Amigos são analgésicos naturais mais eficazes que a morfina


A preciosa ajuda das pessoas mais queridas para nós, na superação dos tempos difíceis, e até mesmo na superação da dor física, foi confirmada pela ciência: os amigos seriam ainda melhores que morfina!

Já se falava dessa possibilidade há algum tempo, mas uma pesquisa da Universidade Britânica de Oxford confirmou que os amigos ajudam a suportar melhor a dor e afastar a depressão pra longe da gente.

Tudo isso é possível porque, quando estamos na companhia deles, muitas endorfinas são liberadas em nosso corpo. As endorfinas são substâncias úteis para nos trazer sensações de bem-estar, gratidão e para regular o nosso estado de ânimo.

Existe, portanto, uma conexão entre a depressão, o nível baixo de endorfinas com o fato de ter poucos amigos?

Segundo Katerina Johnson, coordenadora do estudo, a resposta é sim:

“Os resultados são interessantes também porque pesquisas recentes sugerem que o circuito de endorfinas pode ser interrompido em distúrbios como a depressão, e isso também poderia explicar por que as pessoas deprimidas muitas vezes fazem uma vida socialmente mais retraída”.

O estudo

O experimento no qual o estudo foi baseado, publicado na revista Scientific Reports, foi muito simples.

Em primeiro lugar, os pesquisadores preencheram um questionário com 101 voluntários (entre 18 e 34 anos), no qual cada um deles precisava especificar os principais aspectos das suas relações sociais.

Depois, todos eles foram submetidos a um pequeno teste de dor que consistia em estar em uma posição muito desconfortável (posição de agachamento com as costas retas contra a parede) pelo tempo que pudessem resistir.

Viu-se que, precisamente aqueles que tinham mais amigos, também eram aqueles que resistiam mais, demonstrando assim uma maior tolerância à dor, semelhante àqueles que tiveram que tomar morfina como analgésico.

Amigos portanto (a ciência confirma isso), são verdadeiros analgésicos naturais: aliviam as nossas dores física e emocional.

Nós só temos que agradecer pelo fato de termos amigos, e aproveitar essa sorte!

GRATIDÃO 🙌 GRATIDÃO 🙏 GRATIDÃO 💛

Talvez te interesse ler também:

Retrospectiva 2020: rir para não chorar

21 simpatias para um 2021 cheio de paz, amor, saúde e dinheiro

Caixa do Universo: o que é, para que serve e como fazer

Numerologia 2021: o que os números preveem para o ano novo?

Soltar balões para comemorar o Ano Novo é a pior coisa que você pode fazer

As cores de 2021. Cinza, Amarelo e Azul. Resiliência, positividade e otimismo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Eliete Oliveira
    Publicado em 30/12/2020 às 11:40 am [+]

    greenMe!


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 12:00 pm [+]

    <3 <3 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...