A Felicidade e Seus Hormônios: Endorfina, Ocitocina, Dopamina e Serotonina


A felicidade é um estado interior, um sentir-se de bem com a vida e consigo mesmo. É quanto basta para se ser, verdadeiramente, feliz. Porém, esse estado só depende dos hormônios que você mesmo produz, sabia disso?

Para a gente se sentir feliz é preciso que nosso corpo produza, de forma equilibrada, 4 hormônios principais: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina. E o equilíbrio entre eles, as quantidades de uns em relação a outros, é que vai nos dar uma sensação de maior felicidade, ou de mais cansaço e desânimo, ou de agitação e ansiedade, enfim, sensações que são rotineiras quando estamos estressados.

Afinal, o estresse nada mais é do que um não conseguir manter o equilíbrio interno, não é verdade?

O que cada um desses hormônios – ou neurotransmissores – indicam para o nosso corpo?

  1. Dopamina – continue buscando a recompensa, o prazer
  2. Endorfina – ignore a dor física
  3. Ocitocina – construa laços sociais
  4. Serotonina – promova o estado de alegria

Há o que a gente possa fazer para liberar esses neurotransmissores, formar mais, sintetizar, e assim ajudar na manutenção desse tão ansiado equilíbrio na vida.

felicidade hormonios

Foto: nossos hormônios e seus efeitos – química pura

Endorfina: para que serve e como aumentar

Endorfinas tiram a gente da dor e reduzem a dor na gente. Atuam como um analgésico ou morfina, dão uma leve euforia que mascara a dor física.

Mas, que coisas, ou atitudes, podem nos liberar mais endorfinas?

  • comer alimentos picantes (pimentas do gênero Capsicum, vermelhas ou verdes)
  • assistir a filmes tristes (segundo uma pesquisa feita em Oxford)

“Aqueles que tiveram maior resposta emocional também registraram maior aumento na resistência a dores e sentimento de unidade em grupo”, disse à BBC Robin Dunbar, professor de Psicologia Evolutiva e autor do estudo.

  • dançar, cantar e trabalhar em equipe ajudam tanto no aumento da tolerância à dor quanto na melhoria das relações sociais.

Serotonina: para que serve e como aumentar

A serotonina te dá a certeza de que você é importante para os outros, que você faz parte de um contexto, por isso se chama o hormônio do amor. Com suficiente serotonina a gente dribla a sensação de se estar sozinho e a depressão que vem junto.

Serotonina – obtenha o respeito do próximo, sinta-se parte de “Cada substância da felicidade tem um trabalho especial para fazer e se apaga assim que o trabalho é feito.” (Loretta Breuning, livro Habits of a happy brain).

Mas, o que fazer para liberar mais serotonina no nosso organismo?

  • fazer exercícios aeróbicos (caminhada, corrida e ciclismo)
  • recordar momentos felizes, diz Alex Korb, neurocientista do site Psicologia Hoje.
  • olhar fotos antigas ou conversar com um amigo, reviver antigas lembranças, ris de histórias comuns engraçadas, tudo o que te ajude a refrescar a memória.

Leia mais: ESTUDO AFIRMA QUE SAUDADE FAZ BEM À SAÚDE

  • tomar sol, caminhar na natureza, sentir o vento no rosto

Dopamina: para que serve e como aumentar

Dopamina em alta, equilibrada, nos abre as possibilidades para viver o prazer, sentir o amor e também a luxúria. É meio viciante a dopamina. Tem a ver mais com a motivação do que com o próprio prazer – uma avaliação do custo-benefício de uma ação.

“Baixos níveis de dopamina fazem que pessoas e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um propósito”, afirmou John Salamone, da Universidade de Connecticut (EUA).

Para aumentar seus níveis de dopamina você deve:

  • dar o primeiro passo para um objetivo traçado
  • cumprir a meta que você se propôs
  • achar “aquela” vaga para estacionar
  • receber um presente ou
  • ser promovido no seu trabalho

Então, para aumentar a dopamina no seu sistema interno você precisa traçar seu plano de caminhada na vida, pequenas etapas, metas acessíveis, comemorar os pequenos ganhos e se premiar quando tiver uma vitória. E pode inventar pequenas vitórias para ter direito a pequenos prêmios.

  • aquela pizza no final do mês
  • um sorvetão no domingo de sol
  • balançar na rede, sozinho com você mesmo (o direito de estar consigo mesmo é fundamental)

Ocitocina

A ocitocina, que também pode-se dizer, oxitocina, é conhecida como “hormônio dos vínculos emocionais” e “hormônio do abraço”. Não é à toa: sem ocitocina em quantidade não começa sequer o trabalho de parto então, esse hormônio está mesmo ligado aos primórdios da nossa existência como seres.

Segundo Navneet Magon, obstetra indiano “a ligação social é essencial para a sobrevivência da espécie (humanos e alguns animais), uma vez que favorece a reprodução, proteção contra predadores e mudanças ambientais, além de promover o desenvolvimento do cérebro. A exclusão do grupo produz transtornos físicos e mentais no indivíduo, e, eventualmente, leva à morte”.

Mas, como gerar mais ocitocina, então?

  • facílimo, com um abraço verdadeiro, peito a peito, coração a coração. Esta é a maneira mais fácil e rápida de se gerar ocitocina.
  • dar e receber presentes
  • construir relações de confiança
  • concretizar um vínculo emocional forte

A ocitocina é considerada o hormônio-líder dos quatro hormônios da felicidade. É através da ocitocina que conseguimos desenvolver relacionamentos emocionais profundos.

A importância da atividade física

São muitos os estudos que confirmam a importância da atividade física para aumentar os hormônios da felicidade:

A imagem abaixo resume bem a questão.

Fonte: BBC

Leia sobre felicidade e ser feliz:

AFINAL, DE QUE SE TRATA A FELICIDADE?

O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NA NOSSO CÉREBRO

A FELICIDADE É MAIS CONTAGIOSA QUE A NEGATIVIDADE

OTIMISMO E FELICIDADE FAZEM BEM AO CORAÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...