Como entreter o cachorro quando você sai de casa


Quem tem cachorro sabe como é difícil sair de casa e deixá-lo sozinho, tanto para si, quanto para ele. Por isso, quando é preciso ficar fora por um tempo é necessário achar um jeito de deixar o pet mais tranquilo, buscando maneiras de deixá-lo entretido para não sofrer a ansiedade da separação.

O desejo de todo tutor de pet, principalmente os mais vinculados afetivamente, é passar o dia inteiro ao lado do seu amado animal, pois é uma delícia curtir o poder do agora, em cada momento ao lado dele.

Mas nem sempre isso é possível.

Quem trabalha home-office ou é aposentado pode desfrutar mais tempo na companhia de seu pet. Mas mesmo assim, existem momentos em é que preciso sair de casa para resolver assuntos indispensáveis.

Por outro lado, o pet também quer estar o tempo todo perto de seu querido humano.

Se a convivência e o envolvimento entre animal e humano forem muito intensos, ficará mais difícil quando o tutor precisar sair de casa.

‌Levando em conta essa situação, este conteúdo traz dicas e instruções para evitar que o pet  fique sofrendo em casa por conta da ausência do seu humano.

Mas, antes, entenda como e porquê ele sofre com isso.

Causas do pet sofrer quando o humano precisa sair

Antes de tudo, é preciso entender porque o pet sofre quando o seu humano sai de casa:

O cachorro é um animal que vive em matilha, é muito sociável e gosta de fazer novos amigos, tanto com  outros animais, quanto com humanos. Por isso, ficar muito tempo sozinho o deixa entediado, tristonho, ansioso ou estressado.

Para evitar isso, quando houver necessidade dele passar um tempo sozinho, seguem formas de promover o bem-estar e a adaptação dele a essa situação.

As reações do animal que se ressente com a saída do humano

Quando o animal é muito apegado com o seu humano e vice-versa, pode se ressentir muito quando seu humano precisar sair e, por consequência, apresentar as seguintes reações:

  • chorar muito
  • ficar triste e deprimido
  • ter muito medo
  • se estressar demais
  • fazer uma reviravolta na moradia
  • tentar fugir e se machucar
  • ou ser acometido pelo transtorno da ansiedade da separação

Dicas e instruções para entreter o pet quando precisar sair

Para evitar as reações acima listadas, seguem as dicas e instruções para quando você não puder levar o pet junto com você, quando precisar sair para trabalhar ou para qualquer compromisso que exija  permanecer muito tempo fora:

Deixe  o pet alimentado e com água suficiente para ele beber

Antes de sair, deixe o seu pet alimentado e com água suficiente para ele beber.

Se ele tiver a tendência de ficar nervoso quando você sai, dê o alimento pelo menos 1 hora antes, para evitar que ele não digira bem a comida por causa do nervosismo.

Veja se não tem nada que possa machucar o pet

Assegure-se de não haver nenhum objeto ou mobília que ele possa se machucar ou material que ele possa mastigar e engolir, principalmente nos casos de filhotes e de animais ansiosos.

Supervisione o comportamento dele

Uma forma de acompanhar os movimentos de seu animal de estimação é instalar uma câmera para pet, que pode ser acessada pelo celular.

Existem diversas marcas de câmeras no mercado para essa finalidade.

Antes de sair, faça um longo passeio ou brinque muito com o seu cachorro

Se em sua casa tem um quintal grande, estimule o pet a brincar e correr,

Caso more em apartamento ou casa sem quintal, leve seu pet para passear e caminhar, antes de sair. Assim, enquanto você estiver fora, ele irá descansar da caminhada e não sentirá tanto sua ausência, evitando o risco dele fazer estrepolia, chorar ou latir demais.

Mantenha-o exercitado

A falta de atividade física também é um gatilho para ansiedade e estresse. Por isso, é importante promover situações para o cachorro se exercitar, como:

  • fazer caminhada com ele
  • estimular a atividade física, como uma corrida moderada
  • promover brincadeira com ele
  • levá-lo ao parque de cachorros
  • passear em lugares com natureza ou na rua, de coleira e guia para evitar riscos de ele se distanciar de você ou se perder
  • dar os brinquedos preferidos para ele se divertir
  • viajar com ele
  • promover situações novas e enriquecedoras, como levá-lo a locais pet-friendly

Eduque seu cão desde pequeno, ou mesmo adulto

Hoje em dia, os tutores podem contar com especialistas em comportamento animal, seja presencialmente ou online, de forma paga ou gratuita (pelo Youtube), para orientar como ensinar o cão a se adaptar às diferentes situações como as acima listadas.

Deixe acessíveis os brinquedos favoritos dele

Deixar os brinquedos preferidos do seu cachorro acessíveis a ele, é uma forma de mantê-lo entretido enquanto você estiver fora de casa.

Os bichinhos de pano e brinquedos interativos são alternativas de enriquecimento ambiental para o período em que ele ficar sozinho.

Só tome cuidado se ele for muito hiperativo, estressado ou filhote e tiver a tendência de mastigar e engolir certos brinquedos ou objetos. Nesses casos, não é recomendável deixá-los ao alcance do animal.

Dê petiscos, antes e depois de sua saída

Dar petiscos para o doguinho, antes e depois de você sair, é uma forma de fazer com que ele associe a sua saída com algo bom e se ressinta menos.

Outra forma é deixar petiscos para ele degustar enquanto você estiver fora. Entretanto, se tiver outros cachorros ou animais na casa e/ou se deixar o pet mal alimentado os petiscos poderão ser motivos de disputas e brigas. Por isso, avalie bem antes de deixar petiscos enquanto você estiver fora.

Dê atenção e afeto ao seu cachorro quando estiver em casa

Assim como nós, os cachorros precisam de afeição, atenção e situações motivadoras. Por isso, quando estiver em casa, brinque,  dê carinho e faça-lhe companhia.

Evite que ele acumule energia

Estimule o cachorro a se movimentar para ele se exercitar e não ficar com energia acumulada. Caso contrário, ele poderá ficar ansioso e estressado e extravasar esse nervosismo arranhando e derrubando móveis, roendo, quebrando objetos, rasgando almofadas, bonecos de pano ou, ainda pior, buscar formas de fugir de casa.

Deixe caixas de papelão

Essa dica é mais para filhotes que adoram roer tudo que vêem e que são muito agitados.

Uma forma de entretê-los é deixar uma caixa de papelão para ele se distrair. Porém, veja antes se a caixa não contém grampos, etiquetas colantes ou fitas adesivas pois, corre-se o risco de o pet mastigar e engolir esses objetos, e se machucar com eles.

Se puder, adote outro cachorro para que ele tenha um companheiro

Caso tenha condições, o ideal é que seu cão possa ter um outro pet amigo para ficar com ele na sua ausência. Assim, ele não se sentirá tão sozinho e poderá também se socializar e brincar mais com esse novo companheiro.

Dar a oportunidade de o pet ter um irmão, pode ser uma boa alternativa para evitar que o animal sinta tédio e solidão quando você precisar ficar fora por algum tempo.

Promova um espaço seguro para seu cão

Quando sair, deixe seu animal em um local em que ele se sinta confortável, tranquilo e feliz, esteja seguro e não corra nenhum tipo de risco e perigo.

É importante atentar que cães com medo de sons como os de rojões ou trovões requerem cuidado redobrado. Por isso, evite sair em dias que tenha esse barulhos. E mesmo que não tenha, previna-se para caso isso ocorrer na sua ausência, ele esteja em um lugar protegido em que se sinta seguro.

Deixe sons e imagens que o mantenham calmo

Para quem ainda não sabe, existem mídias direcionadas para pets, que ajudam a aliviar o desconforto deles, quando seus humanos precisam passar um tempo fora. Por exemplo:

Todas essas mídias são especialmente desenvolvidas para manter o pet mais calmo, dando a sensação de ele não estar só.

Deixe uma peça de roupa sua perto dele

O seu cheiro na peça de roupa pode promover mais conforto e aliviar a saudades do seu pet.

Só não use essa dica se seu cão tiver a mania de mastigar tecido pois, corre-se o risco de ele mastigar e engolir, o que é perigoso.

Ao sair, passe um bom estado emocional e transmita segurança para seu pet

Essa é uma instrução fundamental, porque se você sair angustiado e inseguro, passará isso para seu pet e ele poderá ficar sentindo-se assim também. Por isso, saia de casa com bom estado emocional e passe calma e serenidade para ele.

Mantenha seu cão calmo

Se seu cão tende a ser muito nervoso ou é um animal que carrega algum trauma, existe a alternativa dos calmantes naturais, que podem ajudar ele a ficar mais tranquilo, tanto com você, quanto na sua ausência.

Saia sem consolá-lo e chegue sem fazer festa

Quando sair não mude a voz para consolá-lo, pois ele só de ouvir que você mudou a voz poderá começar a chorar, ficar ansioso e ou triste.

Ao chegar, não incentive seu cão a fazer festa e ficar latindo de euforia, pois isto só o estimulará a ficar mais ansioso e nervoso durante sua ausência.

Que cada momento com seu cão seja bem vivido

O cão é um amigo para todas as horas, por isso cuide bem dele.

Ao tratar bem do seu pet, você promove tanto o bem-estar dele quanto o seu.

E assim, ambos podem desfrutar melhor da companhia um do outro.

Fontes:

Veja mais conteúdo sobre cuidados com os nossos amados cães, em:

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães 

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros

Acupuntura para pet: conheça os benefícios 

Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios

Plantas tóxicas perigosas para nossos pet’s

Mais um hospital público veterinário para atendimentos de PETs

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?

Envenenamento de cães e gatos: como proceder em caso de intoxicação

Poluição sonora: os animais são extremamente afetados pelo barulho humano




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...