Álcool não ajuda a dormir e a falta de sono engorda

Álcool não ajuda a dormir e a falta de sono engorda

Muita gente acha que o consumo de álcool ajuda a dormir melhor, mas isso não acontece: o etanol diminui a qualidade do sono.

O consumo do álcool incialmente até induz a cair no sono, mas depois esse sono é de qualidade ruim, pois o álcool pode causar sérios problemas como apneia e insônia crônica. Além disso, dormir mal leva a um maior consumo maior de alimento e de bebidas alcoólicas, o que vira um círculo vicioso: quanto mais se bebe menos se dorme e quanto menos se dorme mais se bebe.

Você sabia que a cada 30 min de sono perdido, a tendencia é ingerir 83 kcal a mais? Pois é isso o que diz esse estudo.

Em outras palavras, a falta de sono engorda.

Sono e ingestão alimentar estão estritamente relacionados, os distúrbios provocados pelas mudanças nos horários de descanso influenciam no apetite e a restrição do sono também provoca  alterações endócrinas induzidas pela falta de sono.

Sem dormir, o organismo fica todo desregulado! E para completar o círculo vicioso, estar acima do peso é uma das causas do ronco. O ronco causa apeia, a apneia reduz a qualidade do sono. O corpo cansado, sem dormir, tende a compensar a falta de energia com comida ou com álcool para embalar o sono.

Pandemia de insônia e álcool

Muita gente engordou durante a pandemia, por que será?

Além das pessoas se movimentarem muito menos com o homeworking acontece que muita gente passou a beber mais e a dormir menos na pandemia.

Segundo a BBC News, as bebidas alcóolicas reduzem o tempo de sono no estado R.E.M. que significa movimento rápido dos olhos –rapid eyes movement– na sigla em inglês -, fase na qual os sonhos acontecem. O álcool também prejudica o sono ao suprimir a respiração, fazendo a pessoa roncar.

Como ensina a página Thiago Bronze – Vida Saudável no Instagram, o álcool só ajuda a promover o sono em quantidades pequenas e específicas. Como assim?

  1. O consumo de apenas 3,5 g de álcool pode induzir ao sono;
  2. 1 cerveja inteira tem aproximadamente 14 g;
  3. A cada 14 g de álcool você tem uma redução de 30 minutos de sono!

Beber para dormir não é uma ideia pois o álcool, além de não ajudar a dormir, atrapalha o sono e  engorda.

O sono é uma função biológica fundamental na consolidação da memória, na visão, na conservação e manutenção de energia. Dormir bem é qualidade de vida.

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