Semente de Chia é tudo de bom, mas atenção às contraindicações


A chia (Salvia hispanica) é sensação entre aqueles que desejam perder peso. As suas sementes têm propriedades nutricionais e, por isso, proporcionam muitos benefícios para o organismo, como desintoxicação, redução de ansiedade, colesterol e triglicérides, previne o envelhecimento precoce, fortalece os músculos e previne, ainda, a diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, são altamente nutritivas, pois contêm proteínas, ômega 3, magnésio, manganês, fibras, antioxidantes e cálcio. Mas há contraindicações. Fique de olho!

Qual é o perigo?

Embora a chia tenha todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao seu consumo. Devido ao seu poder de absorção de água, ela pode expandir em até 7 vezes o peso de uma pessoa.

O perigo está em, após ingerir a semente seca, tomar água. Ocorre que o grão pode se expandir e se colapsar no esôfago, impedindo a ingestão de qualquer líquido ou alimento e, até mesmo, da própria saliva.

De acordo com Nina Manolsol, coaching em saúde, em Boston, nos Estados Unidos, a ingestão de sementes secas absorve a água que há no nosso organismo, possibilitando uma oclusão. A médica Rebeca Rawl, que escreveu o livro “O impacto da semente de chia no esôfago“, adverte que ninguém deve ingerir a semente seca.

Quem deve evitar o consumo de chia?

Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão.

Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.

Diabéticos: os diabéticos que tomam remédio para reduzir o nível de açúcar no sangue, porque a chia poder ter o mesmo efeito da medicação.

Talvez te interesse ler também:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

SEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

SEMENTES DE GIRASSOL: PROPRIEDADES E COMO USAR

SEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Missao Júnior
    Publicado em 16/04/2021 às 12:53 pm [+]

    Hello… Como assim quem não deve consumir… Pirou? Aconselhe a consumir e observar… quem sabe em pouco tempo a pessoa deixará de tomar a medicação, ou voces são do time que ganham para vender remérios?


  2. beatriz salazar
    Publicado em 18/04/2021 às 1:17 pm [+]

    MISSAO JÚNIOR, não entendeu o que foi escrito sobre os hipertensos…só se eles estiverem a tomar medicação, é que não podem comer chia, pois iria duplicar os efeitos de baixar a tensão.


  3. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:20 am [+]

    Missao, não vendemos nenhum remédio. A chia é ótima mas não deve ser consumida crua e, como em quase tudo na vida, há contraindicações. Sim, consuma com parcimônia e observe.


  4. Isa
    Publicado em 12/08/2021 às 12:10 am [+]

    Eu passei alguns dias comendo a chia sem hidratar, agora eu parei de comer, já tem umas três semana que parei de comer a chia, vc acha que ainda vai se expandir dentro de mim ?


  5. Daia Florios
    Publicado em 14/08/2021 às 11:16 am [+]

    Não, se tivesse que fazer mal já teria feito. Você deve ter bebido bastante água. Agora coma a chia hidratada! Um abraço!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...