16 Benefícios da Couve: propriedades nutricionais e curativas


Couve é um dos vegetais mais saudáveis do planeta, é um superalimento presente nos pratos, desde os tempos antigos, em grande parte da Europa. Conhecida no Brasil por acompanhar a feijoada, a couve merece um lugar de destaque em nossa culinária, e não apenas como acompanhamento.

Vamos popularizar a couve mais do que nunca, por seu esplendor em vitaminas e sais minerais.

Características

Couve é o nome genérico de um grupo de vegetais que vêm da espécie Brassica oleracea ou Brassica sylvestre, os vegetais crucíferos. São os diversos cultivares ou variedades que foram selecionados pelo ser humano e que hoje formam o maior grupo vegetal alimentício.

Tipos de couve

Tipos de Couves

Tipos de couves. Fonte foto © Stéphanie nutricionista

Este grande grupo vegetal pode ser dividido de acordo com o consumo que se faz do alimento, assim, tem-se:

  • as couves de folha (as quais não formam cabeças e das quais consumimos suas folhas largas e gostosas. Por exemplo, a couve-manteiga, a couve-galega)
  • as couves de repolho (quando as folhas centrais formam uma cabeça, ou repolho. Exemplo: os repolhos e as couves-de-Bruxelas).
  • as couves de flores (couves que formam flores e das quais consumimos suas inflorescências, além das folhas. Exemplos: brócolis e couve-flor).

São muitas as variedades, todas super saudáveis e medicinais.

Veja uma lista com os tipos de couves que mais conhecemos:

  • couve-galega
  • couve-manteiga
  • couve-japonesa
  • couve-chinesa
  • repolho branco
  • repolho roxo
  • mostarda
  • nabos
  • nabiças
  • brócolis
  • couve-de-Bruxelas
  • couve-flor
  • couve-lombarda
  • e muitas outras, além da couve-forrageira usada para alimentação de animais.

A couve é originária da ocidental europeia e, seus diversos cultivares podem ser rasteiros ou de caule longo, lenhoso. Destas plantas se consome tudo, de folhas (em todas as variedades são utilizadas), flores (couve-flor, brócolis), inflorescências (os grelos de couve do qual se fazem sopas deliciosas em Portugal) e raízes (os nabos, nabiças e seus derivados), dependendo do cultivar.

Propriedades nutricionais da couve

São vegetais ricos em

A couve é pobre em gordura e, grande parte da gordura que ela contém é o ácido alfa-linolênico, o ômega-3, ou seja, uma gordura boa.

(Veja aqui a análise completa da folha crua da couve-galega, a Brassicae oleraceae var. viridis).

Os povos europeus e muitos dos povos orientais, assim como nós, latino-americanos, temos nas diversas variedades de couves uma base nutricional muito importante.

A couve está entre os alimentos mais nutrientes que existem, o seu consumo é uma ótima forma para aumentar o conteúdo total de nutrientes necessários em uma dieta. É um multivitamínico natural.

Para além dos benefícios nutricionais, as couves nos aportam benefícios curativos que são usados pelas medicinas tradicionais populares há milênios. A lista de estudos científicos sobre a Brassica oleracea e seu efeito medicinal é muito grande, dê uma olhada aqui.

Benefícios curativos da couve

tipos de couve

Anti-inflamatório natural

Entre as características benéficas das couves destacam-se as suas propriedades anti-inflamatórias. A inflamação é a causa de doenças tais quais artrite, doenças cardíacas e distúrbios autoimunes que podem ocorrer, entre outras causas, devido ao consumo excessivo de produtos de origem animal.

Couves são um potente anti-inflamatório natural, que pode prevenir e aliviar desordens inflamatórias.

A couve é rica em ferro, combate anemia

Estes vegetais contém mais ferro por caloria do que um bife de carne de vaca. A assimilação do ferro contido em alimentos vegetais é facilitada pelo consumo de alimentos ricos em vitamina C então, temperar a sua couve com suco de limão é essencial.

O ferro é importante para a síntese da hemoglobina e fundamental no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Também participa da síntese do DNA e do metabolismo energético. Por manter a quantidade normal das células vermelhas (hemácias) na corrente sangüínea, o ferro evita a anemia.

Rica em vitamina K, evita hemorragia

A couve é uma das melhores fontes mundiais de vitamina K, importante no processo de coagulação do sangue, evitando hemorragias e outros distúrbios relacionados à coagulação sanguínea deficiente. A vitamina K também atua na fixação  do cálcio pelos ossos, fortalecendo-os.

Contém fibras e proteínas, desintoxica e emagrece

As fibras são um componente da alimentação humana que é necessário todos os dias. A falta de fibra na alimentação pode causar problemas digestivos e de coração, o aparecimento de tumores, a intoxicação do organismo. As couves fornecem ao corpo cerca de 5% das fibras necessárias a cada dia, juntamente com 2 gramas de proteína.

A couve também contém proteínas e fibras, os dois nutrientes mais importantes quando se trata de perder peso.

Couve ajuda a emagrecer

Além das fibras e proteínas, a couve tem várias outras propriedades que a tornam um alimento ótimo para a perda de peso. Possui pouquíssimas calorias, bastante água, vitaminas e nutrientes que fazem sentir hidratação, nutrição e saciedade.

Couves são ricas em ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6)

Os ácidos graxos desempenham um papel importante na manutenção da saúde. Uma porção de couve contém cerca de 120 miligramas de ácidos graxos ômega 3 e cerca de 92 miligramas de ácido graxo ômega 6. Os ácidos graxos essenciais devem ser ingeridos todos os dias. Outras fontes de alimentos que os contêm são nozes, óleo e linhaça.

Veja também: ÔMEGA-3: QUAL A DIFERENÇA COM O ÔMEGA-6?

couve-omega3

Rica em cálcio, a couve fortalece os ossos

As couves são uma das maiores fontes vegetais de cálcio, contém mais cálcio do que o leite animal e em uma forma mais facilmente assimilável pelo organismo humano.

O cálcio é muito importante para a saúde dos ossos e desempenha um papel em todos os tipos de funções celulares.

Couve fortalece o sistema imunológico

Couves são uma fonte importante de substâncias benéficas que ajudam o sistema imune a defender o organismo contra o adoecimento.

Rica em luteína e zeaxantina, a couve faz bem para a vista

A couve é rica em luteína e zeaxantina, nutrientes associados à boa visão e a um risco drasticamente reduzido de degeneração macular e catarata.

As couves são antioxidante natural

Este é um alimento rico em quercetina, kaempferol, beta-caroteno, vitamina C, bem como vários flavonóides e polifenóis com fortes propriedades antioxidantes que,  por suas ações, contribuem para a prevenção de doenças e envelhecimento precoce.

A couve ajuda a neutralizar os danos oxidativos causados por radicais livres. Os brotos de couves contêm mais de 45 tipos de flavonoides, com quercetina em primeiro lugar. Os flavonoides presentes na couve combinam benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, que o tornam um alimento adequado para a prevenção do estresse oxidativo.

Acredita-se que danos oxidativos estejam entre os principais fatores de risco para o surgimento de muitas doenças, incluindo o câncer.

Desintoxicação e Câncer

É comprovado que o consumo de repolho é eficaz para reduzir o risco de contrair certos tipos de câncer, especialmente no que diz respeito ao câncer de mama, bexiga, ovário, cólon e da próstata (dê uma olhada aqui também). O consumo de repolho e dos outros tipos de couve ajuda o nosso corpo a desintoxicar.

Alguns componentes das couves são capazes de ajustar a eliminação de toxinas no nível genético. O consumo de vegetais crucíferos, na verdade, contribui para o aumento da presença de glucosinolatos, enzimas naturais que facultam a desintoxicação do fígado. O suco de repolho crú tomado em jejum, por 30 dias, limpa o fígado e, acredita-se que em 6 meses desta dieta, o fígado cirrótico se regenera.

Consulte um médico, não se automedique.

Regula a pressão arterial

Couves são um grande aliado para tratamentos de hipertensão devido à presença de ácido glutâmico, um aminoácido que, como tem sido demonstrado, ajuda a reduzir a pressão arterial.

Protege o coração e artérias

Os antioxidantes presentes na couve têm poderosos efeitos para proteção do coração, para reduzir a pressão arterial, como anti-inflamatórios, antivirais, antidepressivos e anticancerígenos.

Os vegetais crucíferos, esse grande grupo das couves, protegem coração e artérias graças à sulforafano neles contidas, que são capazes de reativar a Nrf2, uma proteína envolvida na manutenção e limpeza dos vasos sanguíneos afetados por depósitos de gordura, as principais causas de doenças cardiovasculares tais como angina, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e, é claro, a arteriosclerose.

Nutritivas como carne porém, mais sustentáveis

Não deve ser subestimado o aspecto da sustentabilidade. Já se conhecem bem os impactos ambientais da produção pecuária no planeta. Para fazer uma rápida comparação, são necessários apenas 60 dias para se produzir novos brotos de qualquer tipo de couve, a partir de sementes, e são necessários de 18 a 24 meses para se produzir o bife que você leva para a mesa, com os gastos em água e insumos, correspondentes. Os brotos são muito duráveis, também em climas frios, e podem ser facilmente cultivados em casa ou nas fazendas, com menor desperdício de água e energia do que é necessário para a manutenção do gado criado para abate.

Couve é uma excelente fonte de vitamina C

A couve é muito mais rica em vitamina C do que a maioria dos outros vegetais. Essa vitamina desempenha muitas funções vitais nas células do corpo, por exemplo, é necessária para a síntese do colágeno, a proteína estrutural mais abundante no corpo.

Couve ajuda a diminuir o colesterol

A couve contém sequestrantes de ácidos biliares. Estas substâncias podem se ligar aos ácidos biliares no sistema digestivo e impedir que sejam reabsorvidos. Isso reduz a quantidade total de colesterol no sangue, o que reduz o risco de doença cardíaca ao longo do tempo.

Para esse benefício, coma couve no vapor, pois um estudo demonstrou que no vapor, a couve é tão potente quanto a colestiramina, um remédio para baixar o colesterol.

Como aproveitar melhor os benefícios das couves

É adequado que você consuma vegetais crucíferos pelo menos duas a três vezes por semana. O cozimento em vapor não modifica as qualidades destes vegetais mas, você também os pode consumi-los crus, em saladas, sucos, ou como “aperitivo”, refogados ou cozidos em sopa.

“Um copo de suco de fruta, com cerca de 230 g, contêm mais ou menos 100 calorias; um copo de suco de hortaliças contém apenas 50 calorias”, afirma Jay Kordich em seu livro “O Poder dos Sucos”.

Leia mais:

Talvez te interesse ler também:

SUCOS SAUDÁVEIS AJUDAM A DORMIR BEM, A TER ENERGIA E OUTROS BENEFÍCIOS

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

COMO PLANTAR COUVE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...