quem quer que seja e, muito menos, tentar controlar os outros.

Abdome

O abdome simboliza o equilíbrio e a harmonia. Quando há descontentamento, críticas ou revolta contra alguém ou em relação a algum fato, em resposta, o corpo retém gordura na região abdominal.

Culote

O culote é o excesso de gordura localizada nas laterais entre quadris e coxas e está relacionado a conflitos com o pai, dificuldade de lidar com relações afetivas e com a própria sexualidade. Essa gordura pode ser um reflexo de inseguranças emocionais e da dificuldade em lidar com as próprias emoções e desejos relacionados à intimidade e sexualidade.

Cintura

A cintura está incluída no centro de equilíbrio do corpo, na região dos quadris, abdome e coluna lombar. Os “pneus” nessa área denunciam pessoas de comportamento negligente, no sentido psíquico e espiritual, que não encontram equilíbrio em suas emoções, agindo, muitas vezes, com agressividade ou prepotência para proteger sua individualidade. Os “pneus na barriga” simbolizam as contrariedades que se acumulam e não se desapegam delas, armazenando situações mal resolvidas.

Peito e Mamas

Se há gordura localizada nos músculos peitorais e flacidez das mamas significa que a pessoa está guardando ressentimentos e desistiu de lutar pelos seus objetivos, por sentir-se oprimida ou acreditar que não pode mudar o destino.

Como diz o ditado popular: “Tem que ter peito para enfrentar”. Isso não significa agredir aos outros para conquistar seu espaço e realizar seus sonhos, mas ser firme para não desistir de seus objetivos e, ao mesmo tempo, ser maleável e persistente.

 

Louise Hay: Cure o seu Corpo

Louise Hay revela que a maneira como pensamos e sentimos pode influenciar diretamente a forma física do nosso corpo, e que a gordura localizada pode ser reflexo de questões emocionais não resolvidas e de padrões de pensamento negativos, representando a necessidade de proteção e excesso de sensibilidade.

De acordo com Louise Hay, áreas específicas do corpo onde a gordura é armazenada podem estar associadas a questões emocionais ou psicológicas específicas. Por exemplo:

Barriga

A gordura na região abdominal pode estar vinculada a questões relacionadas à insegurança, sentimentos de falta de apoio e a resistência a mudanças. A  pessoa pode estar carregando “problemas emocionais não resolvidos”.

Quadris e Coxas

A gordura localizada nos quadris e coxas está associada à resistência a movimentos. Pode refletir a dificuldade de se deslocar na vida ou a falta de flexibilidade em relação às circunstâncias. Pode também significar “acúmulo de raiva”.

Costas

A gordura nas costas pode estar relacionada a sentir-se sobrecarregado por responsabilidades. Pode indicar a sensação de não receber apoio ou de carregar um fardo emocional.

gordura localizada nas costas

gordura localizada nas costas

Braços

A gordura nos braços pode estar relacionada à resistência em abraçar as experiências de vida. Pode refletir uma relutância em aceitar mudanças, a sensação de opressão pelas circunstâncias ou de estar “carregando um peso emocional”.

Pernas

A gordura nas pernas pode ser vinculada à resistência a seguir em frente na vida. Pode indicar uma hesitação em avançar ou em assumir novos desafios. A  pessoa pode estar “temendo avançar” ou se sentindo “incapaz de caminhar com alegria”.

Valcapelli e Gasparetto: Metafísica da Saúde

A série “Metafísica da Saúde”, de Valcapelli e Gasparetto, revela as conexões entre doenças físicas e aspectos emocionais/espirituais, abordando a origem dos desequilíbrios físicos, como o acúmulo de gordura localizada. Na perspectiva apresentada especificamente no Volume III, a gordura localizada em diferentes regiões do corpo está associada a questões emocionais específicas, como por exemplo:

  • Acúmulo de gordura na área abdominal: Pode estar relacionado a sentimentos de falta de aceitação ou de não ser amado. No âmbito metafísico, a gordura localizada na região abdominal ocorre em pessoas que apresentam dificuldade para manifestar suas vontades, bem como realizar os mais caros desejos. São resignadas quanto à expressão dos próprios conteúdos.
  • Gordura nos quadris e coxas: Pode estar relacionada à dificuldade em liberar emoções reprimidas e indica que a pessoa deixou de ser audaciosa, expressiva e perdeu a confiança em si mesma. Ela passou a buscar apoio nos outros e a viver em função dos demais.

Autoconhecimento e Cura do Corpo

Ao explorar as abordagens de Cristina Cairo, Louise Hay e Valcapelli e Gasparetto sobre a relação entre emoções e gordura localizada, percebemos um convite à autodescoberta e ao cuidado integral. Cada perspectiva ressalta a importância do autoconhecimento, da auto-observação e do autocuidado como ferramentas valiosas para entender os sinais do corpo e prevenir desequilíbrios físicos.

Em um mundo onde o equilíbrio entre o físico e o emocional muitas vezes é negligenciado, é necessário olharmos para dentro, reconhecendo a interconexão entre mente, corpo e espírito. Assim, ao nos tornarmos mais conscientes de nossas emoções, padrões de pensamento e necessidades físicas, abrimos caminho para uma jornada de autocura e bem-estar duradouros.

Que a busca pelo autoconhecimento seja o ponto de partida para uma vida saudável e equilibrada, em que o cuidado consigo mesmo se torne a base para a promoção de uma vida plena.

Fontes:

  1. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo  – (pdf de Ligia de Noronha)
  2. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo – Volume II (pdf de Espaço Viver Zen)
  3. Louise Hay – Você pode curar sua Vida – (Academia Edu-Denis Baptista)
  4. Louise Hay-Cure seu Corpo-(Slideshare-Na Silva-pdf)
  5. Valcapelli & Gasparetto – Metafísica da Saúde –Volume III- (pdf de Ligia de Noronha)

Veja mais conteúdos relacionados às causas emocionais das doenças em:

Causas emocionais das doenças autoimunes

As causas emocionais das doenças intestinais

As causas emocionais das doenças pulmonares

Causas emocionais da dor e outros problemas na garganta

Causas emocionais de fascite plantar e tratamentos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...