Homens que fazem limpeza doméstica são mais felizes e relaxados


Quem jamais teria dito que os homens habituados a fazer as tarefas domésticas seriam mais felizes que os outros? Bem, de acordo com pesquisa recente da Universidade de Cambridge, limpeza e cozinha são atividades que os fazem se sentir em paz consigo mesmos, tornando-os mais pacíficos e menos estressados.

O estudo foi publicado no livro Gendered Lives: Gender Inequalities in Production and Reproduction (em livre tradução, ‘Vidas em Gênero: Desigualdades de Gênero na Produção e Reprodução’)”.

E pensar que os pesquisadores envolvidos, Jacqueline Scott e Anke Plagnol, não suspeitavam minimamente de tal resultado. Eles estavam convencidos de que, por meio da pesquisa, concentrada na maneira como as tarefas domésticas são divididas nas famílias, descobririam outra coisa. Os pesquisadores, de fato, pensaram que os homens não estivessem dispostos a fazer o trabalho doméstico.

O resultado, portanto, causou surpresa, assim como uma outra constatação: em muitas famílias de renda dupla, as tarefas domésticas são igualmente distribuídas entre homens e mulheres. Além disso, em 9% das famílias é o homem quem mais se preocupa com a casa, embora as mulheres desempenhem esse papel na maioria dos casos.

Aparentemente, os homens que se dedicam às tarefas de casa estão melhores em relação aos preguiçosos também porque entram menos em conflito com suas companheiras. Elas ficam mais estressadas ​​se tiverem parceiros que não cooperam e, portanto, há uma maior propensão a discussões. A esse respeito, outra pesquisa, publicada no livro Fast-Forward Family, mostrou que os casais mais serenos são justamente aqueles em que o homem ajuda em casa.

A mesma coisa não acontece com as mulheres, cujo bem-estar permanece inalterado se são os homens que cuidam da limpeza e outros assuntos. Talvez porque eles o façam por opção, enquanto que elas, muitas vezes, são forçadas pelas circunstâncias e pela herança cultural enraigada.

O fato é que, para viver pacificamente e melhorar a felicidade de um casal, os homens devem dar uma mão. Se a própria ciência afirma, é preciso dar crédito!

Talvez te interesse ler também:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E ABUSO CONTRA HOMENS: O QUE É E COMO ACONTECE?

COMO EDUCAR MENINOS PARA QUE SE TORNEM HOMENS MELHORES

GREEN NÃO É MACHO: OS HOMENS CONSIDERAM A ECOSSUSTENTABILIDADE POUCO VIRIL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...