Lista de Frutas e Legumes Benéficos e Nutritivos para Cachorros


Proporcionar uma alimentação equilibrada e saudável para os nossos amigos caninos é essencial para garantir seu bem-estar e saúde ao longo da vida. Os vegetais podem desempenhar um papel importante na dieta dos cachorros, fornecendo nutrientes essenciais e promovendo uma variedade de benefícios à saúde. Neste conteúdo, exploraremos uma lista de alimentos vegetais benéficos que você pode incluir na alimentação do seu cão para promover uma vida longa e saudável.

Lista de Alimentos Vegetais Benéficos para Cães

Incluir vegetais na dieta dos cães pode fornecer uma série de nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde digestiva, promover a saúde da pele e do pelo, auxiliar no controle de peso e até mesmo contribuir para a saúde cardiovascular do seu animal de estimação.

Cenoura

Rica em betacaroteno e fibras, as cenouras são ótimas para a saúde ocular e digestiva dos cachorros. Além disso, são crocantes e podem ajudar a limpar os dentes do seu cão.

Abóbora

Excelente fonte de fibra e vitamina A, a abóbora pode ajudar a regular a digestão do seu cão e promover uma pele saudável.

Abobrinha

É uma ótima opção para cachorros. Rica em betacaroteno, beneficia a visão, pele e pelo do animal. A casca é rica em fibras, útil para problemas intestinais. Pode ser oferecida crua, desde que lavada.

Beterraba

É um legume nutritivo para cachorros, podendo ser oferecido cozido e sem casca. Alguns cães até o comem cru. Rico em vitaminas A e B6, auxilia na visão e previne a diabetes canina. Alterações na cor das fezes após o consumo são normais.

Brócolis

Repleto de antioxidantes e vitamina C, o brócolis é um excelente vegetal para fortalecer o sistema imunológico do seu cachorro. Certifique-se de cozinhá-lo levemente antes de oferecer ao seu cão.

Batata-Doce

Fonte de carboidratos complexos, a batata-doce é uma opção para fornecer energia ao seu cachorro. Além disso, é rica em fibras, vitaminas e minerais essenciais.

Chuchu

Rico em cálcio, ferro e fósforo, o chuchu é benéfico para cachorros e pode ser oferecido cozido para melhor aceitação.

Couve-flor

Assim como o brócolis, é recomendado oferecer couve-flor levemente cozido aos cachorros. Rico em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, Esse vegetal combate doenças relacionadas ao envelhecimento e promove sensação de saciedade.

Jiló

Possui vitaminas A e B, cálcio e fibras, beneficiando a pele, intestino e sistema nervoso dos cães. Pode ser cozido moderadamente antes de ser dado ao cão.

Pimentões

Fonte de vitaminas A e C, fibras e antioxidantes, devem ser oferecidos sem sementes. As variedades amarela e vermelha são preferidas.

Vagem

Com baixo teor calórico, é importante no controle do colesterol e açúcar no sangue, sendo recomendada para cães com diabetes.

Agrião

Rico em vitamina C, minerais e ferro, fortalece a imunidade e beneficia coração e cérebro dos cães. O cabo também pode ser consumido. O agrião é considerado o vegetal mais nutritivo do planeta.

Alface

Rica em ferro, antioxidantes, cálcio e vitamina A, auxilia na saúde óssea e intestinal, podendo ser oferecida crua e bem lavada.

Couve

Rica em ferro, é importante contra a anemia canina e oferece vitaminas e minerais, mas pode causar flatulência se consumida em excesso. O talo não deve ser dado.

Manjericão

Combate inflamações e infecções respiratórias, sendo essencial para a saúde do fígado, rico em vitaminas A, C e K.

Quiabo

Rico em cálcio, vitaminas A, B1 e C, beneficia o trato intestinal, mas deve ser cozido antes de oferecido.

Repolho

Fonte de vitaminas A, B e K, e propriedades anti-inflamatórias. Deve ser bem lavado.

Salsa

Rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, pode ser oferecida crua ou cozida para cachorros.

Aipo

O aipo é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo cálcio, potássio, fósforo, sódio, ferro e vitaminas A, B e C. Esse vegetal beneficia a saúde cardíaca e reduz o risco de câncer. Seus componentes atuam como agentes contra tumores e ajudam a regular a pressão arterial. Além disso, o aipo atua como um agente redutor de colesterol, ajudando a manter as artérias e os músculos relaxados.

Ervilhas

Ricas em proteínas vegetais, as ervilhas são uma excelente adição à dieta do seu cão. Elas também são uma fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Espinafre

Rico de ferro, cálcio e vitaminas A, C e K, o espinafre pode promover a saúde dos ossos e dos músculos do seu cachorro. No entanto, é importante oferecê-lo com moderação, pois em excesso pode causar problemas digestivos.

Maçã

Esta fruta crocante é uma excelente fonte de fibras e vitaminas, como a vitamina C. Além disso, as maçãs podem ajudar a limpar os dentes do seu cão e refrescar o hálito. Lembre-se de remover as sementes antes de oferecê-la ao seu cão.

Manga

A manga é uma excelente fonte de vitaminas e fibras que promovem o bom funcionamento do intestino do cão. Contém vitamina A, do complexo B, E e K, além de cálcio, potássio e magnésio. É também uma fruta saborosa e apreciada pelos cães.

Banana

A banana é uma excelente fonte de potássio para cães, promovendo a construção muscular, o funcionamento dos vasos sanguíneos e a regulação da acidez corporal. Além disso, é rica em piridoxina (vitamina B6), que auxilia no metabolismo das proteínas e regula a função das células sanguíneas para melhor oxigenação do cérebro e músculos. Também contém vitamina C, um antioxidante que protege as células dos cães e auxilia na construção de cartilagem.

Melancia

Rica em água, vitaminas A e C, licopeno e potássio. Auxilia na hidratação, saúde da pele e sistema imunológico.

Melão

Essa fruta é rico em água, vitamina A, C e potássio. Auxilia na hidratação e saúde da pele.

Morango

O morango é fonte de vitamina C, ácido fólico, potássio e manganês. Auxilia na saúde do sistema imunológico e cardiovascular.

Pera

Rica em fibras, vitamina C, potássio e boro. Auxilia na saúde da digestão, ossos e sistema cardiovascular. Assim, como a maçã, lembre-se de remover as sementes antes de oferecê-la ao seu cão.

Mirtilos

Mirtilos são uma excelente escolha para cães devido aos seus fitoquímicos e antioxidantes, como as antocianidinas, além de conterem vitamina C, vitamina E, manganês e fibras. No entanto, é importante introduzi-los gradualmente e em pequenas quantidades para evitar desconforto estomacal, tanto em filhotes quanto em cães adultos. Certifique-se de lavá-los, enxaguá-los e servi-los inteiros, amassados levemente, ou experimente receitas simples de guloseimas com mirtilos e poucos ingredientes ao adicioná-los à dieta do seu cachorro.

Linhaça

A linhaça é rica em fibras, proteínas, lignanas e ácidos graxos ômega-3, auxiliando na saúde da pele, pelagem, sistema digestivo e cardiovascular. Pode ser incluída na alimentação do cão na forma de farinha.

Orientações De Como Incluir Vegetais Na Alimentação do Cão

Seguem as orientações de como dar vegetais para seu cachorro:

  1. Sempre lave bem os alimentos antes de oferecê-los ao seu cão.
  2. Cozinhe os legumes e verduras antes de servi-los, exceto a cenoura que pode ser oferecida crua.
  3. Retire as sementes e cascas, quando necessário.
  4. Introduza os alimentos vegetais gradualmente na dieta do seu cão, em pequenas quantidades.
  5. Observe a reação do seu cão e consulte um veterinário se notar qualquer problema.
  6. Lembre-se que a dieta ideal para o seu cão depende da sua idade, raça, porte e estado de saúde.
  7. É recomendável buscar a orientação de um veterinário para definir a dieta mais adequada para seu cão.

Alimentação Diversificada e Nutritiva Para o Seu Cão

Ao incluir frutas e verduras na dieta do seu cachorro, lembre-se de introduzi-los gradualmente e em quantidades adequadas. Nem todos os vegetais são seguros para os cães, portanto, consulte sempre o seu veterinário antes de fazer alterações significativas na dieta do seu animal de estimação. Com uma dieta variada e equilibrada que inclua uma variedade de alimentos vegetais e proteínas de qualidade, você pode ajudar a garantir que seu cachorro tenha uma vida longa, saudável e feliz.

Fontes:

  1. Humane Society Of Greater Day Ton
  2. The Spruce Pets-Vet Reviewed e Pet Approved
  3. The Wildest
  4. Cachorro Saudável
  5. Patas da Casa

Veja outros artigos sobre Saúde e Bem-Estar dos Cães em:

Como tratar problemas digestivos em cães de forma natural?

Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros

Calmantes naturais para cachorros nervosos: Como acalmar seu dog




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...