Pulgas - quem tem cachorro em casa sabe bem como é difícil de tirar

pulgas_cachorro

Quem tem cachorro, gato ou outro bicho de pelo em casa acaba convivendo, de vez em quando, com os bichos que habitam no bicho.

Aqui vamos apresentar aqui algumas dicas para você usar em seus animais de estimação para controlar esses insetos que, além de incômodos para donos e bichos, são também vetores de doenças para os humanos.

A pulguinha e a Daninha, uma música muito bonitiha do grupo Rumo (do disco "Quero Passear", de 1988) e que você pode recordar no vídeo abaixo, contava a história da Daninha, uma cachorrinha muito querida, sua pulguinha predileta, tchik, poin, tchik, poin, e as peripécias de seus donos para tirar a pulga que habitava a cachorrinha. Dá-lhe banho, caça a pulga, a pulga pula, e volta para a Daninha

Luta difícil, mas não impossível.

O que fazer para controlar as pulgas que insistem em habitar o pelo de cães e gatos domésticos?

Para se controlar pulgas é preciso manter algumas medidas constantes como manter escrupulosa limpeza do canil, da casinha do seu cachorro, da cama preferida do seu gato. No mercado existem inúmeros medicamentos, sprays e pós, químicos, que são eficientes e perigosos tanto para os animais quanto para seus donos e que, em caso de infestação severa, serão recomendados por um veterinário. Mas, você também poderá optar por produtos feitos à base de ingredientes naturais - plantas e óleos essenciais - e até medicamentos homeopáticos, que criam um ambiente no pelo do animal não propício às infestações.

1. Tratamentos homeopáticos contra pulgas

Alguns remédios homeopáticos são indicados quando seu animal já está com pulgas, para ajudar na sua recuperação. Com esse fim você tem o Ledum palustre, a China e até a Bryonia mas, veja aqui neste site especializado o que há e em que casos deve usar. 

2. Combinação de óleos que funcionam bem como repelente de insetos

Inclusive de pulgas e carrapatos: óleo de limão, de canela, de gergelim, de rícino, por exemplo, misturados em água pura e aplicados em spray ou algodão, após o banho higienizante. Cada óleo tem sua função repelente que é potencializada quando usados em conjunto. Faça a sua, busque as quantidades mais adequadas para o seu caso e misture, sem dó nem piedade.

3. Combinação de óleos essenciais que têm função repelente

Oleo essencial de gerânio (geraniol) e óleo de gaultéria misturados com óleo de amêndoa e miristato de isopropilo, um óleo sintetizado de gorduras animais amplamente usado para a erradicação de piolhos.

4. Comprimidos repelentes

Serão necessários caso o seu animal seja muito suscetível a infestações - alguns são mais que outros. Você pode experimentar comprimidos feitos à base de alho que são efetivos para quebrar o ciclo de reprodução da pulga e também um outro, químico, que expulsa pulgas e carrapatos adultos, e outras larvas, medicamento veterinário, o Capstar. Mas este, que é químico, só deve ser usado em caso extremo.

5. Shampoo à base de babosa

Capim santo ou citronela também costumam ser efetivos mas, observe se o seu animal não tem uma reação alérgica, começar a babar, ou ficar mole, tonto, especialmente com a citronela. Alguns são mais sensíveis que outros. O tratamento com shampoo tem que ser frequente, de duas em duas semanas.

6. Colar antipulgas com ingredientes naturais

Como óleo essencial de eucalipto, lavanda, cravo, neem, hortelã, limão, erva-cidreira, dentre outros, que você mesmo pode fabricar em sua casa, molhando um lenço de pescoço com a mistura desses ingredientes e atando-o ao animal

7. A limpeza da sua casa é essencial

Use um aspirador potente onde desconfiar que existe ninho de pulga - o aspirador retirará todos os adultos, larvas e ovos - mas, elimine convenientemente o saco do aspirador para não fazer outros criadouros pois as pulguinhas não morrem por serem aspiradas.

8. Espalhe folhas de hortelã, poejo e salvia pelos cantos

Onde seu animal fica, e dentro da casinha, e nos cantos escurinhos. Pulgas não gostam de cheiros fortes, essa é a verdade.

9. Uma armadilha interessante

Que ajuda a capturar pulgas adultas, saltadoras, é uma tigela com água morna e detergente. Elas pulam dentro atraídas pelo calor e, com o detergente, não sobrevivem.

10. A limpeza do seu chão

Pode ser feita com um pano molhado em vinagre, ou alcool com cravinho de cheiro, ou alcool com folhas de citronela. É preciso usar um produto bem curtido, cujo cheiro seja persistente, e deixar secar no chão. Tem melhor efeito em chão de tábua pois estas vão se impregnando dos óleos essenciais.

11. Loção repelente de vinagre e neem

Você também pode fazer uma loção de vinagre com óleo de neem que é boa para ser pulverizada sobre os animais. Você talvez não saiba mas o neem  (Azadirachta índica) é uma planta indiana, que já se cultiva no Brasil, e que tem propriedades antissépticas, antifúngicas e repelente bastante usada para o controle de pulgas, carrapatos alguns fungos específicos assim como também é usada contra acne e outros problemas de pele.

Você precisará experimentar um conjunto de ações que sejam suficientes para a manutenção do equilíbrio entre seus bichos e os bichos que vivem neles e, com persistência, chegará a um bom termo mas, se lembre que é no verão que as pulgas mais aparecem, que é nos lugares úmidos que elas mais ficam e que é em cachorro fraco que elas mais gostar de ficar. Minha avó dava enxofre em pó, uma colheradinha no prato de ração, uma vez por semana, para os seus cachorros se manterem saudáveis. O enxofre é essencial para a pele e a pele é a defesa do animal.

Leia também:

setaKIT DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS: O QUE NÃO PODE FALTAR NA CAIXINHA DO SEU PET?

setaCOMO FAZER REPELENTE CASEIRO

setaCITRONELA: USOS E PROPRIEDADES DESSE CAPIM FANTÁSTICO