Como limpar aspargos?


Ele é tão gostoso quanto caro (infelizmente) e combina bastante com esse clima do inverno brasileiro. Estamos falando de aspargos! Para quem quiser e puder se dar, de vez em quando, um presente gastronômico, aspargos são uma aposta certeira.

Por que comer aspargos?

Aspargos têm fibras, baixo teor calórico, propriedades antioxidantes, vitaminas e mineirais, como vitaminas A e C, potássio, ferro, selênio, ácido fólico (vitamina B9), cálcio , manganês, zinco.

Mas, afinal, como limpar esse delicioso vegetal para aproveitar todos esses benefícios? O GreenMe Itália conta tudo sobre essa técnica, já que por lá a iguaria é bastante comum. Sorte dos italianos!

Como escolher?

Quando for comprar aspargos, averigue se eles estão bem firmes, com um verde brilhante e que as pontas ainda estejam evidentes. Considere também que quanto maior o caule do aspargo, de maior qualidade ele é.

Como limpar?

Antes de serem cozidos, os aspargos devem ser lavados e limpos. Limpar os espargos não é difícil: basta utilizar uma faca de lâmina lisa e proceder da seguinte maneira:

  1. Lave os aspargos em água corrente, já que eles são plantados em terrenos arenosos. Caso a areia esteja nas pontas, encha uma vasilha grande com água fria, mergulhe os aspargos na água até remover toda a areia.
  2. Corte a base dos aspargos, de cinco a seis centímetros.
  3. Segure-o de cabeça para baixo e posicione a lâmina da faca contra a casca, de modo a eliminá-la e, depois, descasque os aspargos na parte inferior. Essa técnica é a mesma utilizada para o preparo de aipo.
  4. Agora, lave novamente os aspargos e prossiga com a preparação da receita.

Como preparar?

Após seguir as etapas anteriores, cozinhe os aspargos em uma panela estreita e alta. As partes macias devem ficar para fora da água. O cozimento dura, em média, de 5 a 10 minutos, a depender da espessura dos aspargos. Os talos podem ser, depois, aproveitados em caldos e sopas.

Se quiser conhecer receitas saborosas preparadas com aspargos, confira AQUI uma matéria nossa com essa iguaria, e veja mais dicas sobre esse delicioso vegetal.

Talvez te interesse ler também:

ASPARGOS – CURATIVOS E MUITO FÁCEIS DE SE PLANTAR

O CARBOIDRATO É O ELIXIR DA JUVENTUDE NESTA ILHA JAPONESA

INFECÇÃO URINÁRIA: O QUE É, COMO EVITAR. OS MELHORES REMÉDIOS CASEIROS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...