Qual o melhor tipo de colher para cozinhar?


Para uma receita ficar saborosa e saudável, além do cozinheiro ser bom e dos ingredientes serem de boa qualidade, os utensílios usados na preparação também fazem parte do segredo da boa comida.

Nós já falamos aqui sobre os tipos de panela para cozinhar, os prós e os contras de cada material, e hoje vamos falar sobre alguns tipos de colheres.

Qual colher você costuma usar para cozinhar?

Colher de pau, de silicone, de metal…?!

Saiba, a seguir, qual é a diferença entre elas.

Colher de pau

A colher de pau é aquela feita de madeira natural.

Mas apesar da tradição do uso, ela pode acumular fungos, bactérias e impurezas.

Ela não é indicada na cozinha glúten free, porque pode causar contaminação já que pode reter o glúten na madeira, um material poroso.

Outra desvantagem é que ela, depois de lavada, demora mais tempo para secar o que pode ser receptáculo de patógenos.

Muitos restaurantes dispensam o uso das colheres de pau para evitar a famosa contaminação cruzada.

Mas a colher de pau tem suas vantagens, como por exemplo, custar pouco, ser muito resistente às altas temperaturas e não riscar panelas antiaderentes, sendo um utensílio muito prático de usar.

O cabo das colheres de pau não costuma esquentar facilmente, por isso são mais resistentes para receitas que exigem muito tempo no fogo e em que seja necessário muito tempo de mistura.

Colher de bambu

Acredita-se que colheres de bambu são melhores que as de pau para cozinhar, por vários motivos.

  1. Não arranham a panela;
  2. São sustentáveis (pois o bambu é uma madeira sustentável);
  3. São mais higiênicas que as de pau pois menos propensas a acumularem fungos e bactérias;
  4. Não acumulam sujeira;
  5. Resistem à altas temperaturas;
  6. São práticas de usar:
  7. Custo-benefício vale a pena.

Colher de silicone

A colher de silicone também resiste às mudanças de temperatura durante o preparo das receitas e seu material é ser bem resistente.

Uma das maiores vantagens da colher de silicone é a possibilidade de lavá-la com qualquer produto, pelo fato de que ela não retém odores e são livres de bactérias após o uso de detergente ou sabão.

Além de poder cozinhar sem a preocupação de contaminação da comida, a colher de silicone não danifica as panelas, recipientes ou eletrodomésticos na hora do contato.

Colheres de metal

Sempre nos perguntamos se colheres e outros utensílios de metal, especialmente o alumínio, fazem bem para a saúde. E sempre fazemos a pergunta:

Qual é o melhor material para usar?

Por exemplo, preocupações sobre os efeitos patológicos do alumínio no corpo humano, devido à sua lixiviação de utensílios de uso prolongado, têm sido associados a certas doenças, como:

  • anemia;
  • demência;
  • e osteomalácia.

Enquanto alguns estudos sugerem que cozinhar em utensílios de alumínio é seguro, outros sugerem que pode levar a níveis tóxicos de alumínio no corpo.

No entanto, outras pesquisas mostraram que a lixiviação do alumínio dos utensílios de cozinha depende de muitos fatores, como pH, temperatura e meio de cozimento.

Em controles saudáveis, 0,01% a 1% do alumínio ingerido por via oral é absorvido pelo trato gastrointestinal e é eliminado pelos rins.

Seja como for, a gente vê por aí, em vídeos no YouTube por exemplo, as pessoas cozinhando em panela de alumínio, mexendo com colher de metal, aço inox ou similares. Só o barulho do raspar de metal é o suficiente para dar a impressão de perigo. Além disso, muita gente bate a colher de metal na panela de alumínio.

Não tendo como provar em casa que pequenas partículas metálicas possam de desprender da panela e cair na comida, é melhor evitar bateção de panela com colher metálica em casa.

Agora, usar colher metálica para mexer em panela antiaderente é pedir para temperar a comida com PFAs, uma substancia perigosa, cancerigena e permanente.

Vamos combinar? Colher de metal, só para comer. Para cozinhar, prefira as outras opções.

Leia também:

Cuidados com a colher de pau

Você não precisa comprar novas colheres, pode usar a boa e velha colher de pau que herdou da sua avó para continuar a fazer comida boa.

Mas é preciso ter alguns pequenos cuidados.

Para a colher de pau não acumular bactérias, limpe-a com cloro e deixe-a secar bem. Também é possível fervê-la em água e deixar por um tempo de molho.

Seque-a ao sol se puder.

Dependendo da qualidade da madeira, a colher de pau vai durar por muito tempo. Porém, evite utilizá-las se estiverem muito gastas, rachadas, etc, pois podem ser recepátculos ainda melhores para os patógenos.

Quando a colher já estiver escurecendo ou com manchas, é o momento de trocá-la!

O mesmo acontece com as tábuas de cortar alimentos, que precisam ser higienizadas com frequência:

A colher de silicone, por sua vez, não pega cheiro (ao contrário da de madeira), porém, se expostas por muito tempo às altas temperaturas, podem derreter.

Conta pra gente, qual tipo de colher você usa para preparar seus pratos?

Talvez te interesse ler também:

Como usar panela de teflon sem colocar a saúde em risco 

Reutilize: panela velha se não faz comida boa, o que fazer com ela?

Obesogênicos: quais são as toxinas ambientais que engordam

Água engarrafada pode ser pior que água da torneira. Entenda!

Dicas inusitadas para conservar alimentos e evitar desperdício

Esponjas de banho são um perigo! Veja porquê

Tem cupim em casa? Como acabar com ele sem crueldade?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...