Benefícios do Iogurte de Coco, sem lactose e açúcar. Como fazer

  • atualizado: 
Iogurte de Coco

Na realidade, a maioria dos iogurtes industrializados não são probióticos, ou seja, não são iogurtes verdadeiros, pois são feitos de forma artificializada com leite pasteurizado, com adição de espessantes para dar consistência e ácido lático para conferir o gosto azedo ao leite, que é a base desses iogurtes. 

Outra desvantagem de se consumir este tipo de iogurte vendido no mercado, é que a maioria é produzida a partir de leite de origem animal, que além de conter gordura saturada, sua produção envolve exploração, confinamento e abate animal.

Esse sofrimento animal acontece porque para se obter o leite, a vaca é induzida a ficar grávida, por inseminação artificial. Quando o bezerro nasce, ele é separado da mãe para que o leite dela, seja industrializado e comercializado para os seres humanos.

Se o bezerro for macho será confinado, em condições terríveis, em uma baia sem poder se movimentar direito e alimentado à base de água e ração, mesmo sendo um novilho e ainda carecendo do leite materno, isso para ele ser morto, através do abate e virar carne de vitela para os humanos carnívoros.

Se for fêmea, irá virar uma vaca leiteira, perpetuando essa engrenagem de sofrimento animal.

Animais se afeiçoam, sentem e querem viver!

Para deixar de contribuir com essa cruel engrenagem, existem diversos tipos de leites e iogurtes de origem vegetal.

iogurte coco 2

Se você ainda não sabia disso, vai descobrir neste conteúdo. Fique ligado, e saia desse padrão!

Através deste conteúdo, você irá você aprender a fazer um iogurte natural, que é alimento vivo e alcalino muito benéfico para a saúde!
Por ser de origem vegetal, não tem lactose, é feito a base de coco, sem adição de espessante, conservante, corante e adoçante artificial ou açúcar.

E, além de tudo, é um iogurte que realmente é um probiótico!

Saiba os benefícios desse iogurte e aprenda como fazê-lo com as receitas que serão ensinadas mais adiante, e se delicie com um iogurte super natural e saudável!

 

1. Propriedades e benefícios do Iogurte de Coco Caseiro e Vegano

Iogurte caseiro de coco vegano tem propriedade probiótica que ajuda a prevenir problemas digestivos, como intestino preguiçoso, síndrome do cólon irritável e prisão de ventre.

Também é um restaurador da flora intestinal em casos de diarreia e infecção no intestino. Enfim, é muito saudável para o sistema digestivo.

Os alimentos probióticos intensificam o valor nutritivo e curativo dos alimentos, pois graças à ação deles, ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos, que são essenciais ao sistemas imunológico e neurotransmissor; contribuem para maior absorção e fixação de cálcio e ferro e outros minerais pelo organismo; estimulam e fortalecem o sistema imunológico; equilibram a flora intestinal, colaborando para a função de eliminação de resíduos tóxicos e matérias nocivas resultantes do que não é aproveitado pelo sistema digestivo.

2. A importância dos alimentos probióticos

O termo probiótico tem origem do grego e significa “pró-vida” e seu antônimo (significado contrário) é antibiótico, cujo significado é “contra a vida”.

O Iogurte de coco caseiro atua no organismo como um probiótico natural beneficiando a flora intestinal que é formada por diversas bactérias que vivem no intestino.

Os tipos de bactérias que atuam em nosso o intestino influenciará nossa saúde.

Algumas espécies de bactérias são benéficas, pois produzem vitaminas, antioxidantes e contribuem para manter ativo o sistema imunológico e melhoram o balanço microbiano intestinal.

Outras espécies são nocivas, pois produzem enterotoxinas, imunossupressores, radicais livres e carcinogênicos.

Como microrganismos, os probióticos, em geral, são termo-sensíveis e têm pouco tempo de vida, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados.

Ao serem ingeridos, com ou sem outros alimentos, vão para o intestino e se integram à flora existente, sem se fixarem, mas colaborando no processo de absorção dos nutrientes.

3. Receita de Iogurte de Coco Verde

Aprenda essa receita que só irá precisar de cocos verdes como ingrediente básico para fazer esse iogurte incrível e fácil!

Ingredientes:

Se quiser incrementar a receita, após o iogurte ficar pronto, pode bater 1 banana e 3 tâmaras sem caroços com 1 xícara de iogurte de coco caseiro.

Neste vídeo, do canal Pu Ama Comidas Veganas, ensina uma receita muito simples de iogurte, feito apenas com a água e polpa do coco verde, veja como essa receita é prática e saborosa!

4. Receita de Iogurte de coco com Rejuvelac de Quinoa Caseiro

Nesta receita não há necessidade de iogurteira para fazer esse iogurte caseiro e tão pouco precisará de probiótico em pó ou industrializado!
Serão preciso apenas um coco seco e um pouco de quinoa.

A quinoa será utilizada para fazer o Rejuvelac, um probiótico caseiro e natural.

O Rejuvelac é um probiótico caseiro que fica pronto em apenas 24 horas, podendo ser tomado puro ou adicionado a receitas de iogurte, como esta que será ensinada a seguir.

Aprenda primeiro a receita do Rejuvelac, detalhada por escrito, depois anote os ingredientes do iogurte e, por fim, assistam o vídeo mostrando o passo a passo da receita.

Ingredientes para o Rejuvelac

  • 1/4 de xícara de quinoa
  • 1,2 litro de água filtrada

Como preparar

Lave a quinoa até a água ficar transparente.
Escorra bem a quinoa e coloque em um pote de vidro com 600 ml de água filtrada e cubra com um tecido de filó para proteger da entrada de insetos e poeira, durante o processo de fermentação.
Deixe o pote de vidro com a quinoa em um lugar fresco e com sombra, de 8 a 12 horas.
Após isso, surgirão os fiozinhos da germinação da quinoa.
Lave novamente e renove a água (600 ml), desta vez prefira a mineral, deixe fermentando mais uma vez por de 24 horas até no máximo 48 horas.
Coe, coloque em uma garrafa tampada e conserve na geladeira.
Consuma em 2 dias, que é o tempo de validade do Rejuvelac, sob refrigeração.

Ingredientes do Iogurte de Coco Seco com Rejuvelac de Quinoa:

  • 2 xícaras da polpa de coco seco cortado em pedaços
  • 2 xícaras de água mineral, filtrada ode coco
  • 1/2 xícara de Rejuvelac de Quinoa Caseiro

Neste vídeo do canal Pensando ao Contrário, Camila Victorino ensina a fazer um Iogurte Vegano com Coco e Rejuvelac de Quinoa.

5. Receita Raw-Vegan de Iogurte de Coco Seco com Aveia e Linhaça

Esta receita de Iogurte de Coco é bem incrementada e é um alimento Raw (cru), vivo, fresco, alcalino e rico em minerais, aminoácidos e antioxidantes. Condições estas que melhoram nossa energia, força e disposição.

Confiram a Receita descrita por inteiro de forma escrita, pois o vídeo é um pouco longo, não foi editado e feito em tempo real e se será necessário mais tempo para assisti-lo, e ver os detalhes dessa receita.

Ingredientes e forma de preparo

  • 500 ml de leite vegetal feito com a polpa de 1 coco seco
  • 2 colheres de aveia hidratada
  • 2 colheres de linhaça ou chia (deixe a linhaça com água na geladeira de 3 a 5 dias, para germinar, peneire e lave com água corrente, antes de adicionar na receita)
  • 1 copo de água mineral

Bata todos estes ingredientes no liquidificador e coe em coador, peneira, redinha ou tecido
Adicione Água de 1 coco (Importante: contém o açúcar que irá alimentar as bactérias e ajudar no processo de fermentação)
1 cápsula de probiótico de marca vegana  pode-se comprar em sites especializados de produtos veganos ou Casas físicas que vendem Alimentos Veganos).
Misture tudo e coloque na iogurteira. Conserve em ambiente quente para favorecer a fermentação.
Deixe fermentando até dia seguinte e ficará pronto.
Conserve em geladeira.

Agora veja os detalhes desta receita neste vídeo do canal Gosto Superior-Vida Simples Pensamento Elevado.

6. Receita de Iogurte de Coco-Verde com Ágar-Ágar

Esta receita foi ensinada por Bela Gil no programa GNT Nhac

Ingredientes

  • 500 ml de leite de coco bem concentrado
  • 1 colher (sobremesa) de ágar-ágar em pó
  • 1 cápsula de probiótico vegano (não fermentado em leite de origem animal) 

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o leite de coco e deixe amornar, em seguida adicione o ágar-ágar, misture bem.
Deixe cozinhar em fogo baixo, por uns 10 minutos, até ferver
Desligue o fogo e espere o leite amornar (morno é a temperatura adequada para manter as bactérias, contidas no probiótico, ativas e vivas).
Abra uma cápsula de probiótico vegano e adicione o pó ao leite de coco.
Misture bem.
Coloque o Iogurte de coco em vidro esterilizado tampado ou coberto com tecido e deixe fermentando em temperatura ambiente por 10 horas.
Após isso, conserve em geladeira em garrafa de vidro tampada.
A validade é de 10 dias, na geladeira.

Agora, não passe vontade!
Cuide de sua saúde de uma forma leve e deliciosa!
Tome Iogurte Caseiro e Natural de Coco!

Talvez te interesse ler também:

TORTA VIVA: BEM-ESTAR, BOM HUMOR E CONTRA A DEPRESSÃO. RECEITAS

3 RECEITAS DE LASANHA VEGANA, CRUDÍVORA DE ABOBRINHA

6 RECEITAS DE DELICIOSOS SORVETES VEGANOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!