Limpeza de Começo de Ano (arrumando a casa, a mente e o espírito)

  • atualizado: 
limpieza de fim de ano

Começo de Ano é época de balanço, de pesar os prós e os contras, de jogar fora o que não serve mais e de se abrir para o novo, que traz boas energias e boas mudanças em nossas vidas. A este propósito, nada melhor do que fazer uma limpeza pesada na casa, uma faxina que nos ajude a nos limpar também por dentro, livrando nossas mentes de dogmas ultrapassados e abrindo espaço para que coisas boas aconteçam no ano que está começando. Que tal fazer uma limpeza de final de ano, não somente para arrumar a casa, mas também a nossa mente e o nosso espírito?!

As pessoas renovam suas esperanças com a entrada do Novo Ano, buscando realizar as mudanças que desejam em suas vidas, encerrando ciclos com o ano que acaba. Novo Ano, novas metas e objetivos! A virada do ano, o começo ou o fim do ano, é um bom pretexto para se desfazer do que não serve mais, se abrindo para as boas mudanças, renovando as energias!

E por falar em mudanças, estas vêm ocorrendo no mundo a todo momento e precisamos nos adaptar para não ficarmos estagnados e ultrapassados. Muitos acontecimentos em nossas vidas, e no mundo, têm nos ajudado a sair da ilusão e enxergar com mais lucidez a realidade. Nisso, vamos nos limpando das crenças ultrapassadas e limitantes que estavam entulhadas em nossa mentes.

Muitos destes "entulhos mentais" acabam se materializando nas dezenas de objetos que insistimos em guardar, seja por "lembrança", seja por uma utilidade que nunca se realiza. Estes objetos vão envelhecendo e bloqueando a entrada do novo. Limpá-los, seja retirando-os da casa, seja dando-lhes finalmente uma utilidade real, sem querer, acaba contribuindo para a limpeza da casa que acaba repercutindo em nossa limpeza interna.

Momentos de solitude e de silêncio nos ajudam nessa limpeza interna, permitindo que a Luz ocupe o lugar da escuridão e, um bom exercício de silêncio e de solidão pode ser conseguido através da faxina ou dos cuidados com a casa. Ao fazer uma limpeza física da casa, acabamos por realizar também uma limpeza mental e espiritual, projetamos para fora tudo aquilo que ofusca nosso brilho e nossas energias positivas. 

Começar o ano com nossa casa interna e externa em ordem, contribui para mais harmonia e positividade em nossa vida!

E para essa limpeza e organização, seguem algumas sugestões e dicas para as boas energias terem espaço e entrarem em nossas vidas!

Pequenas atitudes fazem grande diferença:

1. Descarte ou doe coisas que não usa mais

Cosméticos, móveis, eletrônicos, roupas, mantimentos, livros, brinquedos, panelas e outros. O que estiver parado em seu lar, doe para quem precisa ou para uma cooperativa de recicláveis.

2. Faxina de Verão

Com a chegada do Verão, que tal aquela bela faxina, lavando o que precisa e não vê água faz tempo? Isto é uma boa forma de dar mais frescor ao lar (com a atenção de não desperdiçar esse bem precioso que é a água)!

3. Use uma agenda para se organizar

Quando estamos atolados de coisas para fazer, perdemos o foco e não sabemos por onde começar, por isso uma agenda é uma boa ferramenta de organização que pode ser utilizada para anotar prioridades, planejar metas e organizar tarefas cotidianas, o que ajudará nas mudanças que precisam ser realizadas no ano vindouro.

4. Começe o ano com as roupas lavadas

Quando a sujeira se acumula, acaba ano e vem ano e nossa vida não anda. Sujeira que carregamos em nós, em nosso mundo interno e a que deixamos acumular no ambiente no qual vivemos, atrapalham o fluxo da boa energia em nós. Um exemplo disso são roupas, lençóis, toalhas, cortinas, tapetes,objetos e louças por lavar. Que tal começar o ano com tudo limpinho e desentulhado? O mês de janeiro é ótimo para promover isso. 

5. Cuide de você

E para começar o ano com o corpo energizado, é necessário certos cuidados:

  • Alimentação saudável à base de vegetais
  • Cuidados naturais com a pele
  • Atividades físicas que promovam o bem-estar do corpo
  • E manter a hidratação do corpo em dia, bebendo pelo menos 2 litros de água diariamente
 

6. Desfaça do lixo interno e externo

Lixo acumulado em nossa mente e casa alimenta a entropia em nossa vida, por isso faça uma limpeza interna e externa se desfazendo do lixo dentro e fora de si.

7. Harmonize o ambiente

E para começar o ano mais inspirado, depois de organizar e limpar tudo, a sugestão é colocar um óleo essencial no rechô para o aroma se espalhar pela casa, ouvir uma boa música e relaxar com mente, corpo e espírito, em paz e harmonia!

Talvez te interesse ler também:

O PODER MÁGICO DA ARRUMAÇÃO: COMO TRANSFORMAR OS ESPAÇOS E A VIDA

ANO NOVO COM DINHEIRO NO BOLSO: DICAS PARA ECONOMIZAR NO DIA A DIA

 

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!