Quando o pet morre: o que fazer, onde enterrar ou cremar?


Animais de estimação vêm se tornando parte da família e, por isso, entes queridos! Dessa forma, quando chega o momento da partida, é preciso proporcionar uma passagem além morte digna a eles.

Pensando nisso, este conteúdo traz informações e esclarecimentos para que tutores saibam como proceder no dia que tiverem que se despedir de seus amados pets.

Um dia, os pets irão partir! Como e onde enterrar ou cremar?

Apesar da morte ser uma certeza para todos os seres, desejamos que nossos pets vivam bastante até ficarem idosinhos!

Contudo, existem formas de tornar menos traumática e caótica a partida dos animais de estimação. Porque quando ocorre o momento da partida deles, fica muito difícil de pensar em como fazer uma despedida digna.

Para evitar que isso aconteça, seguem esclarecimentos, orientações e recomendações de como e onde enterrar ou cremar os pets.

Dúvidas sobre enterro e cremação de animais de estimação

Existem dúvidas que são muito frequentes por parte de tutores de animais, como:

  • O que é melhor, cremar ou enterrar o animal de estimação?
  • Pode enterrar o corpo do falecido pet no quintal?
  • Existem cemitérios e crematórios para animais?
  • Quais opções estão disponíveis para enterrar ou cremar o cachorro, gato ou outro animal de companhia?

Seguem as informações para tirar essas dúvidas.

O que fazer quando o animal vem a falecer?

Existem vários contextos em que o animal de estimação pode vir a falecer:

  • em casa
  • durante uma viagem, distante de casa
  • na clínica veterinária

Se o pet falece em casa

Se o animal de estimação vier a morrer em casa, é preciso verificar se há respiração ou batimentos cardíacos para ter certeza de que ele realmente morreu.

Alguns animais de estimação podem ficar parados e respirar superficialmente no final da vida, em virtude do peso da idade, o que pode parecer que eles morreram.

Depois de certificar-se do falecimento do animal, é possível enterrá-lo ou cremá-lo.

Caso tenha espaço no terreno da moradia e queira enterrar o animal no quintal, isso não é proibido. Porém, é preciso proceder da forma correta, para evitar a contaminação do solo, por conta da decomposição do corpo.

Como proceder em caso de enterro no quintal

  1. No caso de ter quintal ou jardim com terra, existe a possibilidade de enterrar o falecido pet, colocando-o dentro de uma caixa mortuária com tampa, de um tamanho que comporte o animal.
  2. É importante que a caixa seja de um material resistente.
  3. Em lojas de construção vendem-se caixas que podem ser adaptadas e utilizadas para esta finalidade
  4. Espere o corpo de seu pet esfriar, enrole-o em um lençol e coloque pó de cal por cima, para neutralizar micro-organismos gerados pela decomposição do corpinho dele.
  5. Após enrolar e cobrir o corpo do animal, acondicione-o na caixa adequada para seu tamanho.
  6. Escolha um local para fazer a cova, distante de lençois freáticos e encanamentos, com uma fundura que assegure que o caixão fique bem coberto e enterrado, ou seja, um buraco de pelo menos um metro de profundidade.
  7. Outra possibilidade é fazer uma caixa com tampa utilizando tijolo ou bloco e cimento, ou cimentar as paredes e buraco da cova.

Como proceder se não tiver um local para enterrar?

No caso de não ter acesso a terrenos adequados, principalmente se estiver alugando ou morando em um apartamento, casa geminada ou ainda estiver em outro local, por motivo de viagem, existem as seguintes possibilidades:

  1. Atualmente, existem empresas que realizam a cremação ou enterro do animal, através de planos pagos, que possuem serviço de busca e locomoção do corpinho do animal falecido.
  2. Se optar por enterro convencional, o animalzinho será enterrado no cemitério de animais.
  3. No caso de ser cremado, tem a opção da cremação coletiva ou individual, então o tutor opta por qual ele pode ou prefere fazer.

E se o animal de estimação morrer na clínica veterinária?

Quando o falecimento do animal ocorre na clínica, pode-se recorrer às alternativas explicadas acima e ainda existe a opção de a clínica ter convênio com serviço funerário pet, seja cemitério ou crematório pago, e assim intermediar o funeral do animal.

Outra alternativa é o serviço de cremação de animais que a prefeitura de cada cidade realiza junto a clínicas veterinárias cadastradas.

Através desse serviço municipal, o animal é cremado junto com outros animais e materiais descartados de hospitais.

Além disso, esse tipo de serviço impossibilita de realizar uma despedida mais terna e ritualística ao querido animal falecido.

Esse serviço é cobrado através de uma taxa paga à prefeitura pelo recolhimento do animal morto.

Essa taxa é calculada com base no peso do animal.

Para quem tem o pet como um ente querido, essa não é a melhor opção.

Onde não colocar o corpo do animal falecido

Como dito antes, não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno autorizado, desde que o enterro seja feito da forma como foi orientado acima.

Caso o enterro nestes locais seja feito de forma inadequada, sem os cuidados recomendados, pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Por esse motivo, enterrar ou abandonar o corpo do animal morto em locais naturais como praias, mares, lagos e rios pode constituir crime ambiental.

Também não é correto e nem permitido deixar o corpo do animal morto exposto em áreas de matos, terrenos baldios, caçambas e vias públicas. Fazer isso, produz a putrefação do corpo a céu aberto e desencadeia um cheiro forte e desagradável, além de atrair larvas.

Ademais, agindo dessa maneira, não se proporciona ao falecido amigo pet uma despedida respeitosa, responsável e consciente.

Cemitérios de animais

Os cemitérios de animais é uma forma do humano poder velar o corpinho do amado pet e viver o luto na íntegra.

Hoje em dia, existem várias companhias que realizam esse serviço oferecendo planos mensais ou realizando de imediato este serviço, oferecendo várias formas de pagamento para torná-lo mais acessível aos tutores de pets.

Estes cemitérios têm autorizações específicas da prefeitura e precisam seguir protocolos de saúde e segurança.

Pesquise na Internet os cemitérios de animais em sua cidade e quais realizam este serviço, de forma segura e confiável.

Crematórios de animais

A cremação de um pet pode sair mais em conta do que adquirir uma jazigo em um cemitério de animais.

O serviço também oferece a possibilidade de contratar um velório, antes da cremação, e possui planos mensais ou serviço imediato como o do cemitério de animais.

Veterinária explica como agir quando o animal morre

Thalita Portugal Veterinária, explica neste vídeo do seu canal, as opções de enterro ou cremação para quando o animal de estimação vir a falecer:

Por que velar, enterrar ou cremar o corpo do animal falecido?

A realização de um funeral, velório com enterro ou cremação do corpo do animal de estimação é uma forma de vivenciar o luto e demonstrar simbolicamente gratidão por todo amor vivido na companhia dele.

Esse ritual representa o momento de despedida, contribuindo para o tutor assimilar a morte do seu pet e lidar melhor com a sua partida. É uma forma de honrar sua memória com uma despedida sincera e amorosa.

Nesse triste momento, o conforto do luto serão as lembranças de cada momento vivido com o amado companheiro pet e toda gratidão de ter vivido cada instante com ele.

Fontes:

Para mais conteúdos voltados aos animais de estimação, veja:

Golden Retriever morto vira tapete: um novo mercado em aumento

Como tratar problemas digestivos em cães de forma natural?

Se um gato se esfrega em você, veja o que significa

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?

Sacrificar cães e gatos saudáveis no Brasil agora é proibido

Gato na coleira: quando e como usar

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog

Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais

Receitas de pasta de dente caseira e natural para cachorro

Seu gato te acorda de noite? Confira estas dicas!

Tudo sobre Doação de Sangue em Gato e Cachorro




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...