Os Melhores Óleos Essenciais para Tratar Cólicas Menstruais


A dismenorreia, cólica ou dor menstrual, é uma condição que se manifesta com sérios desconfortos e transtornos dolorosos durante a menstruação. A boa notícia é que esse distúrbio pode ser aliviado com a ajuda de óleos essenciais em uma massagem abdominal de aromaterapia.

Este conteúdo traz quais óleos essenciais podem aliviar os sintomas da dismenorreia e uma receita para reduzir as dores e incômodos desse distúrbio feminino. Fique por dentro!

O que é dismenorreia?

Dismenorreia é a cólica menstrual caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

As dores menstruais podem ocorrer com mais frequência em jovens que enfrentam sua primeira menstruação e em mulheres que se aproximam da menopausa. No entanto, também podem afetar mulheres em qualquer fase da vida durante o período fértil.

Geralmente, a dismenorreia é causada por espasmos uterinos durante o ciclo menstrual e pelo aumento das prostaglandinas circulantes, que também podem causar dores de cabeça e afetar áreas além do abdômen, como as costas e as pernas.

Em alguns casos, a dor menstrual pode ser um sinal de patologias do sistema reprodutivo, como cisto ovariano, miomas ou endometriose.

Usos e benefícios da aromaterapia e óleos essenciais

Se você experimenta dores menstruais intensas, é aconselhável consultar um ginecologista. Enquanto espera pelos exames e tratamentos adequados, você pode recorrer à aromaterapia e ao uso dos óleos essenciais para aliviar o desconforto.

A aromaterapia é uma terapia natural complementar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para tratar diversos distúrbios psicofísicos.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas extraídas de plantas aromáticas, ricas em compostos que melhoram a saúde e o bem-estar. Eles apresentam efeitos que amenizam sintomas de doenças, desconfortos do corpo e ajudam no equilíbrio emocional. Podem ser usados ​​interna ou externamente, seja por inalação ou massagem.

Como usar óleos essenciais para tratar cólica menstrual

Uma massagem com determinados óleos essenciais pode ter ação antiespasmódica (previne ou interrompe a contração dolorosa e involuntária dos músculos) e anti-inflamatória, proporcionando um alívio rápido e quase imediato das dores menstruais.

Aqui está como realizar uma massagem abdominal com óleos essenciais:

  1. Dilua algumas gotas de um ou mais óleos essenciais em um óleo vegetal, como óleo de amêndoa doce ou óleo de girassol.
  2. Coloque uma pequena quantidade desse óleo diluído na palma da mão.
  3. Massageie a região abdominal inferior com movimentos circulares ou de baixo para cima e vice-versa por alguns minutos.
  4. Você também pode estender a massagem às coxas, costas, região lombar ou outras áreas do corpo que estejam afetadas pela dor.

Quais óleos essenciais usar para tratar dores menstruais

Os óleos essenciais mais indicados para aliviar a dismenorreia são aqueles com propriedades espasmolítica (relaxante do músculo) e anti-inflamatória (combate a inflamação). Você pode optar por óleos essenciais como:

Yarrow

O óleo essencial yarrow é derivado de uma planta conhecida como mil-folhas. Possui propriedades espasmolítica e anti-inflamatória que o torna útil no alívio das dores menstruais, especialmente quando usado em conjunto com camomila e lavanda.

Sálvia

O óleo essencial de sálvia tem ação antiespasmódica e é útil para cólicas abdominais e dores menstruais, especialmente quando combinado com outras essências como lavanda e camomila.

Lavanda

Este é um dos óleos essenciais mais utilizados para massagens contra dores menstruais, devido às suas propriedades espasmolítica e calmante que promovem conforto rápido.

Camomila

O óleo essencial de camomila é eficaz contra as dores menstruais devido às suas propriedades anti-inflamatórias, espasmolíticas e calmantes.

Receita de óleo de massagem contra dores menstruais

Para uma receita simples, eficaz e econômica de óleo de massagem contra dores menstruais, siga os passos a seguir:

Você precisará de um pequeno frasco de vidro escuro equipado com uma conta-gotas ou pipeta. Combine os seguintes ingredientes:

  • 30 ml de óleo de amêndoa doce ou óleo de girassol
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 7 gotas de óleo essencial de sálvia
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila

Após adicionar todos os ingredientes, feche o frasco e agite brevemente. Para usar, aplique algumas gotas de óleo na palma da mão ou diretamente no abdômen e massageie até que fique completamente absorvido. Geralmente, uma única aplicação é suficiente para aliviar a dor, mas você pode repetir a massagem duas ou três vezes ao dia, se necessário.

Óleos essenciais: aliados no autocuidado

Os óleos essenciais podem servir como aliados para promover o autocuidado, proporcionar mais calma e alívio diante dos desconfortos menstruais.

O autocuidado é um passo importante para a saúde da mulher, o que lhe permite sentir-se melhor durante o período menstrual e em todas as fases da vida.

Esperamos que as mulheres que costumam enfrentar desconfortos menstruais encontrem descanso e alívio ao usar os óleos essenciais recomendados nesse conteúdo. No entanto, que não hesitem em buscar orientação profissional se as dores menstruais persistirem ou se houver complicações adicionais.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Cure. Naturali. It
  3. Wild Flower

Conheça mais usos e benefícios dos óleos essenciais, em:

Como fortalecer a imunidade com esses 15 óleos essenciais

Como usar óleos essenciais para equilibrar os chakras

11 melhores óleos essenciais para celulite. Veja como usar

Os melhores óleos essenciais para dor de cabeça e enxaqueca

Os melhores óleos essenciais para dormir




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...