Roncar pode matar! Conheça os perigos do ronco e procure ajuda


Roncar não é apenas uma tortura para quem dorme ao lado de quem ronca, mas é na verdade um problema tão grave que pode levar à morte. Sim! Roncar pode matar! A afirmação é talvez um pouco exagerada, mas tem fundamento! E serve para que os roncadores parem de achar que o problema é sempre dos outros (que têm sono leve), e considerem procurar ajuda médica. Saiba mais!

As Causas do Ronco

O ronco pode ser causado por uma variedade de fatores. Conheça algumas das suas principais causas para buscar o tratamento correto.

Obstrução das Vias Respiratórias

O ronco muitas vezes ocorre quando o fluxo de ar é parcialmente bloqueado durante o sono, causando vibrações nos tecidos da garganta. A obstrução das vias respiratórias pode ser resultado de uma língua relaxada, amígdalas aumentadas, adenoides proeminentes ou excesso de tecido na garganta.

Excesso de Peso e Obesidade

O acúmulo de gordura ao redor do pescoço e da garganta pode aumentar a pressão nas vias respiratórias, contribuindo para o ronco. Perder peso pode reduzir significativamente a intensidade e frequência do ronco em algumas pessoas.

Posição ao Dormir

Dormir de costas pode favorecer o ronco, pois a língua e o palato mole podem recuar para trás da garganta. Mudar a posição para dormir de lado pode ajudar a prevenir o ronco em alguns casos.

Consumo de Álcool e Sedativos

O relaxamento dos músculos da garganta devido ao consumo de álcool ou sedativos pode aumentar a probabilidade de roncar. Evitar essas substâncias antes de dormir pode reduzir o risco de ronco.

Envelhecimento

O envelhecimento natural pode levar ao enfraquecimento dos músculos da garganta, tornando mais provável o colapso das vias respiratórias e o desenvolvimento do ronco.

Anatomia Facial

Algumas características físicas, como um queixo pequeno, um pescoço curto ou uma mandíbula retrovertida, podem contribuir para o estreitamento das vias respiratórias e, consequentemente, para o ronco.

Congestão Nasal

Problemas nasais, como sinusite ou desvio de septo, podem obstruir parcialmente as vias respiratórias, aumentando as chances de ronco.

Apneia do Sono

A apneia do sono, uma condição mais séria em que a respiração é temporariamente interrompida (parar de respirar por curtos períodos) durante o sono, pode ser uma das causas do ronco.

Roncar Pode Matar

O ronco, por si só, não é fatal, mas pode indicar um problema de saúde sério chamado Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Essa condição pode levar a repetidas interrupções na respiração durante o sono, o que diminui o nível de oxigênio no corpo. A longo prazo, isso pode contribuir para problemas cardiovasculares, como hipertensão, doenças cardíacas, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), obesidade, hiperatividade e até mesmo morte súbita, independentemente da faixa etária.

Prejuízos e Perigos do Ronco

Como visto, ainda que não mate, o ronco crônico pode acarretar diversos prejuízos para o bem-estar e representar perigos para a saúde, tais como:

Fadiga e Sonolência Diurna

O ronco frequente pode resultar em noites de sono interrompidas, causando fadiga crônica e sonolência diurna. Isso pode afetar negativamente o desempenho no trabalho, na escola e até mesmo nas atividades cotidianas, aumentando o risco de acidentes.

Impacto nas Relações Pessoais

Roncar pode gerar desconforto e interrupções no sono para os parceiros de cama, o que pode resultar em tensões e prejuízos nas relações pessoais. Esse contexto pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, tanto para quem ronca quanto para quem compartilha o mesmo espaço.

Distúrbios Orgânicos

A apneia do sono, uma condição que pode levar à privação de oxigênio e ao ronco crônico, pode aumentar o risco de problemas cardíacos, hipertensão, derrame e outras complicações de saúde.

Problemas de Saúde Mental

A privação de sono associada ao ronco crônico também pode contribuir para problemas de saúde mental, tais como irritabilidade, comprometimento da memória e concentração, ansiedade e depressão.

Tratamentos para o ronco

Compreender as causas individuais do ronco é necessário para determinar a melhor abordagem de tratamento. Consultar um médico especializado em distúrbios do sono pode ajudar a identificar as causas específicas e implementar estratégias eficazes para reduzir ou eliminar o ronco.

Diante dos prejuízos do ronco, é fundamental procurar orientação médica para avaliar as causas ligadas ao ronco e buscar soluções adequadas. Seguem alguns passos que podem ser tomados para o tratamento do ronco:

Consulta com um Especialista em Sono

Um médico especializado em distúrbios do sono pode realizar avaliações para determinar a causa do ronco e recomendar tratamentos apropriados.

Mudanças no Estilo de Vida

Em alguns casos, mudanças no estilo de vida, como perda de peso, evitar o consumo de álcool antes de dormir e deitar de lado, podem ajudar a reduzir o ronco.

Uso de Dispositivos Anti-Ronco

Em casos extremos, dispositivos como aparelhos bucais ou máscaras de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) podem ser prescritos para ajudar a manter as vias aéreas abertas durante o sono.

Cirurgia

Em contextos mais graves, a cirurgia pode ser considerada como uma opção para corrigir problemas físicos nas vias respiratórias.

Fontes:

  1. National Health Service – NHS
  2. DrªMarielle Brito
  3. Revista Saúde
  4. CNN

Veja mais conteúdos sobre Saúde e Bem-Estar em:

Insônia: 10 coisas que acontecem ao corpo quando não se dorme o suficiente

Receita do suco saúde: Detox, antioxidante e anti-inflamatório

Remédios para aumentar a imunidade: receitas e dicas

Nutrientes e cuidados essenciais para a saúde na Terceira Idade

Os benefícios das plantas para saúde e equilíbrio mental das pessoas

Atividade física é mais eficaz que remédio contra ansiedade e depressão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...