Suplementos para pet: o que são e para que servem


Não adianta! Os pets viraram gente (ou quase)! Do mercado de artigos de luxo aos suplementos, os pets  estão cada vez mais humanizados (pelo menos os dos tutores ricos, é claro). Hoje vamos falar dos suplementos para pets. Sim, eles existem e às vezes podem ser úteis ou necessários. Mas vamos por partes, pois talvez você nunca tenha ouvido falar nisso.

Leia também: Cresce o mercado de luxo para pets. Eles precisam disso?

Suplementos para pet: o que são e para que servem

Assim como os seres humanos, os animais podem se beneficiar de suplementos nutricionais para promover a saúde geral, suportar funções específicas do corpo ou tratar certas condições de saúde.

Os suplementos para pets podem incluir uma variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos graxos ômega-3, probióticos, antioxidantes e ervas medicinais, e servem para diversos fins.

Geralmente são prescritos para completar a necessidade nutricional dos pets, mas também podem ajudar a tratar e prevenir doenças.

Se a modinha for suplementar por beleza (dos pelos, desenvolvimento dos músculos, etc), pare com isso! Suplementos não são água com açúcar e devem administrados somente mediante conselho médico-veterinário.

Vamos lá!

Quais são os suplementos para pets?

Os suplementos para pets podem estar disponíveis em diferentes formas, como comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. Alguns exemplos de suplementos comuns para animais de estimação incluem:

  • Suplementos articulares: São formulados para apoiar a saúde das articulações e ajudar a aliviar os sintomas da artrite em cães e gatos.
  • Suplementos de pele e pelagem: São projetados para promover uma pele saudável, pelagem brilhante e principalmente minimizar problemas de pele, dermatites como coceira e descamação.
  • Suplementos digestivos: Podem incluir probióticos e prebióticos para promover a saúde intestinal, ajudar na digestão e como auxiliar em problemas gastrointestinais.
  • Suplementos para suporte imunológico: São formulados para fortalecer o sistema imunológico do animal e promover a resistência a doenças.
  • Suplementos multivitamínicos: Contêm uma combinação de vitaminas e minerais essenciais para preencher as lacunas nutricionais na dieta do animal.

Quais vitaminas ou nutrientes os pets podem precisar?

Alguns dos principais suplementos vitamínicos, nutricionais para pets são:

Ômega 3

É usado como anti-inflamatório com inúmeros benefícios para os pets. Por exemplo:

  • para melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular
  • para melhorar a função cerebral e o desenvolvimento (ótimo para filhotes e animais idosos)
  • para melhorar a a saúde articular (para animais com doenças articulares como artrite, pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações, aliviar a dor e melhorar a mobilidade).
  • para a saúde da pele e pelagem.

Cálcio, fósforo e ferro

  • O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos, dentes e músculos. É especialmente importante para filhotes em crescimento, animais grávidas ou lactantes.
  • O fósforo é outro mineral essencial para a saúde óssea. Ele trabalha em conjunto com o cálcio para manter a estrutura e a resistência dos ossos.
  • O ferro desempenha um papel crucial na formação dos glóbulos vermelhos e no transporte de oxigênio pelo organismo. A deficiência de ferro pode levar à anemia, resultando em fadiga, fraqueza e outros problemas de saúde.

Probióticos

Úteis para equilibrar a microbiota intestinal do animal quando houver uso de antibióticos, doenças gastrointestinais, estresse e mudanças na dieta. Também melhora o sistema imunológico.

Vitamina C

Tem efeito antioxidante e melhora a imunidade de cães e gatos em qualquer fase da vida, ajudando a fortalecer os pets contra infecções virais, bacterianas ou fúngicas.

Biotina

Assim como para humanos, a biotina é fundamental para a beleza.  Nos pets, é útil em casos de queda ou perda de brilho dos pelos.

Estimuladores de apetite

Alguns animais podem estar passando por períodos de convalescença, em que lhes falta apetite. Existem suplementos que estimulam o apetite que também podem ser indicados para gatos ou cachorros idosos.

Não compre suplemento à toa

É importante destacar que, antes de administrar qualquer suplemento ao seu animal de estimação, é fundamental consultar um veterinário. Os suplementos devem ser escolhidos de acordo com as necessidades específicas do seu animal e a orientação do profissional de saúde animal. Além disso, é importante seguir as instruções de dosagem recomendadas e garantir que os suplementos sejam adquiridos de fabricantes confiáveis.

Não gaste dinheiro à toa! Suplementos não devem ser tomados como água. Pode haver contraindicações e fazerem mais mal do que bem. Isso serve tanto para homens quanto para bichos.

Fonte: Dra. Julia Flórios – Médica-Veterinária

Talvez te interesse ler também:

Empresa japonesa cria roupa com ventilador para refrescar pets

Projeto de Lei prevê dedução do Imposto de Renda para quem tem animais de estimação

Fábricas de filhotes: cruzamento forçado, excesso de reprodução e sofrimento animal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...