Álcool faz mal, mesmo em quantidade mínima: veja o que ele faz no seu cérebro

Álcool faz mal, mesmo em quantidade mínima: veja o que ele faz no seu cérebro

Um estudo realizado no Reino Unido mostrou que qualquer quantidade de álcool é prejudicial para o cérebro. Até mesmo o vinho, que já foi até recomendado em pequenas quantidades, mostrou causar o mesmo dano das demais opções.

Os pesquisadores foram específicos em dizer que o álcool reduz o volume do cérebro, de acordo com a notícia publicada no The Guardian,

Ou seja, quanto mais álcool ingerido, pior o cérebro fica.

O estudo foi realizado com o UK Biobank, um banco de dados que contém informações como idade, sexo, educação, auto-relato de consumo de álcool, tamanho do cérebro medido por ressonância magnética, informações hospitalares e testes de memória.

Segundo a pesquisa, foram analisados 25.378 participantes e os pesquisadores descobriram que quanto maior a ingestão de álcool, menor a massa cinzenta do cérebro. A diminuição no volume do cérebro chegou a 0,8%, o que pode parecer pouco, mas é maior do que o dano feito pelo tabaco, por exemplo.

Até mesmo o vinho não escapou, pois o não encontrou evidências de que beber vinho é melhor do que as outras bebidas. A ideia que se tinha anteriormente estava relacionada ao estilo de vida e à escolaridade das pessoas, diz a notícia.

Contudo, essa pesquisa ainda passará por revisões e, de acordo com a conclusão final, não possui evidências suficientes para fazer com que as pessoas mudem seus hábitos.

Que o álcool faz mal para o cérebro, isso já é evidente demais, visto que se perde o reflexo e causa até dependência. Mesmo com moderação, é preciso ter consciência de que nosso corpo não foi feito para ele.

Talvez te interesse ler também:

Coquetel sem álcool: 10 receitas para beber o quanto quiser

Beber e risco de câncer: quantos cigarros equivalem a uma garrafa de vinho?

Disse que nunca mais ia beber e esqueceu da promessa. A ciência explica o porquê

18 Sérios Motivos para Parar de Beber

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *