Tratamentos Naturais para Auxiliar Cães e Gatos com Doenças Renais


Doenças renais em cães e gatos podem receber tratamentos naturais, como terapia com ozônio, acupuntura, fitoterapia e outras terapias, se assim o veterinário concordar. Este artigo explora sete tratamentos naturais que podem oferecer suporte aos rins de seu animal de estimação, melhorar sua qualidade de vida e prolongar sua companhia.

Lembre-se: Consulte um veterinário holístico ou integrativo ao considerar essas terapias. Eles podem não oferecer todas as opções mencionadas, mas podem encaminhá-lo para profissionais que o façam. Seguem as informações dos tratamentos naturais para doenças renais em cães e gatos.

Lista de Tratamentos Naturais para Doenças Renais em Cães e Gatos

Veja a seguir terapias naturais que podem complementar o tratamento para doenças renais em cães e gatos, proporcionando uma maior qualidade de vida a eles:

Ozônio Médico e Terapia Sanguínea Ultra-Violeta (UVBI)

O uso excessivo de antibióticos pode causar danos renais. Portanto, opções mais naturais, como o ozônio medicinal e a UVBI (Irradiação Ultravioleta do Sangue), uma técnica terapêutica que expõe o sangue do paciente à luz ultravioleta antes de ser reintroduzido no corpo, são terapias com a capacidade de tratar o quadro inflamatório no sistema renal do animal. Essas terapias são capazes de tratar uma variedade de infecções.

A auto-hemoterapia intravenosa com ozônio, juntamente com a aplicação subcutânea de solução salina ozonizada, pode ajudar a reduzir os efeitos danosos da doença renal.

Consulte um veterinário para determinar a melhor abordagem, incluindo a auto-hemoterapia intravenosa com ozônio e a aplicação de solução salina ozonizada.

Acupuntura e Aquapuntura

Pontos de acupuntura específicos podem ser estimulados para apoiar animais com insuficiência renal crônica. Além disso, a aquapuntura, técnica que consiste na injeção de solução fisiológica ou água destilada em pontos de acupuntura, e que também pode incluir a administração de vitamina B12 nesses pontos, pode ser uma opção eficaz. Considere aprender a massagear esses pontos ou utilizar uma caneta laser sob orientação profissional.

Medicamento Herbal

Uma variedade de ervas ocidentais, das medicinas chinesa e ayurvédica também auxiliam animais com problemas renais. Algumas dessas ervas podem ser:

Lembrete: É importante consultar o seu veterinário antes de administrar ervas medicinais ao seu cão ou gato.

Apoio Nutricional

Animais com problemas renais podem se beneficiar de uma dieta específica que visa reduzir a carga nos rins e fornecer nutrientes essenciais. Vale ressaltar que qualquer mudança na alimentação do animal deve ter a orientação de um veterinário. Aqui estão alguns alimentos que são frequentemente recomendados para animais com doenças renais:

Proteínas de alta qualidade e moderadas: Opte por fontes de proteína de alta qualidade e de fácil digestão. Evite excessos de proteínas, mas é importante garantir uma quantidade adequada para manter a saúde muscular.

Arroz branco ou batata: Carboidratos simples como arroz branco ou batata podem ser uma boa fonte de energia. Evite grãos integrais, pois contêm mais fósforo.

Óleos saudáveis: Adicione óleos saudáveis, como azeite de oliva, para fornecer ácidos graxos essenciais e manter a saúde da pele e do pelo.

Vegetais de baixo teor de fósforo: Inclua vegetais de baixo teor de fósforo, como abóbora, abobrinha, pepino e ervilhas. Esses vegetais são ricos em fibras e nutrientes.

Alimentos anti-inflamatórios:  Que combatem infecções na bexiga como: Cranberry e Espirulina

Suplementos: Em alguns casos, o veterinário pode recomendar suplementos específicos, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais.

Produtos comerciais para dieta renal: Existem alimentos comerciais formulados especificamente para animais com doenças renais. Eles geralmente têm teores controlados de proteína, fósforo e outros nutrientes.

Controle de sódio: Reduza a quantidade de sódio na dieta, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial.

Atenção: Cada animal é único, e as necessidades dietéticas podem variar. Consulte sempre um veterinário para personalizar a dieta de acordo com a condição específica do seu animal de estimação.

Ajuda Digestiva

Probióticos, disponíveis em Pet Shops, podem beneficiar animais com problemas renais, fortalecendo o sistema digestivo e imunológico.

Controle da Pressão Arterial

Dieta e nutrição, que incluem diuréticos naturais como a salsa, podem ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Medicamentos podem ser necessários em casos específicos.

Veterinário explica a Doença Renal Crônica

O veterinário Dr. Edgard Gomes explica, neste vídeo do canal “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, a importância da Fluidoterapia (administração de líquidos diretamente na corrente sanguínea do animal renal) como medida inicial para animais que apresentam sintomas de doença renal crônica:

Um Novo Fôlego de Vida Para Cães e Gatos Renais

A insuficiência renal em cães e gatos não precisa ser uma sentença de morte. Integrar abordagens alternativas ao tratamento sob a supervisão do veterinário pode proporcionar um novo fôlego de vida ao querido pet e companheiro.

Fontes:

  1. Animal Wellness
  2. Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Veja mais conteúdos sobre Cuidados com os Pets em:

Fitoterapia Veterinária: Alternativa Natural para a Saúde de Cães e Gatos

O que é e como funciona a Medicina Veterinária Holística

Acupuntura para pet: Conheça os benefícios 




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...