Liberte-se da ânsia e do estresse: técnicas de relaxamento simples e fáceis para o dia a dia

  • atualizado: 
técnicas de relaxamento

Quando se fala de relaxamento, muita gente associa o hábito a uma ida ao SPA, ficar sem fazer nada ou praticar Yoga. Tais atividades realmente são boas aliadas de quem quer relaxar um pouco, mas não são as únicas.

Existem muitas formas de conseguir acalmar corpo e, principalmente a mente, que estão ao alcance de todos. O relaxamento é essencial para evitar o estresse, desacelerar a mente e proporcionar bem-estar. Encontre alguma – ou várias – que você mais se identifica e insira o hábito no seu dia a dia. Você só tem a ganhar.

Conheça abaixo algumas das possíveis formas de alcançar o tão importante relaxamento e liberte-se da ânsia e do estresse:

  1. MEDITE – Embora muitos acreditam ser algo complicado, na verdade, a meditação parte de um princípio simples: a ideia é acalmar a mente. Apenas isso. Se você prestar atenção vai perceber que sua mente está trabalhando o tempo todo e isso é desgastante e nos impede de realmente chegar a um autoconhecimento e bem-estar verdadeiros. Você pode meditar onde e quando quiser. Caso não tenha o hábito, tente começar com cinco minutos. Sente com a coluna reta ou, se preferir, deite-se. Respire profundamente algumas vezes e continue prestando atenção na sua respiração. É inevitável que pensamentos surjam, isso é natural. Lide com eles, deixando-os ir e vir e sempre volte o foco para a respiração.
  2. VIVA O PRESENTE – Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas adotem a filosofia de viver o presente. O Mindfulness é uma filosofia de vida que visa trazer as pessoas para o momento presente. Por isso, separe alguns minutos do seu dia e vá ampliando esse alcance com o passar do tempo. Você pode, por exemplo, utilizar o mindfulness quando está fazendo alguma refeição, para prestar atenção aos sabores e texturas, sem nenhum tipo de interferência externa, como celular e televisão.
  3. FAÇA ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA – A prática de exercícios físicos faz o organismo liberar uma substância chamada endorfina, responsável por regular as emoções, relaxar e proporcionar bem-estar. Por isso é importante inserir alguma atividade física no seu dia a dia, como caminhada, dança, corrida, algum esporte ou um simples alongamento.
  4. FAÇA ALGO QUE GOSTA – Uma das formas de conseguir um relaxamento poderoso é fazer algo que gosta, como ler, assistir um filme ou fazer algum trabalho manual. Tais atividades deixam o cérebro concentrado e proporcionam prazer e bem-estar.
  5. TENHA UM DIÁRIO – Anotar os sentimentos, preocupações e objetivos pode ser uma boa saída para quem tem um cérebro muito agitado. Para isso qualquer caderninho serve, o importante é fazer do hábito constante. Você vai notar a diferença. Já está comprovado que “guardar” pensamentos, como ao fazer um diário, ajuda a mente a se acalmar.
  6. FOQUE NA RESPIRAÇÃO – Uma outra forma de relaxar é parar e respirar profundamente por alguns minutos. O importante é que o exercício de expiração e inspiração sejam concentrados e longos o suficiente. A inspiração deve partir do abdômen e a expiração dos pulmões. Essa respiração ajuda, pois faz o organismo receber mais oxigênio, diminuindo a tensão e ansiedade.
  7. CUIDE DE SI MESMO – Nunca se esqueça de si mesmo. Cuide do seu corpo, da sua mente e proporcione para si momentos de lazer a autocuidado. Um simples banho mais demorado pode ser o suficiente para aliviar um pouco o estresse.
  8. FAÇA AUTOMASSAGEM – É possível ainda aplicar técnicas de automassagem, com uso de óleos naturais, para relaxar. Você pode começar, por exemplo, aplicando a automassagem em regiões que, geralmente, são mais tensas, como a cabeça e o pescoço. Existem muitas técnicas para auxiliar. Escolha uma.
  9. OUÇA MÚSICA – A música tem o potencial de nos levar a um estado de relaxamento, além de proporcionar boas memórias e nos fazer mais felizes. Utilize a música no seu dia a dia, em atividades, como limpar a casa, cozinhar ou mesmo em momentos de ócio.
  10. FOQUE NO CORPO – Existe uma técnica chamada exame corporal, que é poderosa para quem busca relaxamento. É muito simples. A ideia é focar no corpo, nas sensações que ele produz, de modo bem consciente e individualizado. Assim, comece da ponta dos pés e vá “examinando” cada parte até chegar ao topo da cabeça. Observe os pontos de tensão e o que está sentindo.
siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!